Escolher a melhor plataforma de ecommerce pode ser um desafio. Duas delas se destacam no mercado brasileiro: Tray e Nuvemshop. São plataformas robustas, utilizadas por milhares de lojas no Brasil e fora (no caso da Nuvemshop) e oferecem diversas funcionalidades para diferentes segmentos de mercado.
Abaixo, eu listo as principais funcionalidades de cada uma e indico qual plataforma é a ideal para cada caso. Se você precisa de consultoria dedicada, conheça meu serviço de implementação de ecommerce.
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Tray

A Tray é a principal concorrente da Nuvemshop. É uma plataforma bastante completa que oferece diversas integrações com diferentes ferramentas e ainda dezenas de layouts que podem ser adquiridos à parte.
Integrações da Tray
A Tray possui um grande número de integrações, principalmente com marketplaces e ERPs.
- Marketplaces, como: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
- Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
- ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
- Marketing: RD Station, Performa.ai, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.
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Principais funcionalidades da Tray
- Integração com praticamente todos os marketplaces do mercado;
- Criação avançada de promoções;
- Integração para dropshipping.
Pontos positivos da Tray
- Integração nativa com praticamente todos os marketplaces (Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti, Netshoes e outros);
- Criação avançada de promoções (brindes, compre x, pague y, desconto progressivo, brindes e mais);
- Integra com diversos ERPs;
- Possibilidade de vender B2B;
- Muitas opções de layouts com preço acessível;
- Características adicionais de produtos e clientes;
- Automação em regras de pedidos;
- Blog integrado (notícias);
- Programação de banners;
- Não cobra tarifa extra em diferentes meios de pagamento;
- Ferramentas para emissão de NF e envio de e-mail marketing grátis;
- Ferramenta nativa de avaliação de produtos, sem custo extra;
- App para Android e iOS.
Pontos negativos da Tray
- Cobra mais caro de acordo com a quantidade de produtos e visitas;
- Não oferece plano grátis;
- Não oferece período de teste grátis.
- Templates gratuitos são medianos;
- Dashboard um pouco confuso;
- Poucas opções de intermediador de pagamento com checkout transparente – porém, integra com Cielo, Rede e Getnet.
+ Tray ou Loja Integrada: confira o comparativo completo
Planos da Tray
Plano 1 | Plano 2 | Plano 3 | Plano 4 |
---|---|---|---|
R$ 59/mês | R$ 99/mês | R$ 249/mês | R$ 399/mês |
Até 100 produtos e 10 mil visitas | Até 500 produtos e 25 mil visitas | Até 1.000 produtos e 50 mil visitas | Até 5.000 produtos e 100 mil visitas |
Suporte por email; não dá acesso ao código-fonte | Suporte por chat | Suporte por chat | Suporte por telefone |
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Nuvemshop

A Nuvemshop é a maior plataforma de ecommerce da América Latina, com milhares de lojistas, principalmente os pequenos e médios. Por isso, é ideal para quem está começando.
Uma das maiores vantagens da Nuvemshop é a possibilidade de criar a loja totalmente grátis, pagando apenas um percentual sobre as vendas concluídas.
Integrações da Nuvemshop
É possível integrar com mais de 150 ferramentas, como ERPs, meios de pagamento, email marketing e automação, frete e muito mais.
- ERPs: Bling, Tiny, Omie, VHSYS.
- Marketing: Perfit, Jivochat, RD Station, Cartstack, Mailchimp, Emanda, E-goi e outros.
- Formas de envio: Melhor Envio, Frenet, Manda Bem, Kangu, Intelipost e outros.
- Pagamento: PayPal, Pagseguro, Cielo, Getnet, Paghiper, PicPay e outros.
Principais funcionalidades da Nuvemshop
- 25 temas gratuitos e personalizáveis, para diferentes segmentos;
- Acesso ao código fonte dos templates;
- Diferentes meios de pagamentos, inclusive com Cielo e Getnet;
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho;
- Edição em massa de produtos;
- Criação de cupons de desconto e promoções progressivas.
Pontos positivos da Nuvemshop
- Visitas e produtos ilimitados em todos os planos;
- Oferece plano totalmente grátis;
- App para iOS e Android;
- Integração para dropshipping;
- Dashboard intituitivo e de fácil operação;
Pontos negativos da Nuvemshop
- Para vender em marketplaces, é necessário contratar uma segunda ferramenta, como o Bling;
- Não dá para programar a exibição de banners;
- Cobra taxa de até 2% para intermediadores de pagamento que não o Nuvem Pay;
- Criação limitada de promoções;
- Tem bem menos funcionalidades nativas, sendo necessário contratar apps à parte, o que pode encarecer bastante os planos.
Planos da Nuvemshop
Gratuito | Impulso | Influência | Escala |
---|---|---|---|
grátis | R$ 59/mês | R$ 119/mês | R$ 249/mês |
auto-atendimento; não é possível trocar o domínio | Suporte por e-mail e chat | Suporte por e-mail, chat e WhatsApp | Suporte por e-mail, chat, WhatsApp e telefone |
Acesso ao código-fonte; ações em massa | Relatórios ilimitados; controle de restrição de usuários |
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Conclusão: Tray ou Nuvemshop?
Ambas são plataformas excelentes, mas a Tray ganha na maioria dos quesitos, sendo eles: integração nativa e sem custo com marketplaces e dropshipping, criação avançada de promoções e cupons de desconto, mais integrações com plataformas externas, como ERPs, sem taxa extra por venda, centenas de opções de layouts, entre outros.
A Nuvemshop, por outro lado, é mais intuitiva e oferece uma experiência mais consistente. Também não limita a quantidade de produtos de acordo com o plano. Por outro lado, não oferece integração com marketplaces (que precisa ser feita por outra ferramenta) e algumas funcionalidades básicas que existem na Tray (sendo necessário pagar à parte).
O suporte da Tray tem se mostrado melhor que a Nuvemshop – responde mais rápido e oferece solução imediata. A Tray é, também, a plataforma mais completa do Brasil dentro de sua faixa de preço.
A Tray oferece integração nativa com praticamente todos os marketplaces sem custo adicional. Se você vai vender nesses canais, a Tray é a melhor escolha.
Na Nuvemshop funcionalidades básicas, como criação de cupom para primeira compra, não existem, sendo necessário contratar um app à parte (que pode custar R$ 50/mês). Ou seja, você praticamente dobra o preço da assinatura.
A Tray cobra mais caro de acordo com a quantidade de produtos (a partir de 100 no plano 1), porém, como ela também oferece mais funcionalidades, sem a necessidade de contratar apps à parte, o preço da assinatura fica mais barato que na Nuvemshop.
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