Escolher uma plataforma de e-commerce pode ser desafiador, com tantas disponíveis no mercado. Essa é uma das principais dúvidas de nossos clientes ao criarem suas lojas.
A escolha correta da plataforma é essencial, já que uma futura migração acarreta em investimento de tempo e dinheiro. É necessário levar em consideração se a empresa já possui ERP ou outros sistemas que devem ser integrados ao e-commerce. Para muitas empresas, trocar o ERP pode ser uma grande dor de cabeça (acredite, eu já vi isso acontecer).
Também é necessário levar em consideração qual o cenário projetado para a loja no médio e longo prazo. Será que a plataforma escolhida possibilita escalar o negócio? Que funcionalidades essa plataforma deve oferecer para atender plenamente sua loja?
Muitas vezes, a escolha da plataforma leva em consideração apenas o preço da assinatura, esquecendo de outros fatores relevantes. Por isso, oferecemos o serviço de criação e consultoria de e-commerce, que vai ajudar sua empresa a definir o escopo do projeto e orientar na implementação da loja.
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Confira abaixo o comparativo com as 5 das melhores plataformas de e-commerce no mercado brasileiro:
Nuvemshop
É a plataforma líder na America Latina, com mais de 90 mil lojistas. É a plataforma que indicamos para a maioria de nossos clientes. É estável e oferece suporte rápido e amigável.

Planos | a partir de R$ 49 (até 25% off no plano anual) |
Principais recursos | layouts gratuitos bem construídos, suporte rápido |
Pagamentos | Nuvem Pago, Mercado Pago, Pagseguro, Pagar.me |
Planos da Nuvemshop
Impulso | Influência | Escala |
R$ 49,90 | R$ 99,90 | R$ 199,90 |
Visitas e produtos ilimitados | Visitas e produtos ilimitados | Visitas e produtos ilimitados |
Suporte por e-mail e chat | Acesso ao código-fonte da loja | Expansão para outros países |
Prós da Nuvemshop
- Suporte rápido disponível por e-mail, chamado e WhatsApp (a partir do plano intermediário);
- Não limita a quantidade de produtos ou visitas, possibilitando escalar a operação;
- Diversos layouts gratuitos de fácil configuração;
- Dashboard intituitivo e de fácil operação.
Contras da Nuvemshop
- Poucas opções de criação de promoção de modo nativo (é necessário contratar apps);
- Cobra uma tarifa por venda (exceto quando utilizado o Nuvem Pago, intermediador de pagamentos da Nuvemshop);
- Não oferece integração com nenhum marketplace – é necessário contratar um ERP ou integrador.
WBUY
A WBUY é uma das melhores plataformas dessa lista. Possui muitas funções nativas, sem a necessidade de contratar ferramentas à parte.
O ponto negativo é que não integra nativamente com marketplaces (apenas Mercado Livre e Shopee). Para integrar, é necessário contratar o Plugga ou algum ERP, como o Tiny.

Planos | a partir de R$ 49 |
Principais recursos | opção de venda por atacado, integração nativa com Mercado Livre e Shopee |
Pagamentos | YAPAY, Mercado Pago, Pagseguro, Pagar.me |
Planos da WBUY
Free | Starter | Advanced | Professional | Enterprise |
R$ 0 | R$ 49 | R$ 99 | R$ 199 | R$ 299 |
25 produtos e visitas ilimitadas | 100 produtos e visitas ilimitadas | 300 produtos e visitas ilimitadas | 1 mil produtos e visitas ilimitadas | 3 mil produtos e visitas ilimitadas |
Integração apenas com Pagar.me e Correios | Diversas integrações de pagamento, entrega e marketing | Integração com Rede, Cielo e Getnet | Usuários ilimitados | – |
Prós da WBUY
- Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
- Integração com diversas ferramentas de gestão de frete;
- Oferece opção de venda por atacado;
- Possui blog integrado.
Contras da WBUY
- Não possui tantas integrações com ferramentas externas;
- Integra apenas com Mercado Livre e Shopee.
Loja Integrada
Escolhida por milhares de lojistas brasileiros, passou por uma grande reformulação atualmente, simplificando a configuração e operação. Sua grande vantagem é possuir um plano totalmente gratuito.

Planos | a partir de R$ 49 (20% off no plano anual) |
Principais recursos | |
Pagamentos | Mercado Pago, Pagar.me, Pagseguro, PayPal |
Planos da Loja Integrada
Gratuito | PRO 1 | PRO 2 | PRO 3 | PRO 4 |
R$ 0 | R$ 49 | R$ 99 | R$ 199 | R$ 399 |
Até 5.000 visitas/ mês | Até 10.000 visitas/ mês | Até 20.000 visitas/ mês | Até 30.000 visitas/ mês | Visitas ilimitadas |
Até 50 produtos ativos | Até 100 produtos ativos | Até 300 produtos ativos | Produtos ilimitados | Produtos ilimitados |
Prós da Loja Integrada
- Oferece plano grátis, com algumas limitações;
- Pode ser uma boa opção para quem está começando e não deseja investir;
- Oferece suporte por WhatsApp desde o plano mais barato.
Contras da Loja Integrada
- Não oferece integração com nenhum marketplace – é necessário contratar um ERP ou integrador;
- Poucas integrações com ferramentas externas;
- Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano;
- Não oferece ferramenta nativa de recuperação de carrinho abandonado.
Tray
A Tray é uma das principais plataformas do mercado, que se destaca principalmente por sua integração nativa com os principais marketplaces existentes atualmente.
O plano mais barato custa R$ 49, mas limita a quantidade de produtos a cem. É possível criar uma tabela de preços específica para B2B.

Planos | a partir de R$ 49 |
Principais recursos | diversas opções para criação de promoções, integração nativas com os principais marketplaces |
Pagamentos | YAPAY, Moip, Cielo, Rede e Getnet |
Planos da Tray
Iniciante | Básico | Avançado | Profissional | Exclusivo |
R$ 49 | R$ 99 | R$ 199 | R$ 499 | R$ 749 |
Até 100 produtos e 10 mil visitas | Até 500 produtos e 25 mil visitas | Até 100 produtos e 35 mil visitas | Até 100 produtos e 60 mil visitas | Visitas e produtos ilimitados |
– | – | – | Tabela de preços B2B | Suporte dedicado |
Prós da Tray
- Integração nativa com marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti, Netshoes e outros);
- Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
- Integra com diversos ERPs;
- Muitas opções de layouts com preço acessível.
Contras da Tray
- Suporte limitado: apenas por chamado e demora cerca de 1 dia útil para responder;
- Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano;
- É necessário contratar uma hospedagem externa e pagar pelo certificado SSL;
- Poucas opções de intermediador de pagamento com checkout transparente;
- Não oferece período de teste grátis.
Shopify
A Shopify é a principal plataforma dos Estados Unidos, que tem ganhado rápida penetração no Brasil. Porém, a assinatura é cobrada em dólar, o que reduz seu custo-benefício. Além disso, possui pouquíssimas integrações com ferramentas brasileiras, como ERPs e transportadoras.

Planos | a partir de US$ 29 (cerca de R$ 125) |
Principais recursos | é possível internacionalizar a loja |
Pagamentos | EBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil |
Planos da Shopify
Basic | Shopify | Advanced |
US$ 29 | US$ 79 | US$ 299 |
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos | – | – |
Sem relatórios; taxa de 2% por transação | Relatórios padrão e 1% de taxa | Relatórios avançados e 0,5% de taxa |
Prós da Shopify
- Oferece 14 dias de teste grátis;
- Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
- Uma boa opção para e-commerce dropshipping.
Contras da Shopify
- Cobra taxa de até 2% por venda;
- Mensalidade em dólar;
- Não oferece integração nativa com os principais ERPs do mercado brasileiro.

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