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Google Ads para ecommerces: o guia para você começar e otimizar suas campanhas

Conheça os principais tipos de campanhas do Google Ads e como usá-las no seu ecommerce.

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Quem tem ecommerce já sabe da importância de investir em mídia paga para gerar tráfego e, consequentemente, gerar vendas. Trabalhando há 12 anos com markerting digital e pelo menos oito com ecommerce, sei que existem muitas dúvidas em quem está começando a anunciar no Google Ads ou para quem já anuncia mas não vê bons resultados.

Criei esse guia com um passo para te auxiliar nessa jornada, mostrando as principais campanhas que você pode criar e dicas especiais para otimizá-las. Precisa de mais ajuda? Conheça a consultoria em ecommerce.

Tipos de campanhas no Google Ads

Os tipos de campanhas do Google se dividem em quatro: Google Search (pesquisa), Google Shopping, Display (muito utilizado em remarketing) e PMax. As campanhas de pesquisa são aquelas que você define as palavras-chave que quer aparecer, cria o anúncio, dá o seu lance e você passa a concorrer no leilão.

As campanhas de shopping também são ativadas pela palavra-chave (veja o exemplo abaixo), porém você não determina quais palavras vão ativar sua campanha, mas envia seus produtos através do Google Merchant e o Google exibe de acordo com a relevância. Por isso, é importante ficar de olho no SEO dos seus produtos.

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Em verde: Google Shopping. Em vermelho: Search

Por fim, as campanhas de display são muito usadas para remarketing (que nada mais é do que ficar “perseguindo” o visitante do seu site na Rede de Display do Google, que é composta por milhares de sites). Existem outros tipos de campanhas de display mas vamos focar apenas no remarketing.

Campanhas de pesquisa no Google

Geralmente, indico começar suas campanhas por aqui. Você consegue ter um bom controle sobre quais pesquisas deseja aparecer, em quais regiões e horários. Se você tem pouca verba, também é um bom começo. Falando em verba, indico começar com, pelo menos, R$ 10 por dia, aumentando conforme seus resultados.

Minha outra indicação é começar por uma pequena região geográfica e aumentando gradativamente. Se o seu estoque está no Paraná, comece por aí. Dessa forma, o frete fica mais barato e você até pode dar frete grátis, aumentando a taxa de conversão.

Palavras-chave

E como saber quais palavras-chave utilizar em sua campanha? Meu primeiro passo é fazer uma busca no próprio Google. Exemplo: se você vende camisetas masculinas, essa seria a principal palavra-chave. Porém, você pode utilizar outras palavras complementares, como camiseta masculina branca, camiseta masculina estampada e por aí vai. Nesse caso, quanto mais assertivo você pode com as palavras, melhor – especialmente quando se tem pouca verba.

Podemos utilizar a correspondência do tipo frase ou exata. Na frase, o Google vai pegar tudo o que vem antes ou depois da sua palavra-chave. Exemplo: “camiseta masculina estampada” ou “estampada camiseta masculina”. Já na exata, ele vai mostrar seu anúncio apenas para “camiseta masculina”. Indico usar as duas formas.

Nas palavras-chave do tipo frase você precisa ficar de olho em quais palavras ativaram seu anúncio e negativar aquelas que não são relevantes.

Criação dos anúncios de texto

E como redigir bons anúncios? Atualmente, o Google tem um único formato de anúncio, que são responsivos. Você cria diversos títulos e descrições e o Google escolhe os mais relevantes e exibe-os. É importante usar as principais palavras-chave no título e escrever descrições persuasivas, pois é isso que vai fazer alguém clicar no seu anúncio.

Extensões de anúncio

As extensões ajudam e muito a aumentar a taxa de clique e ainda melhora a relevância do anúncio. Os principais tipos de extensão:

  • Sitelinks: você pode colocar links para outras categorias ou produtos específicos. Crie pelo menos 4 sitelinks. Utilizo muito para promoções com prazo de validade.
  • Frases de destaque: aqui você pode destacar seus diferenciais, como frete grátis ou parcelamento sem juros.
  • Snippets estruturados: você pode mostrar as marcas que você vende ou tipos de produtos.
  • Chamada: é possível, ao clicar no anúncio, fazer uma chamada para sua empresa.
  • Local: exibe suas lojas físicas, se houver.
  • Preço: você pode exibir preços ou faixas de preços de produtos ou categorias.
  • Promoção: aqui você pode exibir algum cupom de desconto ou desconto específico em alguma categoria ou peça. Uma estratégia legal é criar um cupom específico para quem vê seus anúncios no Google.

Quanto mais extensões você usar, melhor.

+ Carrinho abandonado no ecommerce: como reverter?

Campanhas de Google Shopping

As campanhas de Google Shopping exibem seus produtos cadastrados na Merchant Center. Nesse artigo você encontra o passo a passo para se cadastrar. Antes de criar sua campanha, é importante se atentar a alguns detalhes na hora de cadastrar seu produto:

Título do produto: use palavras-chave que facilitem a busca. Veja como seus concorrentes fazem.

Descrição: também utilize palavras-chave e seja o mais detalhado possível.

Categoria do produto: o Google Shopping possui diversas categorias de produtos e você deve encaixar as categorias do seu ecommerce de acordo com elas. Veja aqui a lista completa.

GTIN: esse é o código de barras. Se você trabalha com multimarcas ele é ainda mais importante, para que o Google faça o “match” com outros varejistas que também vendem o mesmo produto.

Marca: principalmente se você é uma multimarcas é importante constar esse atributo no cadastro.

Existem outros atributos que você encontra no artigo sobre Google Shopping, mas esses devem ter cuidado redobrado.

Lembrando que cada plataforma trabalha de formas diferentes com os atributos do Google Shopping, então vale consultá-la.

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