Escolher uma plataforma de ecommerce pode ser desafiador, com tantas disponíveis no mercado. Essa é uma das principais dúvidas de nossos clientes ao criarem suas lojas.
A escolha correta da plataforma é essencial, já que uma futura migração acarreta em investimento de tempo e dinheiro. É necessário levar em consideração se a empresa já possui ERP ou outros sistemas que devem ser integrados ao e-commerce. Para muitas empresas, trocar o ERP pode ser uma grande dor de cabeça (acredite, eu já vi isso acontecer).
Também é necessário levar em consideração qual o cenário projetado para a loja no médio e longo prazo. Será que a plataforma escolhida possibilita escalar o negócio? Que funcionalidades essa plataforma deve oferecer para atender plenamente sua loja?
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Muitas vezes, a escolha da plataforma leva em consideração apenas o preço da assinatura, esquecendo de outros fatores relevantes. Por isso, ofereço o serviço de implantação de ecommerce, que vai ajudar sua empresa a definir o escopo do projeto e orientar na implementação da loja.
O que é uma plataforma de ecommerce?
A plataforma de ecommerce é um sistema que permite que lojistas vendam seus produtos online diretamente para os consumidores. Você pode criar sua loja do jeito que quiser e fazer toda a gestão através do painel administrativo. Através dela, você pode adicionar seus produtos, configurar as formas de pagamento e frete, personalizar o layout, acompanhar as vendas, criar promoções e muito mais.
Muitas pessoas ficam na dúvida entre loja virtual e marketplace, então vou esclarecer. O marketplace atua como um shopping online, onde o lojista cadastra seus produtos e vende através do marketplace. O marketplace recebe o pedido, processa o pagamento e avisa ao lojista que ele deverá fazer o envio. Um exemplo muito popular de marketplace é o Mercado Livre.
Tendo sua loja própria, você não depende de terceiros para vender seus produtos, pagando altas taxas. Por outro lado, é necessário construir sua audiência e fazer a manutenção da loja.
Quais os tipos de plataformas de ecommerce?
Existem diversos tipos de plataformas. Entender os diferentes tipos existentes pode ajudar a entender qual será o melhor para seu negócio no momento. Lembrando que essa escolha pode acarretar prejuízos lá na frete, se não for bem-feita.
Os principais tipos de plataformas de ecommerce são:
- Plataformas open source, que não cobram mensalidade e disponibilizam seu código para programadores (Woocommerce);
- Plataformas Saas, que cobram mensalidade e possuem código-fonte fechado (Tray, Nuvemshop, Vtex); e
- Plataformas licenciadas, em que se paga um licença para utilizar (como SAP e Oracle).
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Resumo das melhores plataformas de ecommerce do Brasil
Veja abaixo um resumo das melhores plataformas de ecommerce e seus pontos positivos e negativos. Mais abaixo, você pode conferir detalhadamente cada plataforma.
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+ Conheça plataformas de ecommerce gratuitas: comece sua loja sem custo
Comparativo completo das plataformas de ecommerce para 2024
Confira abaixo o comparativo detalhado que fiz entre as melhores plataformas de ecommerce no mercado brasileiro.
Escolha a plataforma:
- Nuvemshop
- Tray
- Shopify
- Loja Integrada
- iSet
- Bagy
- Yampi
- Irroba
- VNDA
- Woocommerce
- Mercado Shops
- Cartpanda
- Jumpseller
- Moovin
- Wix
- Magazord
- VTEX
- Loja VirtUOL
- Betalabs
- JET
Nuvemshop
A Nuvemshop é a plataforma líder na America Latina, com mais de 100 mil lojistas. É a plataforma que indicamos para a maioria de nossos clientes. É estável e oferece suporte rápido e amigável.
Planos | a partir de R$ 50,15/mês (plano anual); plano gratuito limitado |
Principais recursos | plano grátis (com limitações); layouts gratuitos; integração com mais de 150 aplicativos |
Pagamentos | Nuvem Pay, Pagseguro, PicPay, Pagaleve, Appmax, BoletoFlex, Pagar.me, PayPal, PagHiper, Parcelex iPag, Asaas, Cielo e Getnet |
Frete | Melhor Envio, Frenet, Total Express, Manda Bem, Asap, Jadlog, Mandaê, Correios, Intelipost, Clique Retire, AllPost |
Marketing | descontos: 3×2, 2×1 e por quantidade; cupons: porcentagem, valor fixo e frete grátis (permite limitar a quantidade de cupons utilizados mas não permite limitar por CPF); frete grátis (apenas por região e/ou categoria de produtos). |
Integrações | RD Station, Perfit, E-goi, Cartstack, Performa.ai, SmartHint, Popconvert, ActiveCampaign, Mailbiz, Emanda e outras |
ERPs | Bling, Tiny, Omie, Vhsys, Eccosys, Sensio, Master, Dotbetter e Phibo |
Marketplaces | necessário contratar integrador, como o Bling |
Planos da Nuvemshop
Gratuito | Impulso | Influência | Escala |
---|---|---|---|
grátis | R$ 59/mês | R$ 139/mês | R$ 249/mês |
auto-atendimento; não é possível trocar o domínio | Suporte por e-mail e chat | Suporte por e-mail, chat e WhatsApp | Suporte por e-mail, chat, WhatsApp e telefone |
Acesso ao código-fonte; ações em massa | Relatórios ilimitados; controle de restrição de usuários |
Todos os planos da Nuvemshop incluem visitas e produtos ilimitados. Além disso, oferece 15% de desconto nos planos anuais e 5% nos trimestrais.
A principal diferença entre um plano e outro é a possibilidade de suporte por WhatsApp e ações em massa nos pedidos e produtos (por exemplo, editar diversos produtos de uma vez). Não indico o plano Escala que praticamente não difere do Influência.
Prós da Nuvemshop
- Suporte rápido disponível por e-mail, chamado e WhatsApp (a partir do plano intermediário);
- Não limita a quantidade de produtos ou visitas, possibilitando escalar a operação;
- Diversos layouts gratuitos de fácil configuração;
- Dashboard intituitivo e de fácil operação.
+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo
Contras da Nuvemshop
- Poucas opções de criação de promoção de modo nativo (é necessário contratar apps);
- Suporte tem demorado a responder as dúvidas;
- Para integração com marketplace é necessário contratar um ERP, como o Bling;
- Cobra até 2% por venda de acordo com o meio de pagamento escolhido;
- Algumas integrações com ferramentas externas são pagas à parte.
Tray
A Tray é uma das principais plataformas do mercado, que se destaca principalmente por sua integração nativa com os principais marketplaces existentes atualmente.
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O plano mais barato custa R$ 49, mas limita a quantidade de produtos a cem. É possível criar uma tabela de preços específica para B2B.
Planos | a partir de R$ 52/mês |
Principais recursos | compre junto, kits de produtos, integração com marketplaces e dropshipping, criação avançada de promoções |
Pagamentos | Vindi, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal, Rede, Cielo e Getnet |
Frete | Melhor Envio, Frete Fácil, Meu Rastreio, Correios, Jadlog, Freterápido, Frenet, Intelipost, Sequoia, Kangu e muitos outros |
Marketing | descontos e cupons: progressivo, por categoria, marca ou lista de produtos, por características de clientes, de primeira compra, por quantidade, compre mais, pague menos; brindes; promoções em lote; agendamento de banners; avaliações de produtos e da loja; carrinho abandonado; diversas regras para frete grátis; ferramenta de email marketing nativa e gratuita; parceiros e afiliados; notícias da loja (blog); avise-me quando chegar; alerta de frete grátis; e muitos outros recursos |
Integrações | RD Station, Perfit, E-goi, Cartstack, Performa.ai, SmartHint, Popconvert, ActiveCampaign, Mailchimp, Mailbiz, Emanda e outras |
ERPs | Bling, Tiny, Conta Azul, Onclick, Vhsys, Sage, e-Millenium, SAP, Alternativa e muitos outros |
Marketplaces | Amazon, Shopee, Mercado Livre, Magalu, Americanas, Casasbahia, Ponto, Shoptime, Submarino, Dafiti, Extra, Renner, Camicado, Kanui, Netshoes, GPA, Kabum, Zattini, Leroy Merlin, MadeiraMadeira, Tricae, Mobly, Webcontinental, Obra Show, Imoto Peças, Balaroti, Coopera, Compre sua peça, Casa & Vídeo, Keep Running e MF Rural |
Planos da Tray
Todos os planos da Tray oferecem os mesmos recursos, com as exceções abaixo:
Plano 1 | Plano 2 | Plano 3 | Plano 4 |
---|---|---|---|
R$ 59/mês | R$ 99/mês | R$ 249/mês | R$ 399/mês |
Até 100 produtos e 10 mil visitas | Até 500 produtos e 25 mil visitas | Até 1.000 produtos e 50 mil visitas | Até 5.000 produtos e 100 mil visitas |
20 cadastros por IA | 30 cadastros por IA | 50 cadastros por IA | 70 cadastros por IA |
Suporte por email | Suporte por email e chat | Suporte por email e chat | Suporte por email, chat e telefone |
Dropshipping Aliexpress | Acesso ao código-fonte | ||
Inclusão de pedido manual | |||
Relatórios avançados |
A Tray oferece até 20% de desconto na contratação dos planos anuais e eles podem ser parcelados em até 6x sem juros nos cartões de crédito (um benefício que a maioria das plataformas não oferecem).
Prós da Tray
- Integração nativa com praticamente todos os marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti, Netshoes e outros);
- Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
- Integra com diversos ERPs;
- Possibilidade de vender B2B;
- Muitas opções de layouts com preço acessível;
- Características adicionais de produtos e clientes;
- Automação em regras de pedidos;
- Blog integrado (notícias);
- Programação de banners;
- Não cobra tarifa extra em diferentes meios de pagamento;
- Emissão de NF grátis
- Ferramenta de e-mail marketing grátis;
- Ferramenta nativa de avaliação de produtos, sem custo extra;
- App para Android e iOS.
Contras da Tray
- Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano;
- Poucas opções de intermediador de pagamento com checkout transparente;
- Não oferece período de teste grátis;
- Cobra R$ 99/ano pelo certificado SSL.
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WBUY
A WBUY é uma das melhores plataformas dessa lista. Possui muitas funções nativas, sem a necessidade de contratar ferramentas à parte.
O ponto negativo é que não integra nativamente com marketplaces (apenas Mercado Livre e Shopee). Para integrar, é necessário contratar o Plugga ou algum ERP, como o Tiny.
Planos | a partir de R$ 49 |
Principais recursos | opção de venda por atacado, integração nativa com Mercado Livre e Shopee |
Pagamentos | YAPAY, Mercado Pago, Pagseguro, Pagar.me |
Planos da WBUY
Starter | Advanced | Professional | Enterprise |
R$ 59 | R$ 99 | R$ 209 | R$ 309 |
100 produtos | 300 produtos | 1 mil produtos | 3 mil produtos |
Diversas integrações de pagamento, entrega e marketing | Integração com Rede, Cielo e Getnet | Usuários ilimitados; clube de assinaturas; avaliação com fotos | produtos personalizados |
As funcionalidades de um plano são válidas para os planos superiores.
Prós da WBUY
- Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
- Integração com diversas ferramentas de gestão de frete;
- Oferece opção de venda por atacado;
- Possui blog integrado.
Contras da WBUY
- Não possui tantas integrações com ferramentas externas;
- Integra apenas com Mercado Livre e Shopee.
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Shopify
A Shopify é a principal plataforma dos Estados Unidos, que tem ganhado rápida penetração no Brasil. Porém, a assinatura é cobrada em dólar, o que reduz seu custo-benefício. Além disso, possui pouquíssimas integrações com ferramentas brasileiras, como ERPs e transportadoras.
Planos | a partir de US$ 14/mês no plano anual + até 2% de taxa |
Principais recursos | é possível internacionalizar a loja; ferramenta de automação integrada |
Pagamentos | EBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil |
Frete | Frenet, Kangu, Melhor Envio. |
Marketing | cupom de desconto (percentual ou fixo) para categorias ou produtos específicos (não permite limitar para primeira compra), desconto no carrinho, compre x, leve y, frete grátis por valor mínimo ou quantidade de itens (não permitir limitar por estados ou regiões, apenas país), ferramenta de automação de marketing, recuperador de carrinho abandonado |
Integrações | RD Station, Cartstack, E-goi, Mailchimp, ActiveCampaign e outros |
Prós da Shopify
- Oferece 3 dias de teste grátis;
- Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
- Uma boa opção para dropshipping.
Contras da Shopify
- Cobra taxa de até 2% por venda;
- Mensalidade em dólar;
- Não oferece integração nativa com os principais ERPs do mercado brasileiro;
- Os melhores recursos só estão disponíveis no plano Plus, que cobra US$ 2.000/mês;
- Muito dependente de apps para turbinar as funcionalidades, que devem ser contratados à parte.
Planos da Shopify
A Shopify oferece desconto de 25% na contratação anual. Porém, o pagamento deve ser à vista. Lembrando que a cobrança é feita em dólar.
Basic | Shopify | Advanced |
---|---|---|
US$ 19 + 2% por venda | US$ 52 + 1% por venda | US$ 399 + 0,5% por venda |
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos | – | – |
Sem relatórios; taxa de 2% por transação | Relatórios padrão e 1% de taxa | Relatórios avançados e 0,5% de taxa |
+ Tray ou Shopify: qual é a melhor plataforma em 2024?
Loja Integrada
Escolhida por milhares de lojistas brasileiros, a Loja Integrada passou por uma grande reformulação recentemente, simplificando a configuração e operação. Sua grande vantagem é possuir um plano totalmente gratuito.
Planos | a partir de R$ 43/mês (plano anual) |
Principais recursos | plano grátis (com limitações); dropshipping (necessário contratar à parte); personalização da loja é fácil; pedido manual; preço sob consulta; lista de desejos; compre junto |
Pagamentos | Pagali, Pagar.me, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e PagHiper |
Frete | Melhor Envio, Enviali, Correios, Frenet, Manda Bem e Kangu |
Marketing | alerta de frete grátis; brinde; carrinho abandonado e compre junto; frete grátis (por região, produto ou categoria); descontos: percentual ou valor fixo (possibilidade de limitar para produtos ou categorias específicas ou por tipo de cliente) |
Integrações | RD Station, E-goi, Cartstack, Performa.ai, Enviou, Webpeak, Emanda e algumas outras |
ERPs | Bling, Tiny, Sensio e Tagplus |
Marketplaces | integra nativamente com os principais do mercado sem custo adicional |
Planos da Loja Integrada
Gratuito | Crescimento | Aceleração | Escala | Expansão |
R$ 0 | R$ 54 | R$ 99 | R$ 159 | R$ 239 |
até 5.000 visitas/ mês | até 25.000 visitas/ mês | até 20.000 visitas/ mês | até 100.000 visitas/mês | até 300.000 visitas/ mês |
até 50 produtos ativos | até 250 produtos ativos | até 500 produtos ativos | até 750 produtos ativos | produtos ilimitados |
compre junto | prioridade no atendimento | |||
carrinho abandonado com disparos ilimitados | ||||
alteração em massa no painel |
As funcionalidades de um plano são cumulativas para os planos superiores. Oferece 20% de desconto nos planos anuais, parcelado em 6x sem juros.
Quais as vantagens da Loja Integrada?
- Oferece plano grátis, com limitações;
- Pode ser uma boa opção para quem está começando e não deseja investir muito;
- Oferece integração nativa com os principais marketplaces sem custo adicional;
- Templates gratuitos e possibilidade de personalização fácil;
- Criação avançadas de promoções, inclusive com brindes;
- Oferece suporte por WhatsApp desde o plano mais barato.
Quais as desvantagens da Loja Integrada?
- Algumas funcionalidades importantes, como compre junto e carrinho abandonado, só estão disponíveis nos planos mais caros;
- Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano.
+ Tray ou Loja Integrada: comparativo completo
iSet
A iSet é uma plataforma bastante completa, com integração nativa com marketplaces.
Planos | a partir de R$ 99/mês |
Principais recursos | oferece programa de pontos (cashback); integração nativa com marketplaces; temas gratuitos |
Pagamentos | PagHyper, Pagar.me, PagSeguro, PayPal, Rede, Cielo, Getnet e outros |
Marketing | cupons de desconto, desconto progressivo, regras avançadas de desconto |
Planos da iSet
Todos os planos oferecem produtos ilimitados.
Starter | Plus | Pro | Advanced |
R$ 99/mês | R$ 199/mês | R$ 399/mês | R$ 799/mês |
20 mil visitas | 50 mil visitas | 100 mil visitas | 300 mil visitas |
20 pedidos em marketplaces | 50 pedidos em marketplaces | 100 pedidos em marketplaces | 300 pedidos em marketplaces |
Prós da iSet
- Ferramentas de cashback nativa;
- Criação avançada de cupons e promoções;
- Integração nativa com marketplaces
Contras da iSet
- Limitação de pedidos por marketplaces de acordo com o plano contratado.
Bagy
A Bagy se destaca por ter produtos e visitas ilimitadas em todos os planos, inclusive no gratuito. Aliás, esse é outro diferencial da plataforma: possuir um plano completo e totalmente grátis.
O único porém da Bagy é cobrar um percentual das vendas, que pode chegar a 2%. Além disso, não há integração com nenhum marketplace.
Planos | a partir R$ 55,30 (plano anual com pagamento parcelado em 12x) |
Principais recursos | diversas integrações com ferramentas externas, inclusive de frete; pedidos e produtos ilimitados |
Pagamentos | Bagypay, Pagar.me, PagSeguro, Mercado Pago e outros |
Marketing | carrinho abandonado; gestão de blog; modo catálogo |
Planos da Bagy
Básico | Essencial | Profissional |
---|---|---|
R$ 84/mês | R$ 127/mês | R$ 255/mês |
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos | Acesso ao código-fonte | Kit de produtos |
Integrações com outras ferramentas são pagas à parte | Criador de landing pages | Brindes |
Gestão de blog | Personalizador de produto | Suporte por WhatsApp |
Personalização do checkout | Captura de email | |
Produto digital | Relatórios completos |
As funcionalidades de um plano são cumulativos para os planos superiores.
Desconto de até 30% na contratação anual – pode ser parcelado em 12x sem juros no cartão de crédito.
Prós da Bagy
- Ferramenta nativa de recuperação de carrinhos abandonados por e-mail ou SMS;
- Checkout personalizável;
- Plano intermediário oferece a criação de landing pages.
Contras da Bagy
- Cobra taxa de até 2% por venda;
- Poucos templates;
- Certificado SSL é cobrado à parte, anualmente;
- Não oferece integração nativa com marketplaces.
Yampi
A Yampi se diferencia por não ser somente uma plataforma de ecommerce, mas também por oferecer uma ferramenta de checkout transparente que pode ser utilizada em outras plataformas, como Shopify e Woocommerce.
Outro grande diferencial é possuir um plano totalmente grátis, cobrando somente uma taxa por pedido aprovado. Ou seja, pode ser a plataforma ideal para quem está começando.
Planos | grátis (taxa de 2,5% por pedido aprovado) |
Principais recursos | possibilidade de personalizar o checkout; plano básico já possui todas as funcionalidades |
Pagamentos | Appmax, Mercado Pago, Pagar.me, Pagseguro |
Marketing | recuperação de carrinho nativa; criação de cupons e faixas de desconto |
Planos da Yampi
Basic | Starter | Pro |
grátis + taxa de 2,5% por pedido aprovado | R$ 147/mês + taxa de 2% por pedido aprovado | R$ 497/mês + taxa de 1,5% por pedido aprovado |
Produtos e visitas ilimitadas em todos os planos | Mais opções de gateways de pagamento (como Cielo, Rede e Getnet) | Envio do Upsell por SMS |
45 dias de histórico de carrinhos abandonados | 90 dias de histórico de carrinhos abandonados | 120 dias de histórico de carrinhos abandonados |
Prioridade no suporte |
Todas as funcionalidades de um plano são válidas para os planos superiores.
Prós da Yampi
- Oferece plano totalmente grátis;
- Ferramenta nativa de recuperação de carrinhos abandonados por e-mail ou SMS;
- Checkout totalmente personalizável;
- Oferece funções de upsell e order bump;
- Diversas opções para criação de promoções.
Contras da Yampi
- Cobra taxa de 2,5% por venda (mais a taxa do intermediador de pagamento a ser escolhido);
- Poucos templates;
- Não oferece integração nativa com marketplaces.
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Irroba
A Irroba é uma plataforma que se destaca pela integração nativa com os principais marketplaces. Você ainda pode vender por atacado, configurando regras específicas para outras empresas.
Outros ponto positivo são os layouts gratuitos – são 70. Você pode personalizá-los com as cores da sua marca e modificar diversos aspectos do layout, incluindo diversos módulos disponíveis – é só arrastar e soltar.
Planos | a partir de R$ 60 |
Principais recursos | temas gratuitos, integração nativa com marketplaces; vendas por atacado |
Pagamentos | Pagar.me, Vindi, PicpPay, Rede, Cielo, Getnet e outros |
Marketing | programa de pontos; diversas opções de criação de promoções |
Planos da Irroba
Bronze | Silver | Gold |
R$ 120/mês | R$ 170/mês | R$ 230/mês |
300 produtos | 600 produtos | 900 produtos |
15 mil pageviews/mês | 30 mil pageviews/mês | 60 mil pageviews/mês |
Outros planos estão disponíveis no site.
Prós da Irroba
- Integração nativa com marketplaces;
- Programa de fidelidade;
- Venda por atacado;
- Templates gratuitos;
- Oferece 7 dias grátis.
Contras da Irroba
- Dependendo da quantidade de produtos, o plano pode ficar mais caro que os concorrentes;
- Cobra 1% de taxa por vendas nos marketplaces.
VNDA
A VNDA, pertencente ao grupo Olist, é uma plataforma focada no omnichannel. Um de seus diferenciais é a integração entre todos os canais de venda. Ainda, possibilita criar um pedido manual dentro da plataforma. Isso é útil, por exemplo, ao vender pelas redes sociais ou WhatsApp.
Outros diferenciais muito bacanas são: a possibilidade de criar um programa de cashback próprio, oferecendo ao cliente uma parte da compra de volta no próximo pedido; e um programa de indicações, em que o cliente e o indicado ganham um bônus na compra.
Planos | R$ 299 + taxa de 2% por pedido |
Principais recursos | criação manual de pedidos; programa de cashback nativo |
Pagamentos | Bagypay, Pagar.me, PagSeguro, Mercado Pago e outros |
Marketing | Cashback e bônus por indicação; criação avançada de promoções |
Planos da VNDA
Oferece um único plano ilimitado por R$ 299 + taxa de 2% por pedido.
Prós da VNDA
- Ferramentas de cashback e indicação integradas;
- Criação avançada de cupons e promoções;
- Possibilidade de criar pedidos manualmente.
Contras da VNDA
- Não oferece integração nativa com marketplaces;
- Poucos templates;
- Algumas funcionalidades precisam ser implementadas à parte, com custo adicional.
Woocommerce
O Woocommerce é um plugin totalmente gratuito que permite criar o ecommerce no WordPress (outra plataforma gratuita). Tudo o que você precisa é de uma hospedagem.
Porém, para funcionar plenamente, o Woocommerce necessita de outros plugins que muitas vezes têm custos. Dificilmente você vai conseguir construir sua loja sem nenhum plugin pago. Além disso, é necessário dar manutenção constante para que ele funcione corretamente.
Na minha opinião, o Woocommerce só vale a pena em projetos que necessitam de grande personalização e existe uma equipe capacitada para prestar suporte.
No Brasil, é possível integrar com ERPs como Tiny e Bling, e intermediadores de pagamento como PagSeguro, PayPal, Mercado Pago, Cielo, Getnet e outros.
Prós do Woocommerce
- Alta capacidade de personalização
- Criação avançada de cupons e promoções;
- Possibilidade de criar pedidos manualmente.
Contras do Woocommerce
- Não existe suporte oficial
- Custos dos plugins (em geral em dólar) podem ser altos;
- É preciso cuidar da infraestrutura do site, como a própria hospedagem.
Mercado Shops
O Mercado Shops é a plataforma de ecommerce do Mercado Livre. E qual é a diferença entre os dois? Enquanto no Mercado Shops você pode criar sua loja do jeito que quiser, semelhante a outras plataformas, no Mercado Livre você vende dentro do site do ML. E você pode escolher vender nos dois ao mesmo tempo.
Planos | grátis |
Principais recursos | temas gratuitos; integração nativa com Mercado Livre |
Pagamentos | Mercado Pago |
Marketing | cupons de desconto, desconto por quantidade |
Um ponto negativo é que você fica refém do Mercado Pago, sistema de pagamentos do ML, e também do Mercado Envios. Ou seja, não dá pra cadastrar outros intermediadores de pagamento ou frete.
Por outro lado, pode ser uma solução interessante para quem já vende no ML pois você pode aproveitar os produtos que já tem cadastrado. Além disso, a utilização da plataforma é gratuita.
Planos do Mercado Shops
O plano é gratuito.
Prós do Mercado Shops
- Um único cadastro para vender no Mercado Shops e Mercado Livre
- Não tem custo fixo (apenas as taxas por pagamento)
Contras do Mercado Shops
- Fica preso ao sistema de pagamentos e envios do Mercado Livre
- Não tem muitas opções de promoção
- Não integra com outras ferramentas
Cartpanda
A Cartpanda, além de plataforma de ecommerce, é também um intermediador de pagamento que pode ser utilizado na Shopify ou então para criar links de pagamentos e usá-los onde quiser. Oferece 14 dias grátis de teste.
Planos | a partir de R$ 4,99/mês |
Principais recursos | alguns temas gratuitos; possui lojas de apps |
Pagamentos | Cartpanda Pay, Mercado Pago, Cielo, Ebanx, Pagseguro e outros |
Marketing | programa de pontos; diversas opções de criação de promoções |
Planos da Cartpanda
Light | Transformação | Evolução | Determinação |
R$ 4,99/mês | R$ 127/mês | R$ 597/mês | R$ 1.649/mês |
produtos e visitas ilimitados | produtos e visitas ilimitados | produtos e visitas ilimitados | produtos e visitas ilimitados |
taxa por transação de 2,5% | taxa por transação de 2% | taxa por transação de 1% | taxa por transação de 0,5% |
Prós da Cartpanda
- Plano acessível com todas as funcionalidades
- Produtos e visitas ilimitadas
Contras da Cartpanda
- Não possui integração nativa com marketplaces;
- Poucas opções de layout.
Jumpseller
A Jumpseller é uma plataforma europeia presente em 12 países. Um de seus destaques é a integração nativa com o Mercado Livre e não cobrar taxas de transação em nenhum plano.
Planos | a partir de R$ 30/mês, com descontos para planos anuais e bianuais |
Principais recursos | alguns temas gratuitos; possui lojas de apps |
Pagamentos | Cielo, Mercado Pago e Pagseguro |
Marketing | desconto no pedido; compre X, leve Y; desconto com cupom |
Planos da Jumpseller
Produtos e visitas são ilimitados em todos os planos. Também não cobra taxa por transação.
Basic | Plus | Pro | Premium |
R$ 49/mês | R$ 99/mês | R$ 199/mês | R$ 399/mês |
cross-selling | oferece integração nativa com Mercado Livre | promoções avançadas | filtragem avançada de produtos |
editor de tema visual | recuperação de carrinho abandonado | avaliação de produtos | previsão de pesquisa |
acesso ao código-fonte | |||
As funcionalidades de um plano são cumulativas nos planos superiores.
Oferece 10% de desconto no plano anual, 20% no bienal e 30% no trienal, mas não oferece parcelamento.
Prós da Jumpseller
- Diversas opções de layouts gratuitos;
- Produtos e visitas ilimitadas.
Contras da Jumpseller
- Criação de cupons e promoções somente nos planos mais caros;
- Poucas integração com ferramentas brasileiras.
Moovin
A Moovin é uma plataforma brasileira de ecommerce que oferece diversas funcionalidades para a criação da loja virtual. Porém, a maioria desses recursos só estão disponíveis no plano Corp, que a empresa não divulga o preço.
Outros recursos são prometidos para os outros planos, porém não há data.
Planos | a partir de R$ 69/mês, com descontos para planos anuais e bianuais |
Principais recursos | alguns temas gratuitos; possui lojas de apps |
Pagamentos | Pagar.me |
Marketing | desconto no pedido; compre X, leve Y; desconto com cupom |
Planos da Moovin
Starter | Business | Liberty | Corp |
R$ 69/mês | R$ 159/mês | R$ 249/mês | sob consulta |
100 produtos e 10.000 pageviews/mês | 300 produtos e 20.000 pageviews/mês | produtos e pageviews ilimitados | produtos e pageviews ilimitados |
cupom de desconto | |||
avaliação de compras |
Prós da Moovin
- 3 opções de layouts gratuitos – é possível personalizá-los com uma ferramenta arrasta e solta.
Contras da Moovin
- Diversas funcionalidades, como desconto progressivo e desconto na primeira compra, só estão disponíveis no plano Corp;
- Uma única forma de pagamento;
- Não oferece integração nativa com marketplaces.
Wix
A Wix é uma das principais plataformas de criação de sites do mundo. Também há a possibilidade de criar lojas. Um dos diferenciais da plataforma é o recurso de arrasta e solta na criação de layouts, permitindo edições bastante avançadas com pouco conhecimento.
Por outro lado, ainda há poucas integrações com ferramentas brasileiras, como de pagamentos, frete e marketing.
Planos | a partir de R$ 35/mês, com descontos para planos anuais e bianuais |
Principais recursos | temas gratuitos; possui lojas de apps |
Pagamentos | Wix, Mercado Pago, PagSeguro e PayPal |
Marketing | programa de fidalidade; frete grátis; compre X, ganhe Y; entre outros |
Planos da Wix
Todos os planos oferecem produtos ilimitados. Há descontos para assinaturas anuais e bianuais.
Business Básico | Business Ilimitado | Business VIP |
R$ 35/mês | R$ 45/mês | R$ 100/mês |
50GB de armazenamento | 35GB de armazenamento | 20GB de armazenamento |
Prós da Wix
- Layouts flexíveis;
- Diversas funcionalidades em todos os planos.
Contras da Wix
- Não tem integração nativa com marketplaces;
- Poucas integrações com ferramentas brasileiras.
Magazord
A Magazord é uma plataforma brasileira que se diferencia pela integração com diferentes marketplaces e por ter um ERP nativo integrado à plataforma.
Como o site tem poucas informações, fica difícil fazer uma análise mais aprofundada da ferramenta.
Planos | não divulga valores |
Principais recursos | integração com mais de 35 marketplaces; ERP integrado à plataforma |
Frete | Correios e transportadoras |
Pagamentos | Mundipagg, PayU, Mercado Pago e outros |
Marketing | não divulga funcionalidades |
Planos da Magazord
Não divulga os valores.
VTEX
A VTEX é uma das principais plataformas de criação de sites do mundo. Também há a possibilidade de criar lojas. Um dos diferenciais da plataforma é o recurso de arrasta e solta na criação de layouts, permitindo edições bastante avançadas com pouco conhecimento.
Por outro lado, ainda há poucas integrações com ferramentas brasileiras, como de pagamentos, frete e marketing.
Planos | a partir de R$ 5.000/mês + taxas por vendas |
Principais recursos | temas gratuitos; possui lojas de apps |
Pagamentos | Cielo, Rede, Getnet, Pagseguro, Mercado Pago e outros |
Marketing | programa de fidalidade; frete grátis; compre X, ganhe Y; entre outros |
Planos da VTEX
A partir de R$ 5.000/mês + taxas por vendas
Prós da VTEX
- Diversas funcionalidades em todos os planos.
- Layouts flexíveis;
Contras da VTEX
- Alto custo de mensalidade e implementação.
Loja VirtUOL
O VirtUOL é a loja online do UOL. É uma plataforma simples mas que pode atender a pequenos negócios, especialmente pelo baixo custo.
Planos | a partir de R$ 29,90/mês + taxas por vendas |
Principais recursos | temas gratuitos; |
Pagamentos | somente Pagseguro |
Frete | Correios e Frenet |
Marketing | cupom de desconto e oferta relâmpago |
Planos da Loja VirtUOL
Start | Essencial | Up | Mega Store |
---|---|---|---|
R$ 29,90/mês | R$ 69,90/mês | R$ 99,90/mês | R$ 199,90/mês |
Até 50 produtos | Até 300 produtos | Até 600 produtos | ilimitado |
Nenhum dos planos cobra por transação e todos têm visitas ilimitadas, além de integração com Shopee e Mercado Livre.
Prós da Loja VirtUOL
- Templates gratuitos;
- Integração nativa com Shopee e Mercado Livre;
- Oferta relâmpago e cupom de desconto.
Contras da Loja VirtUOL
- Pagamento somente com Pagseguro;
- Poucas integrações de frete;
- Poucas integrações com ferramentas externas.
Betalabs
Plataforma focada em assinaturas e recorrência. Possui ERP nativo, sem custo adicional. Além disso, oferece layouts gratuitos.
Planos | não divulga |
Principais recursos | temas gratuitos |
Pagamentos | Pagseguro, Vindi, Pagar.me e Mercado Pago |
Frete | Melhor Envio, Frenet, Mandaê, Intelipost |
Marketing | cupom de desconto e oferta relâmpago |
Planos da Betalabs
Start | Pro | Enterprise |
---|---|---|
somente para ecommerces com recorrência | recorrência + plataforma completa | recorrência + plataforma completa |
até 50.000 pageviews | até 200.000 pageviews | pageviews ilimitados |
1 usuário | 5 usuários | usuários ilimitados |
A Betalabs não divulga valores.
Nenhum dos planos cobra por transação e todos têm visitas ilimitadas, além de integração com Shopee e Mercado Livre.
Prós da Betalabs
- Templates gratuitos;
- Integração nativa com Shopee e Mercado Livre;
- Oferta relâmpago e cupom de desconto.
Contras da Betalabs
- Poucos usuários por plano;
- Não integra com marketplaces;
- Poucas integrações com ferramentas externas.
JET
A JET é uma plataforma brasileira focada em omnichannel, já que permite a conexão com diferentes CDs. Traz alguns recursos interessantes, como o checkout otimizado e a venda assistida, ideal para quem tem loja física e deseja vender o estoque do site.
Planos | não divulga |
Principais recursos | clube de assinaturas; venda assistida (venda o estoque do site na loja física, por exemplo); checkout simplificado |
Pagamentos | Pagar.me, Pagseguro, PagHiper, PayPal |
Frete | Melhor Envio, Frenet, Mandaê, Intelipost |
Marketing | mais de 40 opções para criação de promoções |
Integrações | Mailbiz, Enviou, Lahar, Dinamize, Smarthint, Popconvert e outros |
Planos da JET
Não divulga valores, porém, costuma cobra a partir de R$ 700/mês + taxa por venda
Prós da JET
- Mais de 40 opções para criação de promoções;
- Possibilidade de vender B2B com condições específicas;
- Checkout otimizado.
Contras da JET
- É necessário contratar integrador para vender em marketplaces;
- Alto custo de implementação;
- Precisa contratar uma agência certificada para implementar a loja;
- Suporte não é dos melhores.
excelente conteúdo
Conteúdo muito bom, porém importante deixar o disclaimer de que eh um conteúdo patrocinado pela Tray.
Olá. Nenhuma análise foi patrocinada.
wix não integra pagamento com mercado pago nem paypal
só wix pagamentos agora
Olá! No site da Wix informa que há integração com essas plataformas de pagamento.