Vender moda online é o sonho de muita gente – e existe um público gigante comprando. Uma pesquisa da Opinion Box identificou que 61% dos consumidores compram mais online do que em lojas físicas.
Vender em marketplace tem diversas vantagens – veja mais abaixo. Entre elas, a segurança que passa para o consumidor, já que existe um grande varejista por trás validando essa compra.
Uma outra pesquisa da All In, em parceria com a Opinion Box, identificou que 47% dos consumidores confiam mais nos marketplaces do que em ferramentas de busca, com o Google.
O que é um marketplace?
Marketplace é um ecommerce que vende produtos de outros vendedores – e esses vendedores possuem o estoque e são responsáveis pelo envio dos produtos.
Quais as vantagens de vender em marketplaces?
- Alcança mais clientes: sua marca chega a milhões de clientes online em sites estabelecidos e reconhecidos;
- Custo zero para começar: não existe custo inicial para cadastrar sua marca e seus produtos (apenas o custo de ferramentas integradoras, como veremos mais abaixo);
- Zero custo fixo: também não existe custo fixo – apenas o custo variável referente a comissão dos marketplaces;
- Você não precisa se preocupar com tecnologia ou atendimento: toda essa parte fica sob a responsabilidade desses sites.
O que é necessário para vender em um marketplace?
O primeiro passo é ter um CNPJ – alguns marketplaces permitem o cadastro de MEIs. Depois, você deve acessar a página de cada marketplace (links abaixo) e efetuar seu cadastro.
Na maior parte dos casos, será necessário enviar a documentação da empresa e do responsável legal pela mesma.
O processo de aprovação costuma variar entre algumas horas e até alguns dias.
Após o cadastro aprovado, você poderá cadastrar seus produtos. Existem basicamente duas formas de fazer isso: através de um integrador ou cadastrando o produto diretamente nas plataformas.
Como integrar com marketplaces?
Para integrar sua marca com os marketplaces existem alguns integradores e plataformas de ecommerce que facilitam esse processo.
A grande vantagem de utilizar um integrador ou plataforma é que você não precisa cadastrar os produtos novamente em cada marketplace – basta fazer um cadastro.
Além disso, toda a gestão das vendas fica concentrada nesse integrador/plataforma.
Eu indico duas ferramentas: o Bling e a Tray.
O Bling é um ERP que funciona como integrador para praticamente todos os marketplaces do mercado. Além disso, você pode gerir suas vendas nesses canais, gerar nota fiscal e muito mais.

Já a Tray é uma plataforma de ecommerce, ideal para quem deseja ter seu próprio ecommerce. A Tray também permite integrar com praticamente todos os marketplaces do mercado e gerir as vendas.
A Tray, inclusive, é uma das poucas plataformas que permitem essa integração sem a necessidade de uma ferramenta de terceiros.

A diferença entre as duas é que no Bling você não poderá disponibilizar seus produtos diretamente para compra para o consumidor final, aí é necessário contratar uma plataforma de ecommerce.
O caso mais comum é utilizar as duas ferramentas em conjunto.
+ Plataformas de ecommerce para vender moda: as melhores
Dicas para ter sucessos nos marketplaces
Tire boas fotos
Boas fotos são indispensáveis em qualquer ecommerce, ainda mais no segmento de moda. Tenha fotos de todos os detalhes e, se possível, com fundo branco e com modelo.
Quanto mais informações, melhor
Ter informações completas ajuda e muito que o cliente decida pela compra. Incluir as informações sobre a peça, tecido, coleção, estampa, cores e tamanhos são essenciais.
Precifique corretamente
A precificação correta garante não só sua lucratividade mas também sua concorrência dentro dos marketplaces.
O preço é um dos principais critérios levados em conta para mostrar qual lojista aparece primeiro na página de compra.
Além disso, é preciso levar em consideração a comissão dessas plataformas.
Os melhores marketplaces de moda
Dafiti
Um dos maiores ecommerces de moda do Brasil. Segundo eles, cerca de 30% dos brasileiros acessam o site por mês.
A Dafiti não aceita revendedores – apenas marcas próprias.
Comissão da Dafiti
Varia entre 25% e 30% + mensalidade fixa de R$ 299.
Zattini
A Zattini é a concorrente direta da Dafiti. Vende de roupas a sapatos e acessórios. Quando você se cadastra na Zattini, também já pode vender na Netshoes, já que são do mesmo grupo.
Comissão da Zattini
Em média 20%.
Netshoes
A Netshoes é focada em vestuário esportivo. Como disse acima, faz parte do mesmo grupo da Zattini.
Comissão da Netshoes
Não divulga.
Tricae
A Tricae é focada em moda infantil e parte do Grupo Dafiti. Assim como a Dafiti, só permite a venda de marcas próprias.
Comissão da Tricae
Não divulga.
Shein
Um dos maiores ecommerces de moda do mundo, a Shein vem ganhando cada vez mais relevância e recentemente passou a permitir que varejistas brasileiros vendessem através da plataforma.
A comissão é a menor do mercado (ao menos por enquanto). Aparentemente, por enquanto só permite vendedores de São Paulo e região, que é onde fica o galpão da marca.
Comissão da Shein
A Shein cobra comissão de 10%.
Shopee
A Shopee é muito conhecida por vender produtos de tecnologia, especialmente vindos da China. Porém, tem ganhado relevância em outros segmentos, atraindo lojas de moda e cosméticos.
A vantagem da Shopee são as campanhas de frete grátis e das grandes promoções, que acontecem mensalmente – inclusive uma delas é focada em vestuário.
Comissão da Shopee
A Shopee cobra comissão de 14%, com limite de até R$ 100.
Kanui
A Kanui também é focada em artigos esportivos e faz parte do Grupo Dafiti.
Comissão da Kanui
Não divulga.
C&A
Uma das maiores lojas online de moda do Brasil, vende principalmente sua marca própria. Aos poucos têm aberto para que outros varejistas vendam através de seu site.
Comissão da C&A
Não divulga.
Riachuelo
Outra gigante do varejo de moda brasileiro. Infelizmente a integração é limitada a poucas ferramentas, ao menos por enquanto.
Comissão da Riachuelo
Não divulga.
Outros marketplaces para vender moda
Os marketplaces abaixo não são focados em moda, mas também possuem essa categoria. Como nenhum deles têm custo fixo, não custa nada incluir em sua estratégia.
Amazon
Um dos maiores sites de comércio eletrônico do mundo. A Amazon vende de tudo – de livros a eletrodomésticos. A categoria de moda tem crescido em importância dentro da plataforma, inclusive com marcas renomadas sendo vendidas por lá.
Comissão da Amazon
A Amazon cobra 15% de comissão.
Magalu
O app do Magalu tem mais de 37 milhões usuários ativos mensalmente – segundo a empresa.
Comissão do Magalu
O Magalu cobra 18% de comissão + R$ 5 de taxa fixa por pedido acima de R$ 10.
Americanas Marketplace
Formado pela junção de sites – Americanas, Shoptime e Submarino – o grupo Americanas possui uma grande audiência na internet, o que pode ser vantajoso para sua marca.
Comissão da Americanas Marketplace
A Americanas cobra 19% de comissão.
Via Marketplace
Composta pelos sites Ponto, Casas Bahia e Extra, é mais conhecida por vender eletrônicos. Além disso, a comissão é uma das maiores do mercado.
Comissão da Via
A Via cobra comissão de 21%.
Perguntas frequentes sobre marketplaces de moda
Quais são os melhores marketplaces para vender moda?
1. Dafiti; 2. Zattini; 3. C&A; 4. Riachuelo; 5. Shein; 6. Netshoes; 7. Tricae; 8. Shopee; 9. Kanui; 10. Amazon; 11. Magalu; 12. Americanas; 13. Via; 14. Mercado Livre.