fbpx

Google Merchant Center: como configurar [tutorial completo]

Aprenda como funciona o Google Merchant e como configurar sua conta corretamente para que seus produtos apareçam de graça.

Publicado em:

Nenhum comentário

google-merchant-como-configurar

Principais pontos do artigo:

Newsletter Ecommerce na moda

Junte-se a centenas de gestores de ecommerce e assine a newsletter gratuita e exclusiva para lojas de moda, acessórios e cosméticos!

Captcha obrigatório
Você está na lista VIP!
  • O que é o Google Merchant e como ele pode ajudar sua loja a vender mais sem investir em tráfego;
  • Como criar uma conta no Google Merchant;
  • Como configurar o Google Merchant em sua plataforma de ecommerce.

Desde o ano passado, o Google Shopping passou a ser gratuito no mundo todo. Se antes era necessário pagar para aparecer, através de campanhas do Google Ads, agora é possível que seus produtos apareçam sem gastar nada.

Os resultados pagos continuam existindo, mas os resultados orgânicos abriram caminhos para pequenos negócios que desejam utilizar dessa poderosa ferramenta para vender mais.

O que é o Google Shopping

O Google Shopping é uma espécie de comparador de preços que aparece na busca do Google. Dependendo da palavra-chave buscada o resultado já aparece no topo da página – veja o exemplo:

google shopping

Os resultados do Shopping aparecem com grande destaque na página e é possível navegar pelo carrossel antes de abrir a página dedicada, com mais resultados – o mesmo acontece no mobile. Em alguns casos, os resultados aparecem do lado direito no desktop.

Esses resultados do topo são os resultados pagos, através de campanhas do Google Ads. Existe um tipo de campanha específica para Shopping e você pode escolher quais produtos deseja exibir. Ou seja, você tem maior controle do que quer anunciar.

A página de resultados do Shopping permite filtrar os resultados e também exibe os resultados não patrocinados, logo abaixo do carrossel.

google shopping pagina resultados

Para aparecer nos resultados orgânicos e otimizar suas campanhas pagas, é importante investir em SEO. Quanto mais otimizados seus produtos, menor o custo de suas campanhas e maiores as chances de aparecer.

+ Ecommerce de moda: passo a passo para começar

O que é o Google Merchant Center

O Google Merchant Center é a ferramenta do Google para gerenciar seus produtos. É através dela que você cadastrará os produtos disponíveis na sua loja e que, posteriormente, serão exibidos na busca do Google.

O jeito mais comum de cadastrar seus produtos é fazendo a integração com sua plataforma de ecommerce – mais abaixo eu explico como.

Benefícios do Google Merchant Center

  1. Aumenta a chance de exposição de sua loja: ao cadastrar seus produtos, você aumenta e muito suas chances de expor sua loja para milhões de consumidores.
  2. É de graça: você não precisa pagar nada para se cadastrar e começar a aparecer.
  3. Encontra clientes no momento da compra: o Google Shopping é justamente focado em pessoas que estão procurando por determinados produtos, ou seja, são clientes com alta probabilidade de conversão.
  4. Mostre seu estoque local: tem loja(s) física(s)? Você pode conectá-la e mostrar os produtos disponíveis nessa loja.
  5. Descubra sua competividade: através da ferramenta de análise do Merchant Center, você pode descobrir a competitividade do seu inventário, incluindo preço e demanda no mercado.
  6. Mostra seus produtos para quem já visitou sua loja: você poderá criar um remarketing dinâmico exibindo seus produtos para quem já visitou sua loja na Rede de Dispaly do Google;
  7. Exibir as avaliações da sua loja na pesquisa do Google.

Requisitos para se cadastrar no Google Merchant Center

Para cadastrar sua loja no Google Shopping é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ter uma conta Google;
  • Ter uma conta no Google Merchant;
  • É preciso vender produtos físicos;
  • É preciso ter um site para a finalização da compra (não serve WhatsApp ou Instagram).

+ Plataformas de ecommerce: confira análises e comparativos completos

Atributos obrigatórios

Alguns atributos são obrigatórios no cadastro do produto para que o Google aprove, são eles:

  • ID (código);
  • Título (title): nome do produto;
  • Descrição (description): descrição do produto;
  • Link: link do produto;
  • Imagem (image_link): link da imagem do produto;
  • Disponibilidade (availability):
  • Preço (price): preço do produto;
  • Marca (brand): marca do produto;
  • GTIN: é o código de barras informado pelo fabricante. Alternativamente, é possível usar o campo MPN.

Os atributos abaixo são obrigatórios para produtos roupas, acessórios e calçados – sem eles, seus produtos não serão exibidos:

  • Gênero (gender): é possível usar os seguintes valores: unissex, masculino ou feminino.
  • Faixa etária (age_group): recém-nascido, 3 a 12 meses, 1 a 5 anos, infantil ou para_adultos.
  • Para os dois atributos acima, é necessário seguir exatamente a nomenclatura exigida pelo Google.
  • Cor (color): são aceitos valores escritos por extenso, como preto ou vermelho. Caso tenha mais de uma cor, você pode separá-las com uma barra, assim: Preto/Vermelho.
  • Tamanho (size): é necessário que o tamanho se encaixe nos padrões do Google. Encontre aqui.
  • Categoria (google_product_category): não é um atributo obrigatório mas é altamente recomendado, a fim de otimizar seus resultados, principalmente se você for anunciar no Google Ads.

Nessa página você encontra todos os atributos disponíveis e as especificações para cada um. Recomendo que essa lista de atributos obrigatórios seja analisada no momento do cadastro dos produtos, para evitar retrabalho.

Aliás, quanto mais atributos você fornecer, melhor.

+ Sacolinha do Instagram: como configurar

Como acessar o Google Merchant Center

Para acessar o Merchant Center, é necessário ter uma conta do Google (pode ser utilizado um Gmail ou então qualquer outro email). Se você não tem uma conta Google, clique aqui e crie uma.

Como criar uma conta no Google Merchant Center

Para criar uma conta no Merchant Center, você deve ter uma conta do Google. Não é necessário ter um Gmail. Você pode criar uma conta do Google com qualquer email.

Clique aqui para criar sua conta do Google.

Com essa conta você poderá utilizar todos os serviços do Google, como Ads e Analytics. O ideal é que você use a mesma conta para tudo: Ads, Analytics, Merchant etc.

No próximo tópico, darei mais detalhes sobre a criação do Merchant Center.

Como adicionar produtos no Google Merchant Center

Agora que sabemos da importância do Google Shopping para o ecommerce e as diretrizes, é hora de aprender a configurar. São algumas etapas e essas configurações servem tanto para os resultados orgânicos quanto para anunciar no Google Ads.

Você deve criar uma conta na Merchant Center. Essa conta ficará vinculada à sua conta do Google. Recomendo usar a mesma conta do Google Ads e Google Analytics, já que depois faremos a vinculação entre elas.

Passo 1: começando

Ao abrir o Merchant Center, você verá a seguinte tela:

google merchant center como configurar

Você deverá marcar que vende online e colocar a URL do seu site – ter um site é obrigatório.

Passo 2: preencha o país

Preencha o nome da sua empresa (você poderá alterar depois). Aqui, pode ser o nome fantasia. Escolha o(s) país(es) em que irá vender.

google merchant center como configurar 2

Passo 3: preencha as informações da loja

Você verá a tela inicial do Merchant Center e deverá seguir o passo a passo mostrado na tela. Lembrando que é imprescindível preencher tudo:

google merchant center como configurar 3

O primeiro passo é preencher seu endereço comercial. Esse mesmo endereço deve constar no rodapé do site e, se possível, ser o mesmo endereço cadastrado em seu CNPJ.

Também é necessário preencher o telefone da empresa, que deverá ser confirmado. A mesma dica acima: esse telefone deve constar no rodapé do site em todas as páginas.

Passo 4: confirmando seu website

É necessário confirmar que você possui acesso a esse site. Para isso, você pode fazer a verificação colocando uma tag em todas as páginas do site ou vinculando com o Google Analytics.

É importante que seu site tenha uma página com a política de trocas e devoluções, além do CNPJ, razão social, endereço e telefone no rodapé de todas as páginas.

Passo 5: enviando seus produtos

A última etapa é incluir seus produtos. A forma escolhida vai depender da sua plataforma de ecommerce.

google merchant center como configurar 4

A opção mais comum – e mais recomendada – é a primeira: adicionar produtos do seu arquivo.

Após a inclusão, você deverá aguardar o prazo para que o Google revise seus produtos, o que pode levar até uma semana.

Passo 5

Após a revisão do Google, entre novamente na sua conta e clique em Produtos > Requer atenção. Aqui, você verá quais produtos foram aprovados, quais foram reprovados (sinal vermelho) e também verá um sinal amarelo, que indica quais produtos foram aprovados mas que contém algum erro no seu cadastro.

Se tudo estiver certo, seus produtos já estarão aptos a aparecerem na listagem gratuita do Google Shopping.

+ Precisa de ajuda? Conheça minha consultoria em ecommerce

Ganhe um diagnóstico totalmente grátis para seu ecommerce!

Não importa o que você faça, seu ecommerce não vende?
Vamos descobrir juntos o que impede seu ecommerce de crescer e desenhar um plano de ação para alavancar suas vendas.
O diagnóstico é totalmente gratuito e exclusivo para ecommerces de moda, calçados, joias, semi-joias e cosméticos. Você deve preencher todos os campos abaixo e depois agendar seu diagnóstico no link que vai abrir:

Captcha obrigatório

Como anunciar seus produtos no Google Ads / Google Shopping

Agora que configuramos o Merchant Center, vamos aprender a vincular sua conta com o Google Ads para anunciar.

Na barra lateral clique em Campanhas publicitárias. Você deverá linkar com sua conta do Google Ads. Se você não tiver uma conta, poderá criá-la.

google merchant center como configurar 5

O próximo passo é criar a campanha. Você pode criar diretamente no Merchant Center ou ir para o Google Ads, onde você terá opções mais avançadas.

Para configurar no Google Ads, siga o passo a passo abaixo:

Na tela principal do Google Ads clique no botão “mais”, nova campanha e na tela seguinte você deve escolher “Vendas”. No tipo de campanha, escolha “Shopping”.

Depois disso, você terá duas opções: Campanha Performance Max e Campanha padrão do Shopping. Para quem está iniciando, eu recomendo a opção padrão do Shopping. Dessa forma, você poderá validar sua estratégia antes de anunciar em mais locais.

Como anunciar no Google Shopping de graça?

Ao cadastrar seus produtos no Merchant Center e após a aprovação do Google, seus produtos já aparecerão gratuitamente no Google Shopping.

No entanto, com uma campanha paga suas chances de aparecer são maiores e você também aparece em destaque na página.

Crie uma promoção para exibir em seus produtos

Recentemente, o Google liberou uma função gratuita que permite exibir uma promoção da sua loja diretamente no Google Shopping – um cupom de desconto, por exemplo.

Veja mais no vídeo abaixo:

Para criar uma promoção, primeiro é necessário ativar o recurso. Na roda dentada, clique em Complementos. Na aba Descobrir, ative Promoções.

Depois, volte para a página inicial, clique em Promoções e Criar uma promoção por vez.

google merchant center promocoes

Passo a passo para criar sua promoção:

  1. Escolha o país e o idioma;
  2. Depois, escolha onde sua promoção deverá aparecer (resultados orgânicos ou pagos);
  3. Em seguida, escolha a categoria de promoção. O Google permite criar as seguintes: valor do desconto (R$), porcentagem de desconto, brinde ou frete grátis. Cada um dessas categorias mostra os tipos de promoções;
  4. Preencha os detalhes da promoção, como o título, que será mostrado aos clientes, e o ID, que não será mostrado (apenas para controle interno);
  5. Em seguida, você deve escolher em quais produtos sua promoção aparecerá. Você pode criar um filtro ou então exibir em todos os produtos;
  6. Depois, você pode escolher um código que será exibido aos clientes para ser aplicado em sua loja;
  7. Por último, escolha o período de exibição da promoção. O Google leva de 1 a 3 dias para analisar a promoção e disponibilizá-la.

Confira o tutorial completo do Google sobre as promoções.

Deixe um comentário