Escolher uma plataforma de ecommerce, com tantas disponíveis, pode ser bastante desafiador. Muitas vezes, elas se apresentam como completas mas no dia a dia não é bem assim.
Já fiz diversas comparativos e hoje trago duas das mais utilizadas no mercado brasileiro: Tray e Woocommerce. Vamos ver o que elas têm de pontos positivos e negativos?
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+ Plataformas de ecommerce: confira análises completas
Tray
A Tray é uma das maiores plataformas brasileiras, pertencente a Locaweb Company. É, também, uma das mais completas do mercado brasileiro, ainda mais considerando seu custo.
Integrações da Tray
A Tray oferece uma grande quantidade de integrações com outras ferramentas e ERPs.
- Marketplaces, como: Shopee, Mercado Livre, Americanas, Dafiti, Camicado, Kabum, Zattini e mais;
- Meios de pagamento: Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagseguro, PayPal e outros;
- ERPs: Bling, Tiny, SAP, Onclick, VHSYS, E-millennium, Alternativa e muitos outros;
- Marketing: RD Station, Performa.ai, Perfit, Enviou, Webpeak, Mailbiz, Popconvert e outras.
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Principais funcionalidades da Tray
- Integração com todos os principais marketplaces do mercado;
- Integração para dropshipping (nacional e internacional);
- Ferramenta nativa para recuperação de carrinho abandonado;
- Criação de promoções e cupons de desconto;
- Emissão de nota fiscal gratuita.
+ Tray ou Nuvemshop: comparativo completo
Pontos positivos da Tray
- Integração com marketplaces sem custo extra;
- Parcelamento sem juros do plano anual;
- Diversas opções para criação de promoções e cupons de desconto – inclusive brindes;
- Criação de kits de produtos;
- Integração com dezenas de ferramentas externas.
Pontos negativos da Tray
- Não oferece teste grátis;
- Certificado SSL é pago à parte (R$ 99/ano);
- Limita a quantidade de produtos e visitas conforme o plano;
- Alguns intermediadores de pagamento não oferecem checkout transparente;
- Os melhores layouts são pagos à parte.
Planos da Tray
Todos os recursos estão presentes em todos os planos, exceto as diferenças conforme a tabela abaixo:
Plano 1 | Plano 2 | Plano 3 | Plano 4 |
---|---|---|---|
R$ 59/mês | R$ 99/mês | R$ 249/mês | R$ 399/mês |
Até 100 produtos e 10 mil visitas | Até 500 produtos e 25 mil visitas | Até 1.000 produtos e 50 mil visitas | Até 5.000 produtos e 100 mil visitas |
Suporte por email; não dá acesso ao código-fonte | Suporte por chat | Suporte por chat | Suporte por telefone |
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Woocommerce
O Woocommerce é um plugin de código aberto e gratuita, que deve ser usado dentro do WordPress. Apesar de ser gratuita, é necessário contratar diversos plugins adicionais para ter diferentes funcionalidades, já que o Woocommerce em site é bastante simples.
Além disso, é necessário ter um programador experiente para corrigir eventuais erros – e eles são frequentes. Também é necessário se preocupar com a hospedagem.
Indico ela para ecommerces médios ou grandes que precisam de funcionalidades específicas que não encontram em outras plataformas ou somente em plataformas com custo muito elevado. Fora isso, é melhor escolher qualquer outra plataforma existente no Brasil.
Integrações do Woocommerce
Tem integração com centenas de apps, mas poucas ferramentas brasileiras.
- Marketplaces: necessário contratar integrador, como o Bling;
- Meios de pagamento: PagBrasil, PayPal, Pagseguro, Cielo, Mercado Pago, Vindi e muitos outros;
- Frete: Melhor Envio, Frenet, Correios e outros;
- ERPs: Bling, Tiny, Vhsys, Omie e outros;
- Marketing: RD Station, Mailchimp, ActiveCampaign, Cartstack e outros.
Pontos positivos do Woocommerce
- Diversas integrações com ferramentas brasileiras e estrageiras;
- Centenas de layouts para todos os gostos;
- Muitos plugins com diferentes funcionalidades.
Pontos negativos do Woocommerce
- Não tem suporte;
- É necessário contratar hospedagem à parte;
- É necessário utilizar diversos plugins para ter as diferentes funcionalidades presentes em outras plataformas;
- Muitos plugins são pagos em dólar, o que pode elevar o custo total do projeto.
Planos do Woocommerce
O Woocommere é grátis mas é necessário contratar uma hospedagem e plugins extras para o correto funcionamento.
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Conclusão: Tray ou Woocommerce?
Enquanto a Tray é uma plataforma fechada com suporte, o Woocommerce é uma plataforma aberta que não conta com suporte – ou seja, qualquer problema você deverá resolver. Se você conta com uma equipe de desenvolvimento e precisa de configurações avançadas, o Woocommerce é uma boa escolha. Fora isso, a Tray vai atender a maioria dos negócios.
+ Como montar um ecommerce: passo a passo completo
Mesmo o Woocommerce não cobrando mensalidade, você deverá pagar uma hospedagem e ainda ter um desenvolvedor para resolver eventuais problemas – e eles sempre surgem. Portanto, o barato pode sair caro. Qualquer plataforma paga disponível no Brasil já será melhor.