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Google Ads para ecommerce: guia completo para começar e otimizar suas campanhas

Está anunciando ou deseja começar? Confira tudo o que você precisa saber sobre o Google Ads para ecommerce!

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Você certamente já utilizou o Google para pesquisar alguma coisa. Seja para obter informações sobre alguma dúvida, seja para o trabalho e até mesmo para procurar algum produto que deseja comprar.

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Muita gente se questiona se o Google ainda é uma ferramenta relevante para vender online, especialmente com a competição acirrada com o Facebook e Instagram (Meta). E a resposta é sim! Milhões de pessoas acessam o Google todos os dias.

E você ainda pode anunciar nos sites parceiros do Google, exibindo seus produtos dentro de conteúdos relevantes pra você. Por exemplo, se você vende moda, pode veicular uma campanha em sites de moda. Dessa forma, você impacta o cliente no momento em que ele está procurando por um conteúdo relevante pra você.

O que é o Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de anúncios do Google. Com ela, é possível anunciar na ferramenta de pesquisa, que é tão famosa, mas também anunciar em milhões de sites ao redor do mundo, além do YouTube.

O Google oferece uma gama completa de soluções para anúncios online, incluindo a ferramenta Shopping, que funciona como uma ferramenta comparadora de preços – você vê o mesmo produto em diferentes lojas e pode comparar rapidamente.

O Google Ads é um sistema de links patrocinados, em que você paga por clique (CPC – custo por clique). Ou seja, você só paga se alguém clicar na sua campanha.

Esse formato permite saber exatamente quanto você gastar e ter uma projeção de quantos cliques você vai obter de acordo com sua verba.

Por que investir no Google Ads

O Google é uma das plataformas mais poderosas para atrair clientes e muito utilizada por todos os tipos de ecommerce.

Por ser bastante flexível, é possível escolher qual será seu investimento mínimo e escalar a partir daí. Você pode (e muitas vezes, deve) começar com poucas palavras-chave para entender o que terá mais conversão.

E o melhor de tudo: o Google tem uma oferta ativa que dá até R$ 3600 para quem começar a anunciar (só vale para novos anunciantes).

Vantagens de anunciar no Google Ads

  • Orçamento flexível, que acompanha o crescimento do seu ecommerce;
  • Diferentes tipos de campanhas para diferentes objetivos;
  • Possibilidade de atingir pessoas que estão buscando pelo seu produto naquele momento;
  • Pague somente quando alguém clicar;
  • Possibilidade de atingir pessoas em diferentes momentos da jornada de compra.

Você já deve ter se deparado com essa questão: onde anunciar – Google ou Facebook?

Ambas ferramentas são excelentes para ecommerces de diferentes nichos e fases de negócio. Mas existem algumas diferenças que podem determinar qual escolher para começar a anunciar.

O sistema do Google é baseado em palavras-chave, tanto na Pesquisa quanto no Shopping. Também é possível anunciar na Rede de Display, escolhendo os canais por tópicos ou por demografia, por exemplo.

Costumo dizer que o Google é captador de demanda, ou seja, ele vai captar a demanda existente no mercado para seu produto.

Indico muito para produtos que não são muito nichados ou com ticket médio muito alto. Se você tem uma multimarcas, por exemplo, o Google pode ser uma excelente escolha.

Já no Facebook seus anúncios serão de imagem ou vídeo (não existe a possibilidade de anunciar só texto) e eles serão exibidos no Facebook, Instagram e na network da Meta (em sites e apps parceiros).

Você pode escolher a demografia de quem verá seus anúncios, como por exemplo: mulheres de 25-35, moradoras de São Paulo e que curtam assuntos como moda.

Indico mais para quem tem produtos nichados e/ou com ticket médio mais alto.

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Tipos de campanhas no Google Ads para ecommerce

Campanha de Pesquisa (Search)

Geralmente, indico começar suas campanhas por aqui. Você consegue ter um bom controle sobre quais pesquisas deseja aparecer, em quais regiões e horários. Se você tem pouca verba, também é um bom começo. Falando em verba, indico começar com, pelo menos, R$ 10 por dia, aumentando conforme seus resultados.

Minha outra indicação é começar por uma pequena região geográfica e aumentando gradativamente. Se o seu estoque está no Paraná, comece por aí. Dessa forma, o frete fica mais barato e você até pode dar frete grátis, aumentando a taxa de conversão.

Palavras-chave

E como saber quais palavras-chave utilizar em sua campanha? Meu primeiro passo é fazer uma busca no próprio Google. Exemplo: se você vende camisetas masculinas, essa seria a principal palavra-chave. Porém, você pode utilizar outras palavras complementares, como camiseta masculina branca, camiseta masculina estampada e por aí vai. Nesse caso, quanto mais assertivo você pode com as palavras, melhor – especialmente quando se tem pouca verba.

Podemos utilizar a correspondência do tipo frase ou exata. Na frase, o Google vai pegar tudo o que vem antes ou depois da sua palavra-chave. Exemplo: “camiseta masculina estampada” ou “estampada camiseta masculina”. Já na exata, ele vai mostrar seu anúncio apenas para “camiseta masculina”. Indico usar as duas formas.

Nas palavras-chave do tipo frase você precisa ficar de olho em quais palavras ativaram seu anúncio e negativar aquelas que não são relevantes.

Criação dos anúncios de texto

E como redigir bons anúncios? Atualmente, o Google tem um único formato de anúncio, que são responsivos. Você cria diversos títulos e descrições e o Google escolhe os mais relevantes e exibe-os. É importante usar as principais palavras-chave no título e escrever descrições persuasivas, pois é isso que vai fazer alguém clicar no seu anúncio.

Extensões de anúncio

As extensões ajudam e muito a aumentar a taxa de clique e ainda melhora a relevância do anúncio. Os principais tipos de extensão:

  • Sitelinks: você pode colocar links para outras categorias ou produtos específicos. Crie pelo menos 4 sitelinks. Utilizo muito para promoções com prazo de validade.
  • Frases de destaque: aqui você pode destacar seus diferenciais, como frete grátis ou parcelamento sem juros.
  • Snippets estruturados: você pode mostrar as marcas que você vende ou tipos de produtos.
  • Chamada: é possível, ao clicar no anúncio, fazer uma chamada para sua empresa.
  • Local: exibe suas lojas físicas, se houver.
  • Preço: você pode exibir preços ou faixas de preços de produtos ou categorias.
  • Promoção: aqui você pode exibir algum cupom de desconto ou desconto específico em alguma categoria ou peça. Uma estratégia legal é criar um cupom específico para quem vê seus anúncios no Google.

Quanto mais extensões você usar, melhor.

+ Carrinho abandonado no ecommerce: como reverter?

Campanha de Google Shopping

As campanhas de Google Shopping exibem seus produtos cadastrados na Merchant Center. Nesse artigo você encontra o passo a passo para se cadastrar. Antes de criar sua campanha, é importante se atentar a alguns detalhes na hora de cadastrar seu produto:

Título do produto: use palavras-chave que facilitem a busca. Veja como seus concorrentes fazem.

Descrição: também utilize palavras-chave e seja o mais detalhado possível.

Categoria do produto: o Google Shopping possui diversas categorias de produtos e você deve encaixar as categorias do seu ecommerce de acordo com elas. Veja aqui a lista completa.

GTIN: esse é o código de barras. Se você trabalha com multimarcas ele é ainda mais importante, para que o Google faça o “match” com outros varejistas que também vendem o mesmo produto.

Marca: principalmente se você é uma multimarcas é importante constar esse atributo no cadastro.

Existem outros atributos que você encontra no artigo sobre Google Merchant Center, mas esses devem ter cuidado redobrado.

Lembrando que cada plataforma trabalha de formas diferentes com os atributos do Google Shopping, então vale consultá-la.

Campanha de Remarketing Dinâmico

Também conhecida simplesmente como remarketing, na campanha de Remarketing Dinâmico é possível exibir os produtos que alguém visualizou na sua loja na rede de display do Google (sites parceiros do Google).

Para que ela seja exibida, é importante configurar corretamente o Google Merchant Center e ter as tags do Google configuradas na sua loja.

Considero ela uma das principais para ecommerces, já que você impacta novamente quem entrou na loja mas não comprou. Essa é, também, uma das campanhas com maior taxa de clique (CTR) e conversão.

O Google conta com uma ampla rede de sites parceiros no Brasil e no mundo, então, certamente seus clientes verão sua campanha de remarketing.

Você pode controlar em quais sites sua campanha vai aparecer, evitando associar sua marca com conteúdos que não sejam relevantes (por exemplo, pornografia).

Campanha de Performance Max

Essa é a uma campanha semi-automatizada do Google Ads, que utiliza inteligência artificial para fazer maximizar as conversões.

O diferencial desse tipo de campanha é poder anunciar em todo o inventário do Google Ads de uma vez, incluindo Pesquisa, Display, YouTube, Gmail e mais.

Você pode definir um valor por conversão desejado e a IA do Google irá tentar gerar conversões com base nesse valor. Ou seja, ela pode ser excelente para ecommerces.

É um tipo de campanha mais indicado para quer anunciar em todos os canais e, ao mesmo tempo, não deseja fazer isso de maneira individualizada.

Também é importante notar que ela é indicada em contas que já possuem conversões. Não crie essa campanha como sua primeira.

Principais erros em campanhas de Google Ads

Existem alguns erros que você pode evitar desde o início nas suas campanhas. E algumas otimizações só poderão ser feitas quando você já tiver algum histórico de campanha.

  1. Não fazer uma pesquisa de palavras-chave (use a ferramenta do próprio Google Ads);
  2. Não estudar seus concorrentes;
  3. Não ter uma rotina de análise de sua campanha (que pode variar entre diariamente ou a cada dois ou três dias);
  4. Não alinhar o que está sendo anunciado com o que aparece no seu ecommerce (exemplo: a campanha fala sobre camisetas mas vai para a home do site e não para a categoria de produtos);
  5. Não negativar palavras que não são interessantes para seu negócio.

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Como otimizar as campanhas do seu ecommerce no Google Ads

Agora que você já sabe alguns dos principais erros nas campanhas de Google Ads para ecommerce, vamos ver algumas dicas para otimizar suas campanhas:

  1. Comece sua campanha exibindo seus anúncios em poucos locais (por exemplo, na sua cidade ou estado);
  2. Pause as palavras-chave que não obtém conversão;
  3. Verifique os horários de maior conversão e aumente o lance para esses momentos; da mesma forma, diminua seus lances em horários que não convertem;
  4. Verifique os locais (cidades/estados( que possuem maior conversão e aumente seu lance;
  5. Veja como seus concorrentes anunciam;
  6. Negative palavras que não são interessantes (alguns exemplos: “grátis”, “gratuito”, “atacado”);
  7. Tenha estratégias para recuperar carrinhos abandonados.

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