Ferramentas para e-commerce gratuitas

Selecionamos dezenas de ferramentas gratuitas para seu e-commerce e essenciais para melhorar seus resultados! Confira agora!
Publicado em: 06/04/2022

Ferramentas podem ser grandes aliadas no resultado de seu e-commerce. Melhor ainda se elas forem gratuitas! Reuni nessa lista algumas das minha ferramentas favoritas que não custam nada. Algumas possuem limitações mas mesmo assim já são uma mão na roda. E a maioria custa bem pouco na versão paga.

Você não precisa usar todas elas ao mesmo tempo. O importante é saber o que você precisa que seja feito e, dessa forma, encontrar a melhor ferramenta para isso.

Redes sociais

Redes sociais são um dos pilares de qualquer estratégia de Marketing Digital. uma boa ferramenta não só ajuda a organizar as postagens como também gera relatórios para que você saiba se sua estratégia está dando certo.

Hootsuite: uma das mais famosas ferramentas de gestão de redes sociais, trabalha com todas as principais redes e permite gerar relatórios.

Social Mention: quer saber o que estão falando sobre sua marca ou sobre um determinado assunto. Essa é a ferramenta! Você pode, inclusive, criar alertas.

AdEspresso: comprar mídia em canais como Facebook, Instagram e Google é essencial para o crescimento de um e-commerce. Mas como facilitar a criação e gerenciamento desses anúncios, especialmente quando são muitas campanhas? O AdEspresso facilita muito, permitindo criar em minutos diversas variações de um mesmo anúncio, em uma interface super amigável. É uma ferramenta muito útil para e-commerces médios e grandes.

Comunicação

Jivochat: uma das principais ferramentas de chat existentes no mercado. A versão gratuita permite até 5 operadores e não tem limite de conversas.

Suiteshare: como escalar o atendimento por WhatsApp? Essa é a ferramenta mais usada atualmente pelos clientes para atendimento e o Suiteshare possui diversas soluções que ajudam a escalar e organizar seu atendimento e ainda permite fazer remarketing para quem entrou em contato mas não comprou.

Movidesk: ter uma visão 360º do seu cliente é cada vez mais importante.

Conteúdo e SEO

Conteúdo é uma das principais bases do Marketing Digital. Algumas ferramentas facilitam e muito o trabalho de pesquisa e produção de conteúdos.

BuzzSumo: descubra quais são os conteúdos mais compartilhados nas principais redes sociais. Essa é uma boa forma de ter ideias para seus próprios conteúdos.

Google Trends: descubra quais são os assuntos do momento no buscador mais poderoso do mundo. O Google Trends é um bom termômetro de tendências e pode fornecer insights significativos.

KW Finder: precisa ideias de palavras-chave para usar em um post ou mesmo em um anúncio? A KW Finder ajuda muito!

SEO Monitor: deseja monitorar o posicionamento de suas palavras-chave? O SEO Monitor é fácil de usar e possui um plano gratuito para até 10 palavras. Você ainda consegue comparar seus resultados com os da concorrência.

Search Console: é a ferramenta do Google, totalmente gratuita, para enviar seu sitemap, monitorar as páginas indexadas, conferir suas palavras-chave, entre outros.

Ubersuggest: a principal função dela é ajudar a encontrar palavras-chave específicas para o seu segmento. Pesquisa de palavra-chave tende a ser complicado e a Ubersuggest facilita ao recomendar palavras semelhantes aquela que você adicionou. Além disso, ajuda a encontrar possíveis erros no seu site que podem estar atrapalhando seu posicionamento. É só inserir sua URL e começar. 

SEMrush: ferramenta de SEO muito avançada e completa. Você pode comparar seus resultados (orgânicos e pagos) com os de seus concorrentes, monitorar palavras-chave, tirar ideias de conteúdo e muito mais.

+ Técnicas de SEO para e-commerce: como começar

Design

Para quem não tem familiaridade com programas de edição de imagens, existem algumas ferramentas online e intuitivas que podem ajudar. Não substitui um designer mas salva em diversos momentos.

Canva: com o Canva você pode criar diversos tipos de imagens gratuitamente, desde posts para Facebook até ebooks e infográficos.

Adobe Spark: com uma proposta parecida com a do Canva, o Spark permite até criar pequenos vídeos.

Freepik: banco de imagens gratuito com milhares de fotos e vetores. Para usar as fotos sem dar os créditos, é cobrada uma assinatura de 10 dólares por mês, valor muito abaixo de qualquer outro banco disponível.

Iconfinder: banco de ícones, com milhares de opções para enriquecer suas artes.

+ Plataformas de e-commerce: comparativo e como escolher

ERPs e marketplaces

O ERP permite, entre outras coisas, conectar diversos canais de vendas, como e-commerce, loja física, revendedores, marketplaces, entre outros. Em alguns casos, você pode conectar sua plataforma de e-commerce com um hub integrador de marketplace e vender em diversos sites com um único cadastro.

Tiny: o Tiny é um ERP super completo, permitindo conectar com diversas plataformas de e-commerce e marketplaces. Além disso, você pode gerenciar seu estoque e controlar as finanças do seu negócio.

Plugg.to: integra com dezenas de marketplaces, de diversos segmentos.

Anymarket: outro hub de integração muito completo.

Olist: se você não tem uma loja virtual, o Olist pode ser uma boa escolha para vender em marketplaces.

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E-mail marketing

Como já falei aqui, email marketing deve fazer parte de qualquer estratégia de Marketing Digital – não importa o ramo da sua empresa. Se você ainda não faz as ferramentas abaixo podem ajudar. E se já faz, elas podem melhorar sua estratégia.

RD Station: além de criar e-mail marketing, o RD Station permite criar landing pages, pop-ups, botão de WhatsApp e nutrição de leads. É uma das ferramentas mais completas por um preço acessível.

MailChimp: uma das ferramentas de envio de email marketing mais famosas do mundo. A versão gratuita permite até 2000 contatos e 12000 envios por mês. Também inclui: automação de marketing, formulários para captura de emails, criador de campanhas, relatórios, entre outros.

Hello Bar: é uma ferramenta avançada para criação de pop-ups. Permite escolher em quais páginas exibir seu pop-up, quantas vezes, em qual momento o pop-up deve aparecer (quando o usuário rola a página, quando ele está pra sair da página e por aí vai) e ainda conta com diversos templates.

Mail Tester: com essa ferramenta, você verifica a pontuação do seu email marketing e descobre no que pode melhorá-lo.

Sender Score: quer saber como anda a reputação do seu domínio de envio de email? Essa é a ferramenta certa.

ActiveCampaign: ferramenta de automação de marketing e e-mail marketing. Algumas das funcionalidades: recuperação de carrinho abandonado e automações para: clientes que mais compraram, clientes que não compram há algum tempo ou clientes que compram itens específicos, entre outras funções. É uma ferramenta bem completa com preços bastante competitivos. Você pode testar gratuitamente.

O ponto negativo é o preço – se seu e-commerce é pequeno, sugiro utilizar outras ferramentas, como o RD Station.

e-Goi: ferramenta completa, incluindo criação de landing pages, pop-ups, e anúncios no Google e Facebook e, claro, automação de marketing. Também possui a função de SMS e webpush. Possui alguns modelos já prontos de automação, como por exemplo recuperação de carrinho.

Enviou: plataforma de e-mail marketing, recuperação de carrinhos e boletos. Para recuperação de carrinhos permite criar até 5 e-mails e apresenta relatórios de recuperação. Para recuperação de boletos, é possível criar e-mails e SMS e ainda trocar a forma de pagamento para cartão de crédito.

+ Consultoria em e-commerce: conheça nossa consultoria personalizada

Tarefas e Organização

Manter a organização é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia. Por isso, inclui essas ferramentas na lista.

Asana: gestor tarefas simples e eficiente. É o que usamos na burnell atualmente.

Trello: um dos mais eficientes gestores de projetos que conheço, o Trello possui uma série de funcionalidades que facilitam a vida. Mesmo que você não tenha uma equipe, pode usá-lo para se organizar. Uma vantagem: você pode utilizar “quadros” criados por outras pessoas – e existem quadros para tudo o que você imaginar!

Pipefy: permite criar processos totalmente customizados ou utilizar um dos vários templates. Você ainda pode conectar o Pipefy com outras ferramentas, automatizando processos.

Evernote: com o Evernote você pode criar listas, lembretes, fazer anotações importantes, capturar artigos online, integrar com seu Google Calendar para registrar o que foi conversado em uma reunião… A lista de possibilidades é infinita!

Relatórios, monitoramento e desempenho

Google Analytics: essa é fundamental mas muita gente ainda não sabe de sua importância. O Google Analytics reúne as principais métricas de navegação do seu site. Quer saber quanto tempo seus visitantes passam em sua loja? O Analytics mostra. Quais as páginas mais visitas? Quais produtos mais comprados? Quais os canais de onde vêm essas vendas? Tudo isso o Google Analytics é capaz de mostrar, configurando-o corretamente.

Google Data Studio: é a ferramenta do Google para criação de relatórios integrados com o Analytics, o Ads e outras ferramentas. Também possui modelos de relatórios que ajudam muito.

Google Optimize: já passou por uma situação em que você não sabe qual cor do botão vai converter melhor? O Google Optimize permite criar duas versões de uma mesma página e testar qual é melhor.

Google Tag Manager: outra ferramenta muito útil do Google. Com ela, você pode gerenciar diversas tags em um único lugar. Além disso, é possível monitorar cliques em um botão de uma página ou cliques em um banner, por exemplo.

Website Grader: você sabe se seu site é bom o suficiente? O Website Grader analisa a performance, a otimização do site para dispositivos móveis e também para buscadores e, por fim, a segurança. No final, dá uma nota e explica o que pode ser melhorado.

GTmetrix: uma das ferramentas que eu mais gosto para monitorar o desempenho do site em relação a carregamento. Ele apresenta os principais erros que impedem seu e-commerce de carregar mais rápido.

Navegg: quer descobrir o perfil dos visitantes da sua loja? A Navegg traz dados demográficos, como idade, gênero, classe social, entre outros, e ainda dados sobre comportamento de compra.

Reportei: precisa apresentar os resultados das campanhas de Ads ou então de mídias sociais? A Reportei integra com a maioria dos canais e permite criar relatórios em poucos cliques.

Dashgoo: semelhante ao Reportei, porém com mais funções e diversos modelos de relatórios. Você pode criar um dashboard para visualizar facilmente seus resultados ou então programar para enviar relatórios com a frequência desejada.

+ Métricas para e-commerce: o que é importante medir – e como medir

Pesquisa

Hotjar: monitora o que seus visitantes estão fazendo em seu site. Você consegue extrair mapa de calor (onde há mais cliques/toques em sua página) e também ver a gravação da tela dos usuários (de modo anônimo). Assim, é possível tomar decisões mais assertivas em relação ao design da loja.

Hexometer: a principal funcionalidade do Hexometer é saber se seu site está 100% online o tempo todo. Quedas de servidor são bastante comuns, então você consegue saber se seu site caiu e qual o percentual de tempo ele ficou ativo.

Survicate: ferramenta para realizar pesquisas em seu site. Quer saber o motivo pelo qual seus visitantes estão saindo do site? Ou então o que eles estão procurando exatamente? O Survicate possui funcionalidades completas de pesquisa e o plano gratuito é bastante abrangente. Aqui na burnell usamos especialmente para coletar informações a respeito do público de nossos clientes.

Typeform: deseja criar pesquisas para conhecer melhor seu público? O Typeform é excelente e possui uma versão gratuita.

Pop-ups e web push

Poptin: possui dezenas de modelos de pop-ups, inclusive permitindo criar um pop-up com cupom de desconto (muito útil para abandono de carrinho). Além disso, você pode criar pop-ups específicos para o desktop e mobile, adaptando de acordo com o  tamanho da tela. Outra função muito legal é o contador regressivo, criando urgência em seu clientes. Em nossos testes, essa ferramenta apresentou resultados 30% superiores a outras ferramentas de pop-up. O plano gratuito permite até 1000 visualizações/mês.

Hello Bar: é uma ferramenta avançada para criação de pop-ups. Permite escolher em quais páginas exibir seu pop-up, quantas vezes, em qual momento o pop-up deve aparecer (quando o usuário rola a página, quando ele está pra sair da página e por aí vai) e ainda conta com diversos templates.

SmartHint: possui diversas funcionalidades, como pop-up de saída, que permite incluir um cupom de desconto e mostrar os produtos visualizados, e vitrines inteligentes, utilizando inteligência artificial para mostrar os produtos certos para as pessoas certas.

Sendpulse: é uma ferramenta para envio de notificações web push. Com ela, você pode enviar uma notificação no navegador da pessoa (seja desktop ou mobile) para que ela retorne ao site e finalize a compra (dando um desconto, por exemplo).

+ Carrinho abandonado: como reverter?

Outras ferramentas para seu e-commerce

Melhor Envio: o frete é um dos calcanhares do e-commerce. O Melhor Envio permite integrar com as principais transportadoras, inclusive os Correios, sem a necessidade de contrato com cada uma delas. O Melhor Envio compara todas elas e apresenta qual tem o menor custo.

Venda Válida: ferramenta para recuperação de carrinho e boletos, através de um fluxo automatizado de e-mails, SMS e ligação.

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Lukas Godoy

Lukas Godoy

Consultor de e-commerce

Publicitário, pós-graduado em Gestão Estratégica em Moda e cursando MBA em Varejo Físico e Digital na USP. Atuo há 12 anos com Marketing Digital, trabalhando em projetos para pequenas, médias e grandes empresas, especialmente do ramo de vestuário e cosméticos.

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