Quem tem ecommerce já sabe que o carrinho abandonado é inevitável. Mas existem maneiras de evitá-los e até revertê-los! Trabalhando com ecommerce há 12 anos já testei diversas estratégias e hoje eu te conto o que funciona, de fato.
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Segundo pesquisa Opinion Box, 82% das pessoas afirmaram que o custo do frete é o principal entrave para a finalização da compra.
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O que é carrinho abandonado
O carrinho abandonado acontece quando o cliente adiciona produtos em sua cesta e sai sem finalizar a compra. Ou seja, ele iniciou a compra mas não finalizou.
Qual a taxa de abandono de carrinho?
Segundo o estudo Ecommerce Radar, o índice de carrinhos abandonados no Brasil chega a 93,3%, sendo o menor nível encontrado em lojas que vendem pet shop, com 76,1% de taxa de abandono.
A nível mundial, esse número é de 69%, enquanto que na América Latina a média é de 75%, segundo a Moonsend.
Como medir o abandono de carrinhos
Essa taxa pode ser calculada aplicando a seguinte fórmula:
Taxa de abandono de carrinho = (quantidade de visitantes que não completaram o checkout / quantidade de pessoas que iniciaram o checkout) x 100
Se 1000 pessoas iniciaram o checkout mas só 370 concluíram, a taxa de abandono seria: 37%.
Calculando essa taxa você tem uma ideia do prejuízo causado, considerando que existe um enorme esforço de Marketing para levar o cliente para a loja.
Analisar essa taxa é só a ponta do iceberg. É importante avaliar os problemas que essa taxa escondem.
Ter um carrinho abandonado em sua loja pode indicar alguns problemas na estrutura do e-commerce. Veja abaixo os principais motivos.
+ Métricas para ecommerce: o que medir na sua loja?
Por que as pessoas abandonam o carrinho?
Conforme dito anteriormente, pesquisa da Opinion Box, realizada em 2023, revelou que o frete alto é o principal motivo para abandono do carrinho (82% das respostas). Em segundo lugar, o cliente encontrou o produto mais barato em outro lugar e ainda achou o prazo de entrega longo. Veja abaixo:
Principais motivos para o abandono de carrinho
- Frete caro
- Encontrou os produtos mais baratos em outro site
- Prazo de entrega longo
- Cupom de desconto que não funcionou
- Taxa inesperada
- Site não passa sensação de segurança
- Poucas opções de pagamento
- Passou a vontade de adquirir o produto
- Ter que criar cadastro
- Não ter a possibilidade de trocar ou devolver os produtos
- Site demora a carregar
- Etapa de pagamento muito longa, com muitos campos
- Não entender as informações da página
Frete alto é o principal entrave para a conclusão da compra. Por isso, ter estratégias assertivas de frete grátis é fundamental para o sucesso do ecommerce.
Outras desistem simplesmente porque só estavam curiosas ou estavam comprando por impulso.
O prazo de entrega também conta muito. Se sua loja demora a entregar, a chance do cliente ir para outra loja ou simplesmente comprar em alguma loja física é muito grande. Nesse caso, você pode oferecer a compra online com retirada em loja física (clique & colete).
Um ponto que me causa surpresa é o cliente desistir porque um cupom não funciona. Isso demonstra amadorismo na criação de cupons e divulgação deles.
Outro ponto sensível que a pesquisa mostra é a falta de informações ou informações confusas. Por exemplo: o cliente não precisa ir até o carrinho para descobrir o custo do frete – ele poderia fazer uma simulação na página do produto.
O checkout confuso também é grande motivo de desistência. Muitas vezes seu cliente estava com a bola no gol e desistiu.
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10 principais causas dos carrinhos abandonados no ecommerce
Frete com custo alto
O principal motivo apontado pela pesquisa é o custo do frete. Em um país de grandes proporções como o nosso e com graves problemas logísticos, esse é um dos maiores gargalos para o comércio virtual.
Oferecer frete grátis é uma das estratégias mais óbvias para contornar esse problema. Muitas vezes incorporar o custo do frete nos produtos é uma boa saída. Você pode ter frete grátis de maneira perene, com um ticket mais elevado, e fazer promoções ocasionais, com prazo para acabar, oferecendo frete grátis ou com custo mais baixo.
Ter mais de uma transportadora também é uma boa estratégia. Algumas ferramentas fazem essa integração e ajuda a otimizar seus custos com frete – e, consequentemente, reduz o custo para seu cliente.
Outro dado que a pesquisa traz é de que as pessoas colocam o produto no carrinho apenas para descobrir o custo do frete. Talvez essa seja a mais fácil de consertar – coloque um campo para cálculo de frete na página do produto.
Já vi lojas que não tinham o cálculo de frete nem na página do produto e nem no carrinho. O cliente era obrigado fazer o login e ir até a página de finalização para descobrir quanto pagaria pelo frete.
Claro que o custo do frete pode mudar se o cliente vai comprar diversos produtos mas já facilita muito – e evita frustrações.
Outra estratégia muito utilizada é mostrar para seu cliente quanto falta ele comprar para ganhar o frete. Às vezes o custo do frete é proporcionalmente menor do que o custo de adicionar mais um produto na compra.
Entrega demorada
Conforme a pesquisa acima, a demora na entrega é um dos principais fatores para a desistência da compra. O consumidor tem cada vez mais opções e não tem muita paciência para esperar.
Cadastrar mais de uma opção de entrega pode ser uma boa solução. Muitas lojas trabalham apenas com os Correios, mas em alguns casos as transportadoras oferecem entrega mais rápida e mais barata. Indico o Melhor Envio, que integra com diversas transportadoras e Correios sem precisar cadastrar uma a uma e nem fazer contrato.
+ Ecommerce de moda: passo a passo para começar
Necessidade da compra
O outro motivo é: repensei sobre a necessidade da compra. Muitas vezes a pessoa colocou o produto de maneira impulsiva no carrinho e acabou desistindo.
Aqui é importante trabalharmos alguns gatilhos mentais, como: escassez (“está acabando!”), urgência (“últimas horas do desconto” ou “ganhe desconto agora”) ou prova social (“X clientes satisfeitos”).
Oferecer descontos através de pop-up, antes que o cliente saia, é uma estratégia interessante. Gere senso de urgência.
Fazer remarketing também é de extrema importância, reforçando a importância do seu produto e seus diferenciais através de diferentes canais, como email, Facebook, Instagram e a Rede de Display do Google.
+ Inbound Commerce: dicas práticas para aplicar em sua loja virtual
Falta de confiança na loja
Transmitir segurança numa compra online é essencial, especialmente lidando com dados sensíveis como os de cartão de crédito.
Mostre para seu cliente selos de segurança, boas práticas no manejo de seus dados, depoimentos de clientes e outros selos, como Ebit e Reclame Aqui, atestando a qualidade da sua loja.
Muitos sites já têm os selos de segurança escondidos lá no rodapé. Mas que tal colocá-los em evidência no checkout?
Selo do certificado SSL e o selo de navegação segura do Google são bons exemplos para incluir no seu site e atestar a segurança do mesmo.
Prova social
Outra forma de passar segurança é ter avaliações da sua loja e de seus produtos. Algumas plataformas, como a Tray, oferecem esses recursos de forma nativa e gratuita, basta habilitar.
O Google Merchant Center possui também as Avaliações do Consumidor, que pede ao cliente para avaliar a compra após alguns dias da entrega. É necessário coletar cerca de 100 avaliações no período de 12 meses para que as avaliações apareçam no seu site.
Avaliação de produto com estrelas
Poucas formas de pagamento
Oferecer múltiplas formas de pagamento, como PIX, boleto, transferência bancária, cartão de crédito e de débito ajuda seu cliente a comprar. Dependendo do ticket do seu produto também é interessante oferecer o pagamento com dois cartões.
Outra questão é oferecer parcelamento sem juros – um hábito muito brasileiro. Avalie e compare as taxas dos principais intermediadores de pagamento e ofereça a maior quantidade de parcelas possível, sempre avaliando o valor mínimo por parcela.
Atendimento demorado
Se o seu cliente tiver dúvidas na hora de fechar a compra, é importante oferecer atendimento rápido. Você pode instalar uma ferramenta de chat (como o Jivochat) ou mesmo o botão de WhatsApp. Colocar um telefone para contato também pode ser útil para algumas pessoas.
Checkout confuso
Pela minha experiência esse é um dos maiores gargalos da maioria dos sites. Mesmo comprando frequentemente online, muitas vezes fico confuso com a finalização da compra.
Existem muitas estratégias para melhorar seu checkout, mas alguns são primordiais:
- Peça apenas os dados realmente importantes – formulário de cadastro enxuto;
- Checkout simplificado: se seu cliente já comprou de você, você não precisa exibir todas as informações. Basta ele colocar o email e já ter todas as informações preenchidas;
- Divida o checkout em etapas: nada pior do que ver uma página enorme, cheia de campos e passos a serem preenchidos. Divida por etapas e mostre que a conclusão da compra é fácil e rápida.
Oferecer o login social também pode ser útil, já que seu cliente não precisará preencher diversos dados no cadastro. Também evita que ela esqueça a senha, o que é bastante comum.
Na página também é importante ter formas de entrar em contato com a sua loja, seja por chat, WhatsApp ou telefone. Oferecer mais de uma forma facilita a vida do seu cliente.
+ Meu ecommerce não vende, e agora? Confira estratégias
Checkout sem cadastro (convidado)
O checkout sem cadastro agiliza e muito o processo de finalização de compra. Seu cliente não precisa criar uma senha e só são pedidos os dados realmente necessários para efetuar a compra.
Em algumas plataformas, os dados do cliente já ficam salvos e são resgatados ao colocar o email ou CPF. Dados de entrega e pagamento já são preenchidos automaticamente e o cliente só precisa conferir e finalizar.
Muitos campos para cadastro
Pedir muitos dados na hora do cadastro afugenta o cliente. Peça somente o estritamente necessário, como: nome, email, CPF, telefone e endereço. Os demais dados podem ser preenchidos posteriormente pelo cliente.
O login social (com Google e/ou Facebook) também pode ajudar, já que evita que a pessoa tenha que criar uma conta, pulando algumas etapas.
+ Muitos carrinhos abandonados? Conheça minha consultoria para ecommerce
Como recuperar carrinhos abandonados?
Certamente não existe uma receita mágica que vai fazer cair drasticamente os carrinhos abandonados. Você deve aplicar um conjunto de estratégias para ver resultados.
O mais importante é identificar o principal gargalo que impede seu cliente de concluir a compra e trabalhar em cima disso.
Ofereça desconto por email
A mesma pesquisa da Opinion Box mostrou que 39% dos consumidores consideram “muito provável” concluir a compra ao receber um cupom de desconto por email.
Inclusive, essa é a minha principal
Ofereça frete rápido e barato
Não tem jeito, o cliente espera que a loja ofereça frete rápido e, melhor ainda, grátis. Ter uma estratégia de frete grátis é fundamental para que sua loja venda.
No entanto, é importante pensar no quanto isso impacta sua margem. Em geral, 10% do faturamento de um ecommerce vai para custos de logística (incluindo aqui trocas e devoluções).
Minha estratégia favorita de frete grátis consiste em dar para valores mais baixos para pessoas que compram na região onde você tem estoque.
Exemplo: se seu estoque está em Belo Horizonte, Minas Gerais, então você consegue oferecer um frete mais barato e até gratuito para quem compra nessa região.
A partir disso, você pode calcular quanto custa o frete para outras regiões e colocar um ticket para cada uma (por exemplo: Sul e Sudeste, Norte e por aí vai).
Muitos lojistas pensam em frete grátis a nível nacional, mas como o Brasil é muito grande os custos são bastante discrepantes entre uma região e outra.
Se não for possível oferecer frete grátis, você pode criar uma estratégia de frete fixo. Nesse caso, você arca com parte do valor e o cliente, com outra. Se o custo do frete é de R$ 20, então você pode cobrar R$ 10.
Crie pop-ups
Pop-ups funcionam – e muito! Você pode criar um pop-up de saída, que aparece somente quando a pessoa está prestes a deixar a loja.
Nesse pop-up, é interessante oferecer algum desconto ou benefício exclusivos. Por exemplo:
“Conclua sua compra agora e ganhe 10% de desconto”
E aparece um reloginho indicando que o desconto está acabando.
Existem algumas ferramentas que fazem isso, mas minha favorita é a Optimonk.
Você pode criar pop-ups específicos para determinadas páginas, como o carrinho.
Muitas vezes a pessoa deixou de concluir a compra por alguma dúvida, então vale a pena abordar as principais vantagens da sua loja.
Mostre depoimentos de clientes
A segurança ao comprar online é fator primordial para que o cliente finalize sua compra. Por isso, mostrar depoimentos de outros clientes pode ajudar na conversão – e, consequentemente, reduzir os carrinhos abandonados.
Você pode incentivar seu cliente a deixar seu depoimento após a compra dando um cupom de desconto ou brinde. Inclusive, recomendo incluir um flyer na caixinha do pedido com um QR code incentivando que ele faça sua avaliação.
Mostre quem você é
Uma boa página de quem somos é fundamental para lojas iniciantes. Se o cliente não te conhece e não conhece seus diferenciais, dificilmente ele vai comprar de você.
Melhore a usabilidade do seu site
Sites muito carregados, com informações confusas ou escondidas certamente terão um grande impacto no número de carrinhos abandonados.
Por isso, é importante entender princípios básicos de usabilidade e como aplicá-las na sua loja. Na minha consultoria de ecommerce, eu analiso mais de 100 pontos que podem impactar na conversão da sua loja e que muitas vezes você não vê.
Você pode conduzir entrevistas com quem já comprou na sua loja para descobrir possíveis gargalos e também conversar com quem se cadastrou mas não comprou. Se possível, ofereça algum benefício para que a pessoa esteja disposta a falar com você.
Você também pode coletar depoimentos após a compra, solicitando via email ou WhatsApp.
Tenha uma política clara – e visível – de trocas e devoluções
Ter uma página informando sobre a política da loja para trocas e devoluções não só é importante, como obrigatória, de acordo com a lei do ecommerce.
Sua loja deve oferecer a devolução do produto sem custo, com a devolução integral do valor pago pelo cliente, em até 7 dias após o recebimento da mercadoria. A única exceção é se seu produto for personalizado.
Oferecer troca grátis também é uma maneira de reter seu cliente – embora não seja obrigatório.
Tenha uma estratégia de recuperação por email
Uma das melhores formas de recuperar carrinho é através do email. Ferramentas como a Cartstack conseguem identificar o email da pessoa mesmo que ela não tenha se cadastrado.
É possível criar uma sequência de emails que serão enviados em uma periodicidade pré-determinada. Nesses emails, você pode abordar as principais dúvidas que os clientes têm ao comprar online, como troca e devolução e segurança na compra.
Mais abaixo coloquei algumas dicas sobre como escrever esses emails.
Crie senso de urgência
Um dos pontos notados pela pesquisa é que as pessoas acabam repensando a compra antes de finalizá-la. Por isso, criar senso de urgência ajuda.
Você pode fazer isso, por exemplo, colocando um timer no carrinho, avisando que o preço e o estoque são por tempo limitado.
Ofereça cashback nas próximas compras
Oferecer cashback já se tornou uma prática comum no ecommerce. Porém, muitas lojas oferecem o cashback em forma de dinheiro. Sua loja pode oferecê-lo dando um crédito para que o cliente gaste na próxima compra.
Dessa forma, você garante a conversão e ainda a recompra.
Faça remarketing
Utilizar o remarketing através de campanhas pagas é outra forma bastante efetiva e altamente recomendada para recuperar carrinhos. As duas principais mídias são: Google e Facebook.
Remarketing no Google Ads: como fazer
O Google é, provavelmente, a melhor mídia para seu e-commerce, pois você consegue atingir pessoas que estão efetivamente buscando pelo seu produto através da Rede de Pesquisa (o que inclui sites parceiros do Google), além do Google Shopping.
Para remarketing você pode utilizar a Rede de Display. Antes de mais nada, é importante que você tenha o Google Merchant Center configurado corretamente. Através dele, o Google exibirá os produtos visualizados pelos seus visitantes na Rede de Display.
Depois, ter uma conta no Google Ads (claro!). Faça a integração da sua Merchant Center com sua conta do Ads, clicando na roda dentada e depois em Contas vinculadas. Você verá a seguinte tela:
É importante também ter a tag de remarketing instalada no seu site. Essa tag pode ser instalada de diferentes maneiras. A que eu considero mais fácil é através do Google Tag Manager. Ao criar sua conta, você poderá vincular o Google Analytics e o Google Ads sem precisar instalar diversos códigos.
Após a instalação do script do Tag Manager no seu e-commerce, basta criar a tag de remarketing conforme abaixo:
Passo 1
No Tag Manager, clique em Tags e depois Nova. Você verá a seguinte tela:
Passo 2
Volte no Google Ads, clique em Ferramentas e Configurações > Biblioteca compartilhada > Gerenciador de públicos-alvo > Origens de público-alvo > Tag do Google Ads > Detalhes > role a página até o final e clique em “Usar o gerenciador de tags do Google”. Você deve copiar esse número (veja o print da tela abaixo):
Cole o número no campo Código de conversão no Tag Manager. Você também pode vincular do Google Ads ao remarketing (por exemplo: uma conversão de compra). Para isso, você deve ir até o Google Ads > Ferramentas e configurações > Medição > Conversões e copiar o ID da conversão.
Passo 3
Depois de inserir o ID de conversão, você deve selecionar o acionador da tag, que nesse caso é “all pages”.
Feito isso, publique as alterações no Tag Manager e você poderá criar sua campanha de remarketing com a lista de produtos da sua loja.
Remarketing no Facebook/Instagram Ads
O processo no Facebook é semelhante ao do Google – lembrando que, para anunciar no Instagram, você usa a plataforma de anúncios do Facebook. Aqui, vou considerar que sua empresa já possui fanpage, perfil no Instagram e conta de anúncios.
Passo 1: instale o Pixel
Primeiro você precisa criar e instalar o Pixel do Facebook no seu site – semelhante ao Google Analytics. Aqui você encontra um tutorial de como instalá-la. Se você tiver o Tag Manager instalado, o processo é ainda mais fácil!
Passo 2: crie seu catálogo de produtos
Com esse catálogo, você poderá exibir os produtos que as pessoas visualizaram em seu site. Para criar o catálogo, é preciso ter um XML de produtos. Depois, é preciso criar o catálogo no Facebook.
Passo 3: crie sua campanha de anúncios
Para criar os anúncios dinâmicos, que exibem seus produtos, você também precisará de uma conta no Gerenciador de negócios. Ela é bem simples de ser feita e após a criação você só precisa adicionar todos esses ativos que mencionei acima: fanpage, perfil do Instagram, conta de anúncios, Pixel e Catálogo. Ufa!
O Facebook possui um tutorial detalhado sobre como criar essa campanha, então não vou explorar esse tema no momento. Se você tiver dúvidas na criação, deixe aqui nos comentários!
+ Sacolinha do Instagram: como configurar na sua plataforma
Ferramentas para recuperar carrinhos abandonados
Além das estratégias de remarketing por mídia paga, existem muitas ferramentas que você pode usar em seu ecommerce, dependendo da plataforma e da sua estratégia. Vou mostrar as ferramentas mais comuns utilizadas no mercado atualmente.
Segundo pesquisa Moosend, mais de 40% dos emails de carrinho abandonado são abertos, chegando a 45%, e mais da metade são clicados.
Use a função nativa da sua plataforma
A maioria das plataformas já oferecem a função de recuperação de carrinhos por email da maneira nativa. O grande porém é que essa recuperação fica restrita aos clientes que deixaram o email.
Para contornar esse problema, indico a ferramenta PowerCart, que recupera até 15% dos carrinhos abandonados, mesmo se o cliente não digitar seu email. Mencione que viu a ferramenta no blog da burnell e ganhe desconto especial na contratação.
Uma das estratégias mais utilizadas para recuperar o carrinho é oferecer desconto na compra. Você pode criar um cupom de desconto que só poderá ser usado uma única vez – dessa forma, evita o uso abusivo e um consequente prejuízo.
Para quem utiliza o Woocommerce, sugiro o plugin WooCommerce Cart Abandonment Recovery, que é 100% gratuito e muito fácil de configurar. Ele gera automaticamente os cupons de desconto para cada email enviado.
Carrinho abandonado Tray
A função de carrinho abandonado da Tray já vem habilitada por padrão. Você pode editar o email que é enviado para quem abandonou.
Para isso, vá até Configurações > E-mails. Depois escolha “Carrinho em aberto” e clique no lápis. Você pode editar o conteúdo e ver como o email ficou. Uma dica aqui é colocar um cupom de desconto.
Carrinho abandonado Nuvemshop
Para configurar a recuperação de carrinho na Nuvemshop, acesso seu painel administrador e vá até Vendas > Carrinhos abandonados e clique em Configurar envio.
Você pode escolher entre o envio automático ou manual. Recomendo utilizar o envio automático.
Depois de configurado, você pode editar o email que a pessoa recebe após o cadastro. Para isso, vá até Configurações > Emails.
Na tela a seguir você pode editar o conteúdo deste email.
Carrinho abandonado Loja Integrada
Para configurar a ferramenta nativa da Loja Integrada, vá até seu painel administrativo, clique em Marketing > Carrinho abandonado. Clique em Configurações.
Lembrando que o plano gratuito não contempla essa ferramenta.
- Escolha o envio de emails automatizado
- Intervalo de notificação: escolha o horário. Pode deixar entre 8:00 e 22:00
- Quando enviar o email: 1h após, 24h após e 2 dias após.
Carrinho abandonado Wbuy
Para configurar, clique do lado esquerdo do painel em Pedidos > Carrinhos abandonados.
Clique em Sequência de envio e seguinte tela se abrirá:
Você pode criar a mensagem que será enviada usando as variáveis apresentadas. Além disso, é possível criar mais de um email, que será enviado um após o outro.
Carrinho abandonado Shopify
Para ativar a recuperação de carrinho, acesse Marketing > Automações, do lado esquerdo do painel. Depois, clique em ver Modelos e escolha Carrinho abandonado. Você pode editar a mensagem que será enviada. Clique em ativar automação e pronto!
Dica: ative outras automações, como de boas-vindas.
Para checar os carrinhos abandonados, clique em Pedidos > Checkouts abandonados.
Email Marketing e Automação de Marketing
RD Station: ferramenta brasileira líder em automação de marketing. A grande vantagem dela é o número bastante grande de integrações tanto com plataformas de e-commerce quanto com outras ferramentas (como de SMS).
Além da automação de marketing, possui ferramentas de SEO, redes sociais, criação de anúncios no Facebook, landing pages, pop-ups, lead scoring (para você pontuar seus melhores clientes) e relatórios avançados. É uma ferramenta bem completa.
Perfit: a Perfit é uma ferramenta de automação completa com o melhor custo/benefício dessa lista. É possível integrar com plataformas como: Nuvemshop, Vtex, Tray, Shopify e muitas outras.
Dá pra criar automações de recuperação de carrinho, de aniversário, cross-selling e up-selling e muito mais. O melhor é que existem templates para criar tudo isso. Além disso, existe a opção de usar as funcionalidades básicas totalmente grátis.
Use o link e o cupom BURNELL10 para ganhar 10% de desconto
Enviou: permite criar uma régua para recuperação de carrinhos e boletos. Integra com: Nuvemshop, Tray, VTEX, Wbuy, VNDA e outras.
Use o cupom BURNELL30 para ganhar 30% de desconto
ActiveCampaign: ferramenta de automação de marketing e email marketing. Algumas das funcionalidades: recuperação de carrinho abandonado e automações para: clientes que mais compraram, clientes que não compram há algum tempo ou clientes que compram itens específicos, entre outras funções. É uma ferramenta bem completa com preços bastante competitivos. Você pode testar gratuitamente.
E-goi: ferramenta completa, incluindo criação de landing pages, pop-ups, e anúncios no Google e Facebook e, claro, automação de marketing. Também possui a função de SMS e webpush. Possui alguns modelos já prontos de automação, como por exemplo recuperação de carrinho.
Dinamize: poderosa ferramenta de automação de marketing. Com ela, você sabe exatamente qual página o usuário visitou e pode disparar emails de acordo com a página em que ele esteve, além de recomendar produtos de acordo com sua navegação. Entre as ferramentas dessa lista, essa é a que eu recomendo.
Linx Impulse: uma das maiores, senão a maior, plataforma para recuperação de carrinhos. Tem funções semelhantes ao Cartstack, desde pop-ups até email.
Venda Válida: essa ferramenta paga permite recuperar o carrinho enviando um SMS para seu visitante. Pode parecer estranho, mas o SMS possui uma taxa de abertura de até 98%, muito superior ao email marketing. Além disso, é possível recuperar boletos não pago, por email, SMS e ligação automatizada.
Seja qual for a ferramenta, é importante que sua loja tenha algum mecanismo para recuperar carrinhos. É um método barato e com bons resultados.
Snapbot: o Snapbot tem uma proposta bem simples: recuperar carrinhos através do WhatsApp. A ferramenta promete recuperação de até 35% de carinhos.
Integra com as principais plataformas, como Tray, Loja Integrada, Vtex, Linx e Shopify.
Wati: o Wati serve para automatizar a comunicação pelo WhatsApp. É possível enviar notificações e recuperar carrinhos, tudo de forma oficial – ou seja, sua conta não corre o risco de ser banida pela Meta.
Atualmente ela integra com Shopify e Woocommerce.
Pop-ups e web push
SmartHint: possui diversas funcionalidades mas a principal para a recuperação de carrinhos são os pop-ups inteligentes.
Sendpulse: é uma ferramenta para envio de notificações web push. Com ela, você pode enviar uma notificação no navegador da pessoa (seja desktop ou mobile) para que ela retorne ao site e finalize a compra (dando um desconto, por exemplo).
Chat
JivoChat: uma boa ferramenta de comunicação em tempo real com o seu cliente pode evitar que ele saia do site sem comprar. A vantagem do chat em relação ao WhatsApp, por exemplo, é que você pode capturar o email da pessoa e iniciar uma comunicação com ela posteriormente, mesmo que ela saia do chat antes de ser atendida.
Além disso, o Jivochat permite abrir a janela do chat automaticamente, de acordo com um tempo definido por você.
Mídia paga
Outra forma bastante eficiente para recuperar carrinhos é investimento em mídia paga.
Google Ads
O Google permite criar campanhas específicas de remarketing focadas em recuperação de carrinho. Para isso, é preciso ter as tags do Google Ads e Google Analytics instaladas no seu ecommerce, de acordo com as orientações da sua plataforma.
O custo dessas campanhas costuma ser mais baixo do que outras já que o público conhece sua loja.
+ Google Merchant Center: como configurar
Facebook Ads
Da mesma forma que o Google, o Facebook também permite criar campanhas focadas em quem abandonou o carrinho. Inclusive, já existe um público pronto para isso, bastando criar a campanha.
Você pode mostrar os produtos já visualizados ou criar uma campanha com um cupom de desconto, por exemplo.
Emails de carrinho abandonado: como criá-los
Agora que você escolheu uma ferramenta, pode ter ficado a dúvida: o que colocar nesses emails?
- Crie senso de urgência: por que seu visitante deve comprar agora e não deixar para depois? Você pode criar senso de urgência mostrando que o estoque está acabando ou dar algum benefício (como desconto ou frete grátis) somente pelos próximos 30 minutos, por exemplo.
- A primeira coisa, obviamente, é mostrar os produtos que foram deixados no carrinho. Você também pode criar uma mensagem de urgência, como: “seus produtos favoritos estão acabando”. Você até pode colocar um contador regressivo para dar mais senso de urgência.
- É importante que esses emails tenham mais texto do que imagem, já que muitas imagens podem indicar para o servidores que se trata de um spam.
- Crie entre 2 a 3 emails de recuperação, com um tempo entre o envio de cada um deles. Minha sugestão é: o primeiro email enviado após 30 minutos, o segundo após 12-24h e o último entre 24-36h. Lembre-se que, quanto mais o tempo passar, menor o interesse do visitante em finalizar a compra.
- Dê desconto ou alguma outra vantagem somente no último email. Dessa forma, você não “queima a largada”.
Exemplos de email para carrinho abandonado
O primeiro email é da Época Cosméticos e traz diversos elementos importantes para um email de carrinho abandonado, como:
- Destaca o frete grátis
- Mostra os produtos já visitados
- Tem um botão de call-to-action
- Mostra as principais categorias da loja
- Tem links para atendimento
O que poderia melhor? Oferecer um cupom de desconto por tempo limitado. Além disso, trazer senso de urgência, como por exemplo uma mensagem de estoque limitado.
Outros exemplos de email para você se inspirar: