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Comparativo plataformas de ecommerce: qual escolher em 2024?

Quais as melhores plataformas de ecommerce do Brasil? Fiz o maior comparativo da Internet. Confira!

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comparativo plataformas ecommerce
cta-blog-implementacao-ecommerce-desconto

Escolher uma plataforma de ecommerce pode ser desafiador, com tantas disponíveis no mercado. Essa é uma das principais dúvidas de nossos clientes ao criarem suas lojas.

A escolha correta da plataforma é essencial, já que uma futura migração acarreta em investimento de tempo e dinheiro. É necessário levar em consideração se a empresa já possui ERP ou outros sistemas que devem ser integrados ao e-commerce. Para muitas empresas, trocar o ERP pode ser uma grande dor de cabeça (acredite, eu já vi isso acontecer).

Também é necessário levar em consideração qual o cenário projetado para a loja no médio e longo prazo. Será que a plataforma escolhida possibilita escalar o negócio? Que funcionalidades essa plataforma deve oferecer para atender plenamente sua loja?

+ Implementação de ecommerce: implemento sua loja em 15 dias

Muitas vezes, a escolha da plataforma leva em consideração apenas o preço da assinatura, esquecendo de outros fatores relevantes. Por isso, oferecemos o serviço de criação e consultoria de ecommerce, que vai ajudar sua empresa a definir o escopo do projeto e orientar na implementação da loja.

O que é uma plataforma de ecommerce?

A plataforma de ecommerce é um sistema que permite que lojistas vendam seus produtos online diretamente para os consumidores. Você pode criar sua loja do jeito que quiser e fazer toda a gestão através do painel administrativo. Através dela, você pode adicionar seus produtos, configurar as formas de pagamento e frete, personalizar o layout, acompanhar as vendas, criar promoções e muito mais.

Muitas pessoas ficam na dúvida entre loja virtual e marketplace, então vou esclarecer. O marketplace atua como um shopping online, onde o lojista cadastra seus produtos e vende através do marketplace. O marketplace recebe o pedido, processa o pagamento e avisa ao lojista que ele deverá fazer o envio. Um exemplo muito popular de marketplace é o Mercado Livre.

Tendo sua loja própria, você não depende de terceiros para vender seus produtos, pagando altas taxas. Por outro lado, é necessário construir sua audiência e fazer a manutenção da loja.

Quais os tipos de plataformas de ecommerce?

Existem diversos tipos de plataformas. Entender os diferentes tipos existentes pode ajudar a entender qual será o melhor para seu negócio no momento. Lembrando que essa escolha pode acarretar prejuízos lá na frete, se não for bem-feita.

tipos-plataformas-ecommerce
Fonte: E-commerce Brasil

Os principais tipos de plataformas de ecommerce são:

  • Plataformas open source, que não cobram mensalidade e disponibilizam seu código para programadores (Woocommerce);
  • Plataformas Saas, que cobram mensalidade e possuem código-fonte fechado (Tray, Nuvemshop, Vtex); e
  • Plataformas licenciadas, em que se paga um licença para utilizar (como SAP e Oracle).

+ Ecommerce de moda: dicas práticas para começar ou otimizar suas estratégias

Resumo das melhores plataformas de ecommerce do Brasil

Veja abaixo um resumo das melhores plataformas de ecommerce e seus pontos positivos e negativos. Mais abaixo, você pode conferir detalhadamente cada plataforma.

cta blog implementacao ecommerce

Nuvemshop logo
➡️ COMECE SUA LOJA GRÁTIS
30 dias grátis + 25% OFF na 1ª mensalidade (usando o link)
✅Dashboard fácil e intuitivo
✅Mais de 50 layouts totalmente gratuitos
✅Integração para dropshipping
✅Produtos e visitas ilimitados
✅Plano grátis (mas limitado)
✅Plano acessível a partir de R$ 50/mês no plano anual, para pagamento à vista
✅Melhor custo/benefício do mercado
❌Não integra com marketplaces – necessário contratar um ERP, como o Bling
❌É necessário contratar apps à parte para algumas funcionalidades extras
shopify
➡️ COMECE SUA LOJA GRÁTIS
✅Dashboard fácil e intuitivo
✅Produtos e visitas ilimitados
✅ Integração com dropshipping
✅ Customização avançada de layout
❌ Não possui versão grátis
❌ Pagamento em dólar
❌ Plano anual deve ser pago à vista
❌ É necessário contratar apps à parte para algumas funcionalidades extras (como dropshipping)
❌ Não possui integração nativa com marketplaces (necessário contratar app à parte)
tray
➡️ COMECE SUA LOJA COM DESCONTO
Use o cupom BURNELL50 para ganhar 50% OFF nos 3 primeiros meses (a partir do plano 2)
✅Plataforma mais completa do Brasil (na faixa de preço de assinatura)
✅Integração completa com todos os principais marketplaces
✅Integração para dropshipping
✅Criação avançada de promoções
✅Emissor de NF gratuito
✅Possui blog integrado
✅Suporte rápido
✅Não cobra tarifa extra em diferentes meios de pagamento
✅Plano acessível a partir de R$ 52/mês no plano anual, parcelado em 6x
❌Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano
❌Não oferece período de teste grátis
❌Não tem plano gratuito
❌Dashboard confuso
❌Contratação obrigatória do SSL com pagamento à parte
wbuy
➡️ COMECE SUA LOJA GRÁTIS
Ganhe 30 dias grátis usando o link e o cupom WBUYONE
✅Dashboard intuitivo
✅Integração completa com Shopee e Mercado Livre
✅Criação avançada de promoções
✅Avaliação de produtos
✅Sistema de afiliados e vendedores
✅Conjuntos e combos de produtos
✅Oferece até 30 dias grátis de teste
✅ Comprar sem senha
✅ App da loja
✅ Não cobra tarifa extra de acordo com o meio de pagamento
❌Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano
❌Não oferece desconto no plano anual
❌Não tem plano gratuito

+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo

Comparativo completo das plataformas de ecommerce para 2023

Confira abaixo o comparativo detalhado que fiz entre as melhores plataformas de ecommerce no mercado brasileiro.

Escolha a plataforma:

Loja Integrada

Escolhida por milhares de lojistas brasileiros, a Loja Integrada passou por uma grande reformulação recentemente, simplificando a configuração e operação. Sua grande vantagem é possuir um plano totalmente gratuito.

shopify
comparativo-plataformas-ecommerce-loja-integrada
Planosa partir de R$ 43/mês (plano anual)
Principais recursosplano grátis (com limitações); dropshipping (necessário contratar à parte); personalização da loja é fácil; pedido manual; preço sob consulta; lista de desejos; compre junto
PagamentosPagali, Pagar.me, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e PagHiper
FreteMelhor Envio, Enviali, Correios, Frenet, Manda Bem e Kangu
Marketingalerta de frete grátis; brinde; carrinho abandonado e compre junto; frete grátis (por região, produto ou categoria); descontos: percentual ou valor fixo (possibilidade de limitar para produtos ou categorias específicas ou por tipo de cliente)
IntegraçõesRD Station, E-goi, Cartstack, Performa.ai, Enviou, Webpeak, Emanda e algumas outras
ERPsBling, Tiny, Sensio e Tagplus
Marketplacesintegra nativamente com os principais do mercado sem custo adicional

Planos da Loja Integrada

GratuitoCrescimentoAceleraçãoEscalaExpansão
R$ 0R$ 54R$ 99R$ 159R$ 239
até 5.000 visitas/ mêsaté 25.000 visitas/ mêsaté 20.000 visitas/ mêsaté 100.000 visitas/mêsaté 300.000 visitas/ mês
até 50 produtos ativosaté 250 produtos ativosaté 500 produtos ativosaté 750 produtos ativosprodutos ilimitados
compre juntoprioridade no atendimento
carrinho abandonado com disparos ilimitados
alteração em massa no painel

As funcionalidades de um plano são cumulativas para os planos superiores. Oferece 20% de desconto nos planos anuais, parcelado em 6x sem juros.

Quais as vantagens da Loja Integrada?

  • Oferece plano grátis, com limitações;
  • Pode ser uma boa opção para quem está começando e não deseja investir muito;
  • Oferece integração nativa com os principais marketplaces sem custo adicional;
  • Templates gratuitos e possibilidade de personalização fácil;
  • Criação avançadas de promoções, inclusive com brindes;
  • Oferece suporte por WhatsApp desde o plano mais barato.

Quais as desvantagens da Loja Integrada?

  • Algumas funcionalidades importantes, como compre junto e carrinho abandonado, só estão disponíveis nos planos mais caros;
  • Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano.
banner loja integrada

+ Tray ou Loja Integrada: comparativo completo

banner bling

Nuvemshop

A Nuvemshop é a plataforma líder na America Latina, com mais de 100 mil lojistas. É a plataforma que indicamos para a maioria de nossos clientes. É estável e oferece suporte rápido e amigável.

comparativo-plataformas-ecommerce-nuvemshop
Planosa partir de R$ 49/mês
Principais recursosplano grátis (com limitações); layouts gratuitos; integração com mais de 150 aplicativos
PagamentosNuvem Pay, Pagseguro, PicPay, Pagaleve, Appmax, BoletoFlex, Pagar.me, PayPal, PagHiper, Parcelex iPag, Asaas, Cielo e Getnet
FreteMelhor Envio, Frenet, Total Express, Manda Bem, Asap, Jadlog, Mandaê, Correios, Intelipost, Clique Retire, AllPost
Marketingdescontos: 3×2, 2×1 e por quantidade; cupons: porcentagem, valor fixo e frete grátis (permite limitar a quantidade de cupons utilizados mas não permite limitar por CPF); frete grátis (apenas por região e/ou categoria de produtos).
IntegraçõesRD Station, Perfit, E-goi, Cartstack, Performa.ai, SmartHint, Popconvert, ActiveCampaign, Mailbiz, Emanda e outras
ERPsBling, Tiny, Omie, Vhsys, Eccosys, Sensio, Master, Dotbetter e Phibo
Marketplacesnecessário contratar integrador, como o Bling

Planos da Nuvemshop

GratuitoImpulsoInfluênciaEscala
grátisR$ 59/mêsR$ 139/mêsR$ 249/mês
auto-atendimento; não é possível trocar o domínioSuporte por e-mail e chatSuporte por e-mail, chat e WhatsAppSuporte por e-mail, chat, WhatsApp e telefone
Acesso ao código-fonte; ações em massaRelatórios ilimitados; controle de restrição de usuários

Todos os planos da Nuvemshop incluem visitas e produtos ilimitados. Além disso, oferece 15% de desconto nos planos anuais e 5% nos trimestrais.

A principal diferença entre um plano e outro é a possibilidade de suporte por WhatsApp e ações em massa nos pedidos e produtos (por exemplo, editar diversos produtos de uma vez). Não indico o plano Escala que praticamente não difere do Influência.

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Prós da Nuvemshop

  • Suporte rápido disponível por e-mail, chamado e WhatsApp (a partir do plano intermediário);
  • Não limita a quantidade de produtos ou visitas, possibilitando escalar a operação;
  • Diversos layouts gratuitos de fácil configuração;
  • Dashboard intituitivo e de fácil operação.

+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo

Contras da Nuvemshop

  • Poucas opções de criação de promoção de modo nativo (é necessário contratar apps);
  • Suporte tem demorado a responder as dúvidas;
  • Para integração com marketplace é necessário contratar um ERP, como o Bling;
  • Cobra até 2% por venda de acordo com o meio de pagamento escolhido;
  • Algumas integrações com ferramentas externas são pagas à parte.
comparativo tray nuvemshop

Tray

A Tray é uma das principais plataformas do mercado, que se destaca principalmente por sua integração nativa com os principais marketplaces existentes atualmente.

+ Marketplaces de moda: onde vender roupa online?

O plano mais barato custa R$ 49, mas limita a quantidade de produtos a cem. É possível criar uma tabela de preços específica para B2B.

comparativo-plataformas-ecommerce-tray
Planosa partir de R$ 49/mês
Principais recursoscompre junto, kits de produtos, integração com marketplaces e dropshipping,
PagamentosVindi, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal, Rede, Cielo e Getnet
FreteMelhor Envio, Frete Fácil, Meu Rastreio, Correios, Jadlog, Freterápido, Frenet, Intelipost, Sequoia, Kangu e muitos outros
Marketingdescontos e cupons: progressivo, por categoria, marca ou lista de produtos, por características de clientes, de primeira compra, por quantidade, compre mais, pague menos; brindes; promoções em lote; agendamento de banners; avaliações de produtos e da loja; carrinho abandonado; diversas regras para frete grátis; ferramenta de email marketing nativa e gratuita; parceiros e afiliados; notícias da loja (blog); avise-me quando chegar; alerta de frete grátis; e muitos outros recursos
IntegraçõesRD Station, Perfit, E-goi, Cartstack, Performa.ai, SmartHint, Popconvert, ActiveCampaign, Mailchimp, Mailbiz, Emanda e outras
ERPsBling, Tiny, Conta Azul, Onclick, Vhsys, Sage, e-Millenium, SAP, Alternativa e muitos outros
MarketplacesAmazon, Shopee, Mercado Livre, Magalu, Americanas, Casasbahia, Ponto, Shoptime, Submarino, Dafiti, Extra, Renner, Camicado, Kanui, Netshoes, GPA, Kabum, Zattini, Leroy Merlin, MadeiraMadeira, Tricae, Mobly, Webcontinental, Obra Show, Imoto Peças, Balaroti, Coopera, Compre sua peça, Casa & Vídeo, Keep Running e MF Rural

Planos da Tray

Todos os planos da Tray oferecem os mesmos recursos, com as exceções abaixo:

Plano 1Plano 2Plano 3Plano 4
R$ 59/mêsR$ 99/mêsR$ 249/mêsR$ 399/mês
Até 100 produtos e 10 mil visitasAté 500 produtos e 25 mil visitasAté 1.000 produtos e 50 mil visitasAté 5.000 produtos e 100 mil visitas
Suporte por emailSuporte por email e chatSuporte por email e chatSuporte por email, chat e telefone
Acesso ao código-fonte
Dropshipping Aliexpress
Inclusão de pedido manual
Relatórios avançados

A Tray oferece até 20% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).

Prós da Tray

  • Integração nativa com praticamente todos os marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti, Netshoes e outros);
  • Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
  • Integra com diversos ERPs;
  • Possibilidade de vender B2B;
  • Muitas opções de layouts com preço acessível;
  • Características adicionais de produtos e clientes;
  • Automação em regras de pedidos;
  • Blog integrado (notícias);
  • Programação de banners;
  • Não cobra tarifa extra em diferentes meios de pagamento;
  • Emissão de NF grátis
  • Ferramenta de e-mail marketing grátis;
  • Ferramenta nativa de avaliação de produtos, sem custo extra;
  • App para Android e iOS.

Contras da Tray

  • Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano;
  • Poucas opções de intermediador de pagamento com checkout transparente;
  • Não oferece período de teste grátis;
  • Cobra R$ 99/ano pelo certificado SSL.

Use o cupom para ganhar 50% OFF nas 3 primeiras mensalidades nos planos mensais: BURNELL50

banner tray novo

WBUY

A WBUY é uma das melhores plataformas dessa lista. Possui muitas funções nativas, sem a necessidade de contratar ferramentas à parte.

O ponto negativo é que não integra nativamente com marketplaces (apenas Mercado Livre e Shopee). Para integrar, é necessário contratar o Plugga ou algum ERP, como o Tiny.

comparativo-plataformas-ecommerce-wbuy
Planosa partir de R$ 49
Principais recursosopção de venda por atacado, integração nativa com Mercado Livre e Shopee
PagamentosYAPAY, Mercado Pago, Pagseguro, Pagar.me

Planos da WBUY

StarterAdvancedProfessionalEnterprise
R$ 59R$ 99R$ 209R$ 309
100 produtos300 produtos1 mil produtos3 mil produtos
Diversas integrações de pagamento, entrega e marketingIntegração com Rede, Cielo e GetnetUsuários ilimitados; clube de assinaturas; avaliação com fotosprodutos personalizados

As funcionalidades de um plano são válidas para os planos superiores.

Prós da WBUY

  • Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
  • Integração com diversas ferramentas de gestão de frete;
  • Oferece opção de venda por atacado;
  • Possui blog integrado.

Contras da WBUY

  • Não possui tantas integrações com ferramentas externas;
  • Integra apenas com Mercado Livre e Shopee.

Ganhe 1 mês grátis usando o cupom WBUYONE

+ Ecommerce de moda: passo a passo para começar

Shopify

A Shopify é a principal plataforma dos Estados Unidos, que tem ganhado rápida penetração no Brasil. Porém, a assinatura é cobrada em dólar, o que reduz seu custo-benefício. Além disso, possui pouquíssimas integrações com ferramentas brasileiras, como ERPs e transportadoras.

comparativo-plataformas-ecommerce-shopify

Planosa partir de US$ 14/mês no plano anual + até 2% de taxa
Principais recursosé possível internacionalizar a loja; ferramenta de automação integrada
PagamentosEBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil
FreteFrenet, Kangu, Melhor Envio.
Marketingcupom de desconto (percentual ou fixo) para categorias ou produtos específicos (não permite limitar para primeira compra), desconto no carrinho, compre x, leve y, frete grátis por valor mínimo ou quantidade de itens (não permitir limitar por estados ou regiões, apenas país), ferramenta de automação de marketing, recuperador de carrinho abandonado
IntegraçõesRD StationCartstackE-goi, Mailchimp, ActiveCampaign e outros

Prós da Shopify

  • Oferece 3 dias de teste grátis;
  • Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
  • Uma boa opção para dropshipping.

Contras da Shopify

  • Cobra taxa de até 2% por venda;
  • Mensalidade em dólar;
  • Não oferece integração nativa com os principais ERPs do mercado brasileiro;
  • Os melhores recursos só estão disponíveis no plano Plus, que cobra US$ 2.000/mês;
  • Muito dependente de apps para turbinar as funcionalidades, que devem ser contratados à parte.

Planos da Shopify

A Shopify oferece desconto de 25% na contratação anual. Porém, o pagamento deve ser à vista. Lembrando que a cobrança é feita em dólar.

BasicShopifyAdvanced
US$ 19 + 2% por vendaUS$ 52 + 1% por vendaUS$ 399 + 0,5% por venda
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos
Sem relatórios; taxa de 2% por transaçãoRelatórios padrão e 1% de taxaRelatórios avançados e 0,5% de taxa

+ Tray ou Shopify: qual é a melhor plataforma em 2023?

iSet

A iSet é uma plataforma bastante completa, com integração nativa com marketplaces.

Planosa partir de R$ 99/mês
Principais recursosoferece programa de pontos (cashback); integração nativa com marketplaces; temas gratuitos
PagamentosPagHyper, Pagar.me, PagSeguro, PayPal, Rede, Cielo, Getnet e outros
Marketingcupons de desconto, desconto progressivo, regras avançadas de desconto

Planos da iSet

Todos os planos oferecem produtos ilimitados.

StarterPlusProAdvanced
R$ 99/mêsR$ 199/mêsR$ 399/mêsR$ 799/mês
20 mil visitas50 mil visitas100 mil visitas300 mil visitas
20 pedidos em marketplaces50 pedidos em marketplaces100 pedidos em marketplaces300 pedidos em marketplaces

Prós da iSet

  • Ferramentas de cashback nativa;
  • Criação avançada de cupons e promoções;
  • Integração nativa com marketplaces

Contras da iSet

  • Limitação de pedidos por marketplaces de acordo com o plano contratado.

Bagy

A Bagy se destaca por ter produtos e visitas ilimitadas em todos os planos, inclusive no gratuito. Aliás, esse é outro diferencial da plataforma: possuir um plano completo e totalmente grátis.

O único porém da Bagy é cobrar um percentual das vendas, que pode chegar a 2%. Além disso, não há integração com nenhum marketplace.

comparativo-plataformas-ecommerce-bagy
Planosa partir R$ 55,30 (plano anual com pagamento parcelado em 12x)
Principais recursosdiversas integrações com ferramentas externas, inclusive de frete; pedidos e produtos ilimitados
PagamentosBagypay, Pagar.me, PagSeguro, Mercado Pago e outros
Marketingcarrinho abandonado; gestão de blog; modo catálogo

Planos da Bagy

BásicoEssencialProfissional
R$ 84/mêsR$ 127/mêsR$ 255/mês
Produtos e visitas ilimitados em todos os planosAcesso ao código-fonteKit de produtos
Integrações com outras ferramentas são pagas à parteCriador de landing pagesBrindes
Gestão de blogPersonalizador de produtoSuporte por WhatsApp
Personalização do checkoutCaptura de email
Produto digitalRelatórios completos

As funcionalidades de um plano são cumulativos para os planos superiores.

Desconto de até 30% na contratação anual – pode ser parcelado em 12x sem juros no cartão de crédito.

Prós da Bagy

  • Ferramenta nativa de recuperação de carrinhos abandonados por e-mail ou SMS;
  • Checkout personalizável;
  • Plano intermediário oferece a criação de landing pages.

Contras da Bagy

  • Cobra taxa de até 2% por venda;
  • Poucos templates;
  • Certificado SSL é cobrado à parte, anualmente;
  • Não oferece integração nativa com marketplaces.

Yampi

A Yampi se diferencia por não ser somente uma plataforma de ecommerce, mas também por oferecer uma ferramenta de checkout transparente que pode ser utilizada em outras plataformas, como Shopify e Woocommerce.

Outro grande diferencial é possuir um plano totalmente grátis, cobrando somente uma taxa por pedido aprovado. Ou seja, pode ser a plataforma ideal para quem está começando.

comparativo-plataformas-ecommerce-yampi
Planosgrátis (taxa de 2,5% por pedido aprovado)
Principais recursospossibilidade de personalizar o checkout; plano básico já possui todas as funcionalidades
PagamentosAppmax, Mercado Pago, Pagar.me, Pagseguro
Marketingrecuperação de carrinho nativa; criação de cupons e faixas de desconto

Planos da Yampi

BasicStarterPro
grátis + taxa de 2,5% por pedido aprovadoR$ 147/mês + taxa de 2% por pedido aprovadoR$ 497/mês + taxa de 1,5% por pedido aprovado
Produtos e visitas ilimitadas em todos os planosMais opções de gateways de pagamento (como Cielo, Rede e Getnet)Envio do Upsell por SMS
45 dias de histórico de carrinhos abandonados90 dias de histórico de carrinhos abandonados120 dias de histórico de carrinhos abandonados
Prioridade no suporte

Todas as funcionalidades de um plano são válidas para os planos superiores.

Prós da Yampi

  • Oferece plano totalmente grátis;
  • Ferramenta nativa de recuperação de carrinhos abandonados por e-mail ou SMS;
  • Checkout totalmente personalizável;
  • Oferece funções de upsell e order bump;
  • Diversas opções para criação de promoções.

Contras da Yampi

  • Cobra taxa de 2,5% por venda (mais a taxa do intermediador de pagamento a ser escolhido);
  • Poucos templates;
  • Não oferece integração nativa com marketplaces.

+ Sacolinha do Instagram: como configurar na sua plataforma

Irroba

A Irroba é uma plataforma que se destaca pela integração nativa com os principais marketplaces. Você ainda pode vender por atacado, configurando regras específicas para outras empresas.

comparativo-plataformas-ecommerce-irroba

Outros ponto positivo são os layouts gratuitos – são 70. Você pode personalizá-los com as cores da sua marca e modificar diversos aspectos do layout, incluindo diversos módulos disponíveis – é só arrastar e soltar.

Planosa partir de R$ 60
Principais recursostemas gratuitos, integração nativa com marketplaces; vendas por atacado
PagamentosPagar.me, Vindi, PicpPay, Rede, Cielo, Getnet e outros
Marketingprograma de pontos; diversas opções de criação de promoções

Planos da Irroba

BronzeSilverGold
R$ 120/mêsR$ 170/mêsR$ 230/mês
300 produtos600 produtos900 produtos
15 mil pageviews/mês30 mil pageviews/mês60 mil pageviews/mês

Outros planos estão disponíveis no site.

Prós da Irroba

  • Integração nativa com marketplaces;
  • Programa de fidelidade;
  • Venda por atacado;
  • Templates gratuitos;
  • Oferece 7 dias grátis.

Contras da Irroba

  • Dependendo da quantidade de produtos, o plano pode ficar mais caro que os concorrentes;
  • Cobra 1% de taxa por vendas nos marketplaces.

VNDA

A VNDA, pertencente ao grupo Olist, é uma plataforma focada no omnichannel. Um de seus diferenciais é a integração entre todos os canais de venda. Ainda, possibilita criar um pedido manual dentro da plataforma. Isso é útil, por exemplo, ao vender pelas redes sociais ou WhatsApp.

comparativo-plataformas-ecommerce-vnda

Outros diferenciais muito bacanas são: a possibilidade de criar um programa de cashback próprio, oferecendo ao cliente uma parte da compra de volta no próximo pedido; e um programa de indicações, em que o cliente e o indicado ganham um bônus na compra.

PlanosR$ 299 + taxa de 2% por pedido
Principais recursoscriação manual de pedidos; programa de cashback nativo
PagamentosBagypay, Pagar.me, PagSeguro, Mercado Pago e outros
MarketingCashback e bônus por indicação; criação avançada de promoções

Planos da VNDA

Oferece um único plano ilimitado por R$ 299 + taxa de 2% por pedido.

Prós da VNDA

  • Ferramentas de cashback e indicação integradas;
  • Criação avançada de cupons e promoções;
  • Possibilidade de criar pedidos manualmente.

Contras da VNDA

  • Não oferece integração nativa com marketplaces;
  • Poucos templates;
  • Algumas funcionalidades precisam ser implementadas à parte, com custo adicional.

Woocommerce

O Woocommerce é um plugin totalmente gratuito que permite criar o ecommerce no WordPress (outra plataforma gratuita). Tudo o que você precisa é de uma hospedagem.

Porém, para funcionar plenamente, o Woocommerce necessita de outros plugins que muitas vezes têm custos. Dificilmente você vai conseguir construir sua loja sem nenhum plugin pago. Além disso, é necessário dar manutenção constante para que ele funcione corretamente.

Na minha opinião, o Woocommerce só vale a pena em projetos que necessitam de grande personalização e existe uma equipe capacitada para prestar suporte.

comparativo-plataformas-ecommerce-woocommerce

No Brasil, é possível integrar com ERPs como Tiny e Bling, e intermediadores de pagamento como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, Cielo, Getnet e outros.

Prós do Woocommerce

  • Alta capacidade de personalização
  • Criação avançada de cupons e promoções;
  • Possibilidade de criar pedidos manualmente.

Contras do Woocommerce

  • Não existe suporte oficial
  • Custos dos plugins (em geral em dólar) podem ser altos;
  • É preciso cuidar da infraestrutura do site, como a própria hospedagem.

Mercado Shops

O Mercado Shops é a plataforma de ecommerce do Mercado Livre. E qual é a diferença entre os dois? Enquanto no Mercado Shops você pode criar sua loja do jeito que quiser, semelhante a outras plataformas, no Mercado Livre você vende dentro do site do ML. E você pode escolher vender nos dois ao mesmo tempo.

comparativo-plataformas-ecommerce-mercado-shops
Planosgrátis
Principais recursostemas gratuitos; integração nativa com Mercado Livre
PagamentosMercado Pago
Marketingcupons de desconto, desconto por quantidade

Um ponto negativo é que você fica refém do Mercado Pago, sistema de pagamentos do ML, e também do Mercado Envios. Ou seja, não dá pra cadastrar outros intermediadores de pagamento ou frete.

Por outro lado, pode ser uma solução interessante para quem já vende no ML pois você pode aproveitar os produtos que já tem cadastrado. Além disso, a utilização da plataforma é gratuita.

Planos do Mercado Shops

O plano é gratuito.

Prós do Mercado Shops

  • Um único cadastro para vender no Mercado Shops e Mercado Livre
  • Não tem custo fixo (apenas as taxas por pagamento)

Contras do Mercado Shops

  • Fica preso ao sistema de pagamentos e envios do Mercado Livre
  • Não tem muitas opções de promoção
  • Não integra com outras ferramentas

Cartpanda

A Cartpanda, além de plataforma de ecommerce, é também um intermediador de pagamento que pode ser utilizado na Shopify ou então para criar links de pagamentos e usá-los onde quiser. Oferece 14 dias grátis de teste.

comparativo-plataformas-ecommerce-cartpanda
Planosa partir de R$ 4,99/mês
Principais recursosalguns temas gratuitos; possui lojas de apps
PagamentosCartpanda Pay, Mercado Pago, Cielo, Ebanx, Pagseguro e outros
Marketingprograma de pontos; diversas opções de criação de promoções

Planos da Cartpanda

LightTransformaçãoEvoluçãoDeterminação
R$ 4,99/mêsR$ 127/mêsR$ 597/mêsR$ 1.649/mês
produtos e visitas ilimitadosprodutos e visitas ilimitadosprodutos e visitas ilimitadosprodutos e visitas ilimitados
taxa por transação de 2,5%taxa por transação de 2%taxa por transação de 1%taxa por transação de 0,5%

Prós da Cartpanda

  • Plano acessível com todas as funcionalidades
  • Produtos e visitas ilimitadas

Contras da Cartpanda

  • Não possui integração nativa com marketplaces;
  • Poucas opções de layout.

Jumpseller

A Jumpseller é uma plataforma europeia presente em 12 países. Um de seus destaques é a integração nativa com o Mercado Livre e não cobrar taxas de transação em nenhum plano.

comparativo-plataformas-ecommerce-jumpseller
Planosa partir de R$ 30/mês, com descontos para planos anuais e bianuais
Principais recursosalguns temas gratuitos; possui lojas de apps
PagamentosCielo, Mercado Pago e Pagseguro
Marketingdesconto no pedido; compre X, leve Y; desconto com cupom

Planos da Jumpseller

Produtos e visitas são ilimitados em todos os planos. Também não cobra taxa por transação.

BasicPlusProPremium
R$ 49/mêsR$ 99/mêsR$ 199/mêsR$ 399/mês
cross-sellingoferece integração nativa com Mercado Livrepromoções avançadasfiltragem avançada de produtos
editor de tema visualrecuperação de carrinho abandonadoavaliação de produtosprevisão de pesquisa
acesso ao código-fonte

As funcionalidades de um plano são cumulativas nos planos superiores.

Oferece 10% de desconto no plano anual, 20% no bienal e 30% no trienal, mas não oferece parcelamento.

Prós da Jumpseller

  • Diversas opções de layouts gratuitos;
  • Produtos e visitas ilimitadas.

Contras da Jumpseller

  • Criação de cupons e promoções somente nos planos mais caros;
  • Poucas integração com ferramentas brasileiras.

Moovin

A Moovin é uma plataforma brasileira de ecommerce que oferece diversas funcionalidades para a criação da loja virtual. Porém, a maioria desses recursos só estão disponíveis no plano Corp, que a empresa não divulga o preço.

Outros recursos são prometidos para os outros planos, porém não há data.

comparativo-plataformas-ecommerce-moovin
Planosa partir de R$ 69/mês, com descontos para planos anuais e bianuais
Principais recursosalguns temas gratuitos; possui lojas de apps
PagamentosPagar.me
Marketingdesconto no pedido; compre X, leve Y; desconto com cupom

Planos da Moovin

StarterBusinessLibertyCorp
R$ 69/mêsR$ 159/mêsR$ 249/mêssob consulta
100 produtos e 10.000 pageviews/mês300 produtos e 20.000 pageviews/mêsprodutos e pageviews ilimitadosprodutos e pageviews ilimitados
cupom de desconto
avaliação de compras

Prós da Moovin

  • 3 opções de layouts gratuitos – é possível personalizá-los com uma ferramenta arrasta e solta.

Contras da Moovin

  • Diversas funcionalidades, como desconto progressivo e desconto na primeira compra, só estão disponíveis no plano Corp;
  • Uma única forma de pagamento;
  • Não oferece integração nativa com marketplaces.

Wix

A Wix é uma das principais plataformas de criação de sites do mundo. Também há a possibilidade de criar lojas. Um dos diferenciais da plataforma é o recurso de arrasta e solta na criação de layouts, permitindo edições bastante avançadas com pouco conhecimento.

Por outro lado, ainda há poucas integrações com ferramentas brasileiras, como de pagamentos, frete e marketing.

comparativo-plataformas-ecommerce-wix
Planosa partir de R$ 35/mês, com descontos para planos anuais e bianuais
Principais recursostemas gratuitos; possui lojas de apps
PagamentosWix, Mercado Pago, PagSeguro e PayPal
Marketingprograma de fidalidade; frete grátis; compre X, ganhe Y; entre outros

Planos da Wix

Todos os planos oferecem produtos ilimitados. Há descontos para assinaturas anuais e bianuais.

Business BásicoBusiness IlimitadoBusiness VIP
R$ 35/mêsR$ 45/mêsR$ 100/mês
50GB de armazenamento35GB de armazenamento20GB de armazenamento

Prós da Wix

  • Layouts flexíveis;
  • Diversas funcionalidades em todos os planos.

Contras da Wix

  • Não tem integração nativa com marketplaces;
  • Poucas integrações com ferramentas brasileiras.

Magazord

A Magazord é uma plataforma brasileira que se diferencia pela integração com diferentes marketplaces e por ter um ERP nativo integrado à plataforma.

Como o site tem poucas informações, fica difícil fazer uma análise mais aprofundada da ferramenta.

comparativo-plataformas-ecommerce-magazord
Planosnão divulga valores
Principais recursosintegração com mais de 35 marketplaces; ERP integrado à plataforma
FreteCorreios e transportadoras
PagamentosMundipagg, PayU, Mercado Pago e outros
Marketingnão divulga funcionalidades

Planos da Magazord

Não divulga os valores.

VTEX

A VTEX é uma das principais plataformas de criação de sites do mundo. Também há a possibilidade de criar lojas. Um dos diferenciais da plataforma é o recurso de arrasta e solta na criação de layouts, permitindo edições bastante avançadas com pouco conhecimento.

Por outro lado, ainda há poucas integrações com ferramentas brasileiras, como de pagamentos, frete e marketing.

comparativo-plataformas-ecommerce-vtex
Planosa partir de R$ 5.000/mês + taxas por vendas
Principais recursostemas gratuitos; possui lojas de apps
PagamentosCielo, Rede, Getnet, Pagseguro, Mercado Pago e outros
Marketingprograma de fidalidade; frete grátis; compre X, ganhe Y; entre outros

Planos da VTEX

A partir de R$ 5.000/mês + taxas por vendas

Prós da VTEX

  • Diversas funcionalidades em todos os planos.
  • Layouts flexíveis;

Contras da VTEX

  • Alto custo de mensalidade e implementação.

Loja VirtUOL

O VirtUOL é a loja online do UOL. É uma plataforma simples mas que pode atender a pequenos negócios, especialmente pelo baixo custo.

comparativo plataformas ecommerce loja virtuol
Planosa partir de R$ 29,90/mês + taxas por vendas
Principais recursostemas gratuitos;
Pagamentossomente Pagseguro
FreteCorreios e Frenet
Marketingcupom de desconto e oferta relâmpago

Planos da Loja VirtUOL

StartEssencialUpMega Store
R$ 29,90/mêsR$ 69,90/mêsR$ 99,90/mêsR$ 199,90/mês
Até 50 produtosAté 300 produtosAté 600 produtosilimitado

Nenhum dos planos cobra por transação e todos têm visitas ilimitadas, além de integração com Shopee e Mercado Livre.

Prós da Loja VirtUOL

  • Templates gratuitos;
  • Integração nativa com Shopee e Mercado Livre;
  • Oferta relâmpago e cupom de desconto.

Contras da Loja VirtUOL

  • Pagamento somente com Pagseguro;
  • Poucas integrações de frete;
  • Poucas integrações com ferramentas externas.

Betalabs

Plataforma focada em assinaturas e recorrência. Possui ERP nativo, sem custo adicional. Além disso, oferece layouts gratuitos.

comparativo plataformas ecommerce betalabs
Planosnão divulga
Principais recursostemas gratuitos
PagamentosPagseguro, Vindi, Pagar.me e Mercado Pago
FreteMelhor Envio, Frenet, Mandaê, Intelipost
Marketingcupom de desconto e oferta relâmpago

Planos da Betalabs

StartProEnterprise
somente para ecommerces com recorrênciarecorrência + plataforma completarecorrência + plataforma completa
até 50.000 pageviewsaté 200.000 pageviewspageviews ilimitados
1 usuário5 usuáriosusuários ilimitados

A Betalabs não divulga valores.

Nenhum dos planos cobra por transação e todos têm visitas ilimitadas, além de integração com Shopee e Mercado Livre.

Prós da Betalabs

  • Templates gratuitos;
  • Integração nativa com Shopee e Mercado Livre;
  • Oferta relâmpago e cupom de desconto.

Contras da Betalabs

  • Poucos usuários por plano;
  • Não integra com marketplaces;
  • Poucas integrações com ferramentas externas.

JET

A JET é uma plataforma brasileira focada em omnichannel, já que permite a conexão com diferentes CDs. Traz alguns recursos interessantes, como o checkout otimizado e a venda assistida, ideal para quem tem loja física e deseja vender o estoque do site.

comparativo-plataformas-ecommerce-jet
Planosnão divulga
Principais recursosclube de assinaturas; venda assistida (venda o estoque do site na loja física, por exemplo); checkout simplificado
PagamentosPagar.me, Pagseguro, PagHiper, PayPal
FreteMelhor Envio, Frenet, Mandaê, Intelipost
Marketingmais de 40 opções para criação de promoções
IntegraçõesMailbiz, Enviou, Lahar, Dinamize, Smarthint, Popconvert e outros

Planos da JET

Não divulga valores, porém, costuma cobra a partir de R$ 700/mês + taxa por venda

Prós da JET

  • Mais de 40 opções para criação de promoções;
  • Possibilidade de vender B2B com condições específicas;
  • Checkout otimizado.

Contras da JET

  • É necessário contratar integrador para vender em marketplaces;
  • Alto custo de implementação;
  • Precisa contratar uma agência certificada para implementar a loja;
  • Suporte não é dos melhores.
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5 comentários em “Comparativo plataformas de ecommerce: qual escolher em 2024?”

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