O Instagram é a maior rede social do Brasil – são 113 milhões de usuários ativos. Esse número representa 63,6% da população acima de 13 anos – idade mínima para entrar na rede.
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A rede social de fotos (e vídeos!) tem se tornado cada vez mais relevante para o varejo, inclusive no ecommerce. Para potencializar esses resultados, o Insta tem a função de sacolinha. Com ela, você pode marcar os produtos disponíveis no seu ecommerce redirecionar os usuários direto para eles. Ainda é possível salvá-los, criando uma lista de desejos.
O Instagram vem testando em outros países a opção de comprar direto pela rede, mas essa função ainda não está disponível no Brasil.
Ativando a sacolinha você já ativa a aba de compras no Facebook e ainda pode cadastrar seus produtos no WhatsApp.
Tudo o que você precisa saber sobre a sacolinha do Instagram abaixo!
O que é a sacolinha do Instagram – Instagram Shoping
A sacolinha do Instagram (ou Instagram Shopping) é a loja da sua empresa no Instagram. Com ela, você poderá marcar seus produtos em seus posts, tanto no feed quanto nos stories, e redirecionar o cliente para seu site ou então para o direct.
O Instagram está testando uma funcionalidade de checkout dentro da própria plataforma, sem a necessidade do cliente sair do Instagram para finalizar sua compra. No Brasil, essa funcionalidade ainda não está disponível.
Por enquanto, o usuário é redirecionado para sua loja online ou então para um chat no Facebook, Instagram ou WhatsApp.
Por que ativar a sacolinha?
Como disse, o Instagram é a principal rede social no momento e uma das principais geradoras de tráfego para ecommerces, principalmente no segmento de moda e acessórios.
Ao marcar os produtos nas publicações, você facilita que o cliente encontre o produto e já seja redirecionado para sua loja. Além disso, reduz as dúvidas sobre preços – já que basta que a pessoa toque na publicação para ver as informações.
Requisitos para configurar sua sacolinha do Instagram
Antes de começarmos, é importante se atentar para os requisitos exigidos pelo Facebook para criar sua loja.
- Cumprir as políticas do Facebook;
- Ter um perfil comercial no Instagram – veja mais abaixo como fazer isso;
- Vincular seu perfil do Instagram à página do Facebook – veja mais abaixo o tutorial;
- Ter um site;
- Vender produtos físicos.
Como transformar um perfil pessoal em comercial no Instagram
Acesse as configurações do Instagram (pode ser no aplicativo ou no desktop). Rolando a página vai aparecer a informação “Mudar para conta profissional”.
Na próxima tela, escolha “Comercial”.
Avance e depois você vai escolher qual é categoria que se encaixa seu perfil. Sugiro utilizar “Compras e varejo”. Está pronto!
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Como vincular o perfil do Instagram a uma página do Facebook
Abra sua página no Facebook e clique em “Configurações”.
Ao abrir a tela, clique em “Contas vinculadas”.
Depois clique em “Instagram” e “Conectar conta”. É só dar as permissões necessárias e está pronto.
Como ser aprovado na sacolinha do Instagram?
Embora a aprovação dependa exclusivamente do Facebook, existem algumas questões que aumentam suas chances. São elas:
- ter uma página no Facebook;
- ter um perfil pessoal vinculado à página do Facebook, com no mínimo 100 amigos;
- ter uma conta comercial no Instagram com pelo menos 200 seguidores e 8 publicações.
Mesmo cumprindo esses requisitos o Facebook pode reprovar o recurso, especialmente se entender que sua empresa não é confiável. Se isso acontecer, espere algumas semanas e tente novamente.
Como saber se a sacolinha do Instagram foi aprovada?
Para saber se o Facebook aprovou o recurso de sacolinha, você deve abrir seu gerenciador de negócios e depois clicar em gerenciador de comércio.
Ao abrir o gerenciador de comércio, você deve escolher o catálogo que deseja verificar:
Depois, você vai escolher Lojas do lado direito e aparecerá uma bolinha verde, se for aprovado, ou vermelha, se reprovado. Se reprovado, você poderá solicitar uma nova análise.
O que fazer se minha loja for reprovada?
Primeiro você pode tentar fazer uma contestação na própria conta. Muitas vezes, o catálogo é reprovado sem um motivo aparente. É importante que seu site esteja totalmente funcional, com preços, descrições, fotos e o carrinho funcionando. Não tente enviar a loja para aprovação sem antes finalizar seu site.
Um dos motivos que podem levar a reprovação é que sua conta no Instagram tem poucos seguidores ou é muito nova. Dessa forma, é necessário esperar algumas semanas para tentar novamente.
Infelizmente o Facebook não tem um canal direto de suporte para a maior parte das contas. No entanto, você pode acessar esse link e tentar falar com um representante.
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Como colocar a sacolinha do Instagram: passo a passo completo
Vamos aprender passo a passo a configurar sua loja. São diversos passos mas, uma vez configurado, você não precisa mais se preocupar!
1. Crie uma conta Business
Caso você não tenha, é necessário ter uma conta no Business Manager (Gerenciador de negócios do Facebook). Você pode usar seu login no próprio Facebook.
Após criar ou fazer login na sua conta, clique nas Configurações de negócio, do lado esquerdo da tela.
Na aba “Contas”, clique em “Páginas” e depois “Adicionar uma página”. Você deve adicionar a página do seu negócio.
Faça o mesmo na aba “Contas de anúncios” (se não tiver uma conta, crie uma) e na aba “Instagram”.
Depois vá até a aba “Fontes de dados” e clique em “Catálogos”. Aqui você vai criar seu catálogo de produtos.
2. Crie um catálogo de produtos
O primeiro passo é ter um catálogo de produtos. Você pode cadastrar seus produtos manualmente ou então usar um arquivo XML, que é atualizado automaticamente (esse arquivo será fornecido pela sua plataforma de ecommerce).
Depois de criado, clique no botão “Abrir no Gerenciador catálogos”, do lado superior direito da página. Abrirá uma nova aba, como no print abaixo:
Clique gerenciar nas fontes de dados e abrirá uma nova tela:
Caso você queira cadastrar produto por produto, escolha a primeira opção. A melhor opção é usar o carregamento em massa, em que você poderá usar uma planilha do Google ou um arquivo XML.
Siga o passo a passo das configurações e seu catálogo estará pronto! Após o carregamento, você poderá ver se existem erros nos seus produtos do lado direito da página onde está “Problemas”.
Mais abaixo eu detalho a configuração nas principais plataformas de ecommerce do mercado brasileiro.
3. Como criar sua loja no Instagram
Agora sim você criará sua loja! Clique em “Lojas” e depois “Ir para lojas”:
Nas telas seguintes, você deverá escolher entre a finalização de compra no seu próprio site ou por mensagem, escolher seu conta comercial (Business) e seu catálogo. Caso você ainda não tenha criado, poderá criar nesse momento.
Sua loja está pronta!
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Como editar o estilo da sua loja no Instagram
Agora que sua loja está pronta é hora de dar o toque da sua marca. É possível trocar cores, fontes e o estilo dos botões. Para isso, clique em “Lojas” e depois “Editar”:
Na tela abaixo você é possível editar o estilo da loja:
Ainda é possível mudar o layout da loja, acrescentando produtos em destaque ou coleções específicas.
+ Google Shopping: aprenda a configurar [tutorial completo]
Como criar coleções no Instagram Shopping
Com as coleções, é possível criar grupos de produtos (por exemplo, produtos de uma mesma coleção ou então produtos em promoção). Como o Instagram não exibe todos os produtos cadastrados na aba Shopping, as coleções podem te ajudar a exibir aqueles produtos que são mais interessantes para seu negócio no momento.
Para criar um conjunto, vá até o gerenciador de comércio e clique em “Catálogo” e depois “Conjuntos”. Abrirá a seguinte tela:
Você pode escolher entre duas opções:
- Usar filtros: com essa opção, seu conjunto é atualizado automaticamente de acordo com as regras que você definir.
- Selecionar os itens manualmente: aqui, você vai selecionar manualmente e se quiser incluir ou excluir produtos, deverá fazê-lo manualmente.
Como colocar o preço do produto no Instagram?
Para mostrar o preço do produto no seu post, você deverá marcá-lo. Você pode marcar produtos no feed e nos Stories.
Para marcar nos posts do feed:
Quando for publicar, vai aparecer a opção “Marcar”. Aí é só escolher o produto.
Já nos Stories, existe uma figurinha para Compras, como na foto abaixo. Aí é só escolher o produto.
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Configurando a sacolinha na sua plataforma de ecommerce
Algumas plataformas de ecommerce facilitam o processo de integração com o Gerenciador de comércio, exigindo apenas alguns cliques para configurar tudo. Abaixo, detalho nas três principais:
Sacolinha do Instagram na Nuvemshop
Acesse seu admin da Nuvemshop e no menu lateral clique em “Canais de venda” e depois “Facebook Shop”. Depois, clique em “Gerar catálogo”
Na próxima etapa, você vai conectar com sua conta do Facebook e seguir o passo a passo mostrado na tela. E está pronto!
Sacolinha do Instagram na Tray
Na Tray, pelo menu lateral, acesse: Marketing > Facebook e Instagram. Vai abrir a seguinte tela:
Clique em começar. Na janela seguinte, você deverá dar as permissões necessárias para a criação do catálogo. Após a conexão, é necessário entrar na sua conta do Facebook e fazer a verificação da mesma.
Sacolinha do Instagram na Loja Integrada
O primeiro passo é instalar o app Facebook Anúncios Dinâmicos, acessando por: Soluções > Aplicativos.
Ao clicar em instalar, vai aparecer a seguinte tela:
Você vai escolher quais produtos deseja exibir na sua lojinha do Insta. Sugiro colocar todos os produtos da loja, inclusive as variações, marcando a opção “Listar também as variações dos produtos e não apenas o produto principal”.
Salve as alterações e depois clique “Gerar URL”. Depois, você vai para o Gerenciador de comércio do Facebook e colar essa URL ao criar seu catálogo (veja o passo 2).
Sacolinha do Instagram na Shopify
O primeiro passo para adicionar seus produtos da Shopify para seu Instagram é instalar esse app.
Depois, é só clicar em “Iniciar configuração”. Aí você vai conectar sua conta do Facebook com a Shopify e selecionar seu perfil do Instagram que deverá ser conectado.
Por último, você deve escolher seu Pixel. Se você ainda não criou um, acesse tutorial.
Aí você vai enviar para análise e aguardar a aprovação do Facebook.
FAQ – Perguntas frequentes sobre a sacolinha do Instagram
Quanto tempo demora para o Instagram aprovar a sacolinha?
Pode levar até 4 semanas para que o Facebook aprove sua loja. Porém, esse prazo costuma ser de alguns dias. Fique de olho no gerenciador de negócios.
É preciso ter um site para colocar a sacolinha do Instagram?
Sim, você deve ter um ecommerce para poder vincular a sua conta no Gerenciador de comércio.
Quantos produtos posso marcar por postagem?
O Instagram tem um limite de produtos que podem ser marcados em cada post, de acordo com o tipo de post.
– Foto ou vídeo único (feed ou stories): até 5 produtos;
– Carrossel: até 20 produtos;
– Reels: até 30 produtos.