Plataformas de ecommerce: qual escolher em 2022?

Qual é a melhor plataforma de e-commerce? Fizemos um comparativo com as 5 principais. Confira!
Publicado em: 14/03/2022

Escolher uma plataforma de ecommerce pode ser desafiador, com tantas disponíveis no mercado. Essa é uma das principais dúvidas de nossos clientes ao criarem suas lojas.

A escolha correta da plataforma é essencial, já que uma futura migração acarreta em investimento de tempo e dinheiro. É necessário levar em consideração se a empresa já possui ERP ou outros sistemas que devem ser integrados ao e-commerce. Para muitas empresas, trocar o ERP pode ser uma grande dor de cabeça (acredite, eu já vi isso acontecer).

Também é necessário levar em consideração qual o cenário projetado para a loja no médio e longo prazo. Será que a plataforma escolhida possibilita escalar o negócio? Que funcionalidades essa plataforma deve oferecer para atender plenamente sua loja?

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Muitas vezes, a escolha da plataforma leva em consideração apenas o preço da assinatura, esquecendo de outros fatores relevantes. Por isso, oferecemos o serviço de criação e consultoria de ecommerce, que vai ajudar sua empresa a definir o escopo do projeto e orientar na implementação da loja.

+ Comparativo entre plataformas de ecommerce: baixe o arquivo completo

Confira abaixo o comparativo com as 5 das melhores plataformas de ecommerce no mercado brasileiro:

Nuvemshop

É a plataforma líder na America Latina, com mais de 90 mil lojistas. É a plataforma que indicamos para a maioria de nossos clientes. É estável e oferece suporte rápido e amigável.

nuvemshop
Planosa partir de R$ 49 (até 25% off no plano anual)
Principais recursoslayouts gratuitos bem construídos, suporte rápido
PagamentosNuvem Pago, Mercado Pago, Pagseguro, Pagar.me

Planos da Nuvemshop

ImpulsoInfluênciaEscala
R$ 49,90R$ 99,90R$ 199,90
Visitas e produtos ilimitadosVisitas e produtos ilimitadosVisitas e produtos ilimitados
Suporte por e-mail e chatAcesso ao código-fonte da lojaExpansão para outros países

Prós da Nuvemshop

  • Suporte rápido disponível por e-mail, chamado e WhatsApp (a partir do plano intermediário);
  • Não limita a quantidade de produtos ou visitas, possibilitando escalar a operação;
  • Diversos layouts gratuitos de fácil configuração;
  • Dashboard intituitivo e de fácil operação.

Contras da Nuvemshop

  • Poucas opções de criação de promoção de modo nativo (é necessário contratar apps);
  • Cobra uma tarifa por venda (exceto quando utilizado o Nuvem Pago, intermediador de pagamentos da Nuvemshop);
  • Não oferece integração com nenhum marketplace – é necessário contratar um ERP ou integrador.

WBUY

A WBUY é uma das melhores plataformas dessa lista. Possui muitas funções nativas, sem a necessidade de contratar ferramentas à parte.

O ponto negativo é que não integra nativamente com marketplaces (apenas Mercado Livre e Shopee). Para integrar, é necessário contratar o Plugga ou algum ERP, como o Tiny.

wbuy
Planosa partir de R$ 49
Principais recursosopção de venda por atacado, integração nativa com Mercado Livre e Shopee
PagamentosYAPAY, Mercado Pago, Pagseguro, Pagar.me

Planos da WBUY

FreeStarterAdvancedProfessionalEnterprise
R$ 0R$ 49R$ 99R$ 199R$ 299
25 produtos e visitas ilimitadas100 produtos e visitas ilimitadas300 produtos e visitas ilimitadas1 mil produtos e visitas ilimitadas3 mil produtos e visitas ilimitadas
Integração apenas com Pagar.me e CorreiosDiversas integrações de pagamento, entrega e marketingIntegração com Rede, Cielo e GetnetUsuários ilimitados

Prós da WBUY

  • Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
  • Integração com diversas ferramentas de gestão de frete;
  • Oferece opção de venda por atacado;
  • Possui blog integrado.

Contras da WBUY

  • Não possui tantas integrações com ferramentas externas;
  • Integra apenas com Mercado Livre e Shopee.

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Loja Integrada

Escolhida por milhares de lojistas brasileiros, passou por uma grande reformulação atualmente, simplificando a configuração e operação. Sua grande vantagem é possuir um plano totalmente gratuito.

Loja-Integrada
Planosa partir de R$ 49 (20% off no plano anual)
Principais recursos
PagamentosMercado Pago, Pagar.me, Pagseguro, PayPal

Planos da Loja Integrada

GratuitoPRO 1PRO 2PRO 3PRO 4
R$ 0R$ 49R$ 99R$ 199R$ 399
Até 5.000 visitas/ mêsAté 10.000 visitas/ mêsAté 20.000 visitas/ mêsAté 30.000 visitas/ mêsVisitas ilimitadas
Até 50 produtos ativosAté 100 produtos ativosAté 300 produtos ativosProdutos ilimitadosProdutos ilimitados

Prós da Loja Integrada

  • Oferece plano grátis, com algumas limitações;
  • Pode ser uma boa opção para quem está começando e não deseja investir;
  • Oferece suporte por WhatsApp desde o plano mais barato.

Contras da Loja Integrada

  • Não oferece integração com nenhum marketplace – é necessário contratar um ERP ou integrador;
  • Poucas integrações com ferramentas externas;
  • Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano;
  • Não oferece ferramenta nativa de recuperação de carrinho abandonado.

Tray

A Tray é uma das principais plataformas do mercado, que se destaca principalmente por sua integração nativa com os principais marketplaces existentes atualmente.

O plano mais barato custa R$ 49, mas limita a quantidade de produtos a cem. É possível criar uma tabela de preços específica para B2B.

tray
Planosa partir de R$ 49
Principais recursosdiversas opções para criação de promoções, integração nativas com os principais marketplaces
PagamentosYAPAY, Moip, Cielo, Rede e Getnet

Planos da Tray

InicianteBásicoAvançadoProfissionalExclusivo
R$ 49R$ 99R$ 199R$ 499R$ 749
Até 100 produtos e 10 mil visitasAté 500 produtos e 25 mil visitasAté 100 produtos e 35 mil visitasAté 100 produtos e 60 mil visitasVisitas e produtos ilimitados
Tabela de preços B2BSuporte dedicado

Prós da Tray

  • Integração nativa com marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti, Netshoes e outros);
  • Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
  • Integra com diversos ERPs;
  • Muitas opções de layouts com preço acessível.

Contras da Tray

  • Suporte limitado: apenas por chamado e demora cerca de 1 dia útil para responder;
  • Limita a quantidade de produtos e visitas de acordo com o plano;
  • É necessário contratar uma hospedagem externa e pagar pelo certificado SSL;
  • Poucas opções de intermediador de pagamento com checkout transparente;
  • Não oferece período de teste grátis.

Shopify

A Shopify é a principal plataforma dos Estados Unidos, que tem ganhado rápida penetração no Brasil. Porém, a assinatura é cobrada em dólar, o que reduz seu custo-benefício. Além disso, possui pouquíssimas integrações com ferramentas brasileiras, como ERPs e transportadoras.

shopify
Planosa partir de US$ 29 (cerca de R$ 125)
Principais recursosé possível internacionalizar a loja
PagamentosEBANX/Juno, Mercado Pago, PagBrasil

Planos da Shopify

BasicShopifyAdvanced
US$ 29US$ 79US$ 299
Produtos e visitas ilimitados em todos os planos
Sem relatórios; taxa de 2% por transaçãoRelatórios padrão e 1% de taxaRelatórios avançados e 0,5% de taxa

Prós da Shopify

  • Oferece 14 dias de teste grátis;
  • Oferece uma ferramenta de automação de marketing nativa;
  • Uma boa opção para e-commerce dropshipping.

Contras da Shopify

  • Cobra taxa de até 2% por venda;
  • Mensalidade em dólar;
  • Não oferece integração nativa com os principais ERPs do mercado brasileiro.

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Lukas Godoy

Lukas Godoy

Consultor de e-commerce

Publicitário, pós-graduado em Gestão Estratégica em Moda e cursando MBA em Varejo Físico e Digital na USP. Atuo há 12 anos com Marketing Digital, trabalhando em projetos para pequenas, médias e grandes empresas, especialmente do ramo de vestuário e cosméticos.

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