ROI no e-commerce: como calcular

O cálculo do Retorno sobre investimento, ou ROI, é imprescindível para a saúde do negócio e deve ser acompanhado sobre todas as ações de Marketing. Saiba mais!
Publicado em: 30/06/2017

Em mais de 10 anos trabalhando com Marketing Digital e boa parte deles em e-commerce, entendi a importância de medir de perto os resultados gerados por Mídias Sociais, anúncios no Google, estratégias de email marketing e todos os outros esforços de uma empresa nesse sentido. No ecommerce, o ROI é medido quase em tempo real, através de ferramentas como o Google Analytics. Eu sei quanto estou vendendo e quanto estou investindo.

Porém, o cálculo do ROI não deve ser exclusivo de ecommerces. Ele se aplica a empresas de qualquer segmento e tamanho. Vamos entender a fundo essa questão.

O que é ROI?

ROI é uma sigla em inglês para Retorno sobre investimento. De modo geral, com esse cálculo é possível saber quantas vezes seu investimento está retornando em vendas. É um dos principais indicadores do Marketing Digital.

Por exemplo: se o seu investimento é de R$ 1.000/mês e seu lucro com esse investimento é de R$ 4.000, então seu ROI é 4 – ou seja, retornou 4x o valor investido.

Nesse investimento você deve considerar todos os custos do seu Marketing, como:

  • agência,
  • freelas,
  • investimento em Mídia (Facebook, Google, Instagram etc.),
  • SEO,
  • funcionários envolvidos na operação;
  • ferramentas,
  • entre outros.

Esse é o jeito mais simples e rápido de saber se suas estratégias têm sido positivas.

Como calcular o ROI?

A fórmula do cálculo consiste em:

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ROI =  lucro do investimento – custo do investimento/custo do investimento

Para calcular, é importante saber seu lucro com o produto vendido. Se for de 20%, por exemplo, então subtraia esse valor do total vendido e você saberá seu lucro.

Para facilitar seu cálculo, criamos a planilha abaixo que calcula automaticamente – basta inserir seus números.

Por que é importante calcular o ROI?

O cálculo do ROI oferece uma primeira visão do quanto minha estratégia está dando certo – ou não. Com os números em mãos fica mais fácil saber para onde eu devo olhar.

Também por isso, é importante calcular o ROI de cada uma de suas estratégias de Marketing. Ou seja, saber o ROI separadamente dos anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn, do blog, dos materiais ricos e por aí vai.

Se sua empresa não tem a menor noção do quanto as estratégias de Marketing Digital têm impactado nas vendas, então é hora de parar e repensar as ações e construir um planejamento que privilegie os resultados no caixa.

Meu ROI é negativo, e agora?

Nem tudo está perdido! O primeiro passo para reverter esse quadro é fazer um planejamento detalhado das suas ações de Marketing Digital. Infelizmente é muito recorrente que uma empresa comece uma estratégia sem planejar antes e decidir qual o público deseja atingir, quais os canais mais adequados para atingi-los, quais as métricas que vão medir o sucesso dessas ações, entre outras questões importantes.

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Lukas Godoy

Lukas Godoy

Consultor de e-commerce

Publicitário, pós-graduado em Gestão Estratégica em Moda e cursando MBA em Varejo Físico e Digital na USP. Atuo há 12 anos com Marketing Digital, trabalhando em projetos para pequenas, médias e grandes empresas, especialmente do ramo de vestuário e cosméticos.

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