Instagram Shopping: aprenda a configurar e comece a vender pelo Insta

Como configurar a "sacolinha" do Instagram? Aprenda a usar a função Instagram Shopping da rede.

Sobre o autor

Publicitário, pós-graduado em Gestão Estratégica em Moda e cursando MBA em Varejo Físico e Digital na USP. Atuo há 12 anos com Marketing Digital, trabalhando em projetos para pequenas, médias e grandes empresas, especialmente do ramo de vestuário e cosméticos.

O Instagram já é uma das grandes redes sociais do mundo – no Brasil também! A rede social de fotos tem se tornado cada vez mais relevante para o e-commerce, especialmente os de moda. Prova disso é que o Instagram lançou uma aba dedicada às compras, que oferece uma curadoria de produtos semelhantes aos visualizados pelo usuário e também aqueles de marcas que ele já visitou ou segue.

Abaixo eu ensino como configurar a sacolinha no seu perfil.

O que é o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é a loja da sua empresa no Instagram (a famosa “sacolinha”). Com ele, você poderá marcar seus produtos em seus posts, tanto no feed quanto nos stories, e redirecionar o cliente para seu site ou então para o direct. Por enquanto, só é possível configurar o Instagram Shopping se você já tiver um site.

O Instagram está testando uma funcionalidade de checkout dentro da própria plataforma, sem a necessidade do cliente sair do Instagram para finalizar sua compra. No Brasil, essa funcionalidade ainda não está disponível.

instagram-checkout
Checkout no Instagram

Por enquanto, o usuário é redirecionado para sua loja online ou então para um chat no Facebook, Instagram ou WhatsApp.

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Passo a passo para configurar sua loja no Instagram

Vamos aprender passo a passo a configurar sua loja. São diversos passos mas, uma vez configurado, você não precisa mais se preocupar!

Antes de começarmos, é importante se atentar para os requisitos exibidos pelo Facebook para criar sua loja. Você encontra esses requisitos neste link. Para criar a loja no Instagram é importante que sua conta esteja vinculada à sua página no Facebook. É importante também que esta conta do Instagram seja comercial. Confira aqui como fazer essa configuração.

1. Crie uma conta Business

Caso você não tenha, é necessário ter uma conta no Business Manager (Gerenciador de negócios do Facebook). Você pode usar seu login no próprio Facebook.

Após criar ou fazer login na sua conta, clique nas Configurações de negócio, do lado esquerdo da tela.

Na aba “Contas”, clique em “Páginas” e depois “Adicionar uma página”. Você deve adicionar a página do seu negócio.

Configuracoes do negocio adicionar pagina

Faça o mesmo na aba “Contas de anúncios” (se não tiver uma conta, crie uma) e na aba “Instagram”.

Depois vá até a aba “Fontes de dados” e clique em “Catálogos”. Aqui você vai criar seu catálogo de produtos.

2. Crie um catálogo de produtos

O primeiro passo é ter um catálogo de produtos. Você pode cadastrar seus produtos manualmente ou então usar um arquivo XML, que é atualizado automaticamente (esse arquivo será fornecido pela sua plataforma de e-commerce).

criar catalogo

Depois de criado, clique no botão “Abrir no Gerenciador catálogos”, do lado superior direito da página. Abrirá uma nova aba, como no print abaixo:

criar catalogo 2

Clique gerenciar nas fontes de dados e abrirá uma nova tela:

criar catalogo 3

Caso você queira cadastrar produto por produto, escolha a primeira opção. A melhor opção é usar o carregamento em massa, em que você poderá usar uma planilha do Google ou um arquivo XML.

Siga o passo a passo das configurações e seu catálogo estará pronto! Após o carregamento, você poderá ver se existem erros nos seus produtos do lado direito da página onde está “Problemas”.

3. Como criar sua loja no Instagram

Agora sim você criará sua loja! Clique em “Lojas” e depois “Ir para lojas”:

criar lojas

Nas telas seguintes, você deverá escolher entre a finalização de compra no seu próprio site ou por mensagem, escolher seu conta comercial (Business) e seu catálogo. Caso você ainda não tenha criado, poderá criar nesse momento.

Pronto! Sua loja está pronta.

Como editar o estilo da sua loja no Instagram

Agora que sua loja está pronta é hora de dar o toque da sua marca. É possível trocar cores, fontes e o estilo dos botões. Para isso, clique em “Lojas” e depois “Editar”:

editar-lojas-instagram

Na tela abaixo você é possível editar o estilo da loja:

design-loja-instagram

Ainda é possível mudar o layout da loja, acrescentando produtos em destaque ou coleções específicas.

Como criar coleções no Instagram Shopping

Com as coleções, é possível criar grupos de produtos (por exemplo, produtos de uma mesma coleção ou então produtos em promoção). Como o Instagram não exibe todos os produtos cadastrados na aba Shopping, as coleções podem te ajudar a exibir aqueles produtos que são mais interessantes para seu negócio no momento.

Para criar um conjunto, vá até o gerenciador de comércio e clique em “Catálogo” e depois “Conjuntos”. Abrirá a seguinte tela:

criar-conjuntos-lojas-instagram
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