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Ferramentas carrinho abandonado: 15 melhores opções [2024]

Qual a melhor ferramenta para recuperação de carrinho no ecommerce? Conheça 12 opções.

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Carrinho abandonado é uma realidade em qualquer ecommerce. Seja por dúvidas na hora de realizar a compra ou por falta de confiança, muitas pessoas montam seus carrinhos e acabam deixando para depois.

Já falei aqui sobre estratégias para reverter esses carrinhos, mas hoje vou dar dica de 12 ferramentas que utilizo com meus clientes que ajudam e muito na retenção do cliente.

O que é carrinho abandonado?

O carrinho abandonado acontece quando o cliente coloca produtos no carrinho mas não finaliza a compra. Algumas pesquisas mostram que a taxa de abandono é de 82%, mas esse número pode chegar facilmente em 90%.

Principais motivos do carrinho abandonado

Segundo a pesquisa Ecommerce Trends, da Rock Content, os principais motivos para abandono de carrinho no ecommerce são:

  1. Frete caro
  2. Repensou a necessidade da compra (senso de urgência)
  3. Prazo de entrega alto
  4. Poucas opções de pagamento
  5. Queria apenas descobrir o valor do frete
  6. Insegurança
  7. Checkout confuso
  8. Exige a criação de conta
  9. Não tinha desconto

Como vimos, o principal motivo do carrinho abandonado é o frete muito caro. Por isso, ter estratégias de frete grátis é muito importante.

O segundo motivo para o abandono de carrinho é que o cliente repensou a compra – aqui, cabe uma estratégia de desconto, brinde ou frete grátis para reter esse cliente.

O terceiro motivo está relacionado à demora na entrega. O cliente, hoje, espera receber o produto em poucos dias – em alguns casos, em 1 dia útil. Por isso, é importante oferecer mais de uma opção de entrega.

Por fim, as pessoas relataram que não ter a opção de pagamento desejada as fizeram abandonar o site. Ofereça diferentes modalidades de pagamento e ainda parcelamento sem juros.

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O comportamento do cliente online é diferente do cliente em loja física. Ele espera mais descontos. Veja abaixo os principais motivos que levam um cliente a escolher uma loja online:

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+ Muitos carrinhos abandonados? Conheça minha consultoria exclusiva

Estratégias para reverter carrinho abandonado

  1. Tenha um checkout rápido: pedir muitos dados no cadastro só atrapalha. Só peça aquilo que é realmente necessário.
  2. Não exija senha: a criação de senha também atrapalha. A maioria das plataformas, como a Nuvemshop, já abandonaram essa prática. Se sua plataforma ainda não está adaptada, considere trocá-la.
  3. Mostre o custo do frete: mostrar as informações de frete só na etapa final, depois do cadastro, é um tiro no pé. Coloque um campo para cálculo de frete no carrinho.
  4. Mostre os descontos: outro problema muito comum é só mostrar o campo de cupom de desconto depois do cadastro. Permita que o cliente inclua eventuais cupons já no carrinho para que ela veja quanto vai pagar no final.
  5. Coloque um contador: uma estratégia interessante é colocar um contador no carrinho avisando que o estoque é limitado. Dessa forma, você induz o cliente a fechar a comprar logo.

Ferramentas para recuperar carrinho abandonado

Mesmo com as estratégias para reverter os carrinhos abandonados, é normal que eles aconteçam. Por isso, selecionei 13 ferramentas para você usar no seu ecommerce.

Cartstack

Essa é uma das melhores opções de ferramenta disponível atualmente. A Cartstack possui milhões de emails em sua base. Ou seja, não é preciso que o cliente deixe seu email. A promessa é de recuperar até 15% dos carrinhos.

Ainda é possível enviar emails de recuperação para quem não chegou até o carrinho e só visitou os produtos. É possível criar uma sequência de emails com prazo pré-determinado.

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Semelhante ao Cartstack, permite criar uma régua para recuperação de carrinhos e boletos. Integra com: Nuvemshop, Tray, VTEX, Wbuy, VNDA e outras.

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RD Station

O RD Station é uma das principais ferramentas de email marketing e automação de marketing do Brasil. Para criar automações de recuperação de carrinho é necessário possuir o Plano PRO ou superior.

Com ela, você pode criar uma automação para quem chegou à página do carrinho mas não até a página de finalização de compra. A vantagem dessa ferramenta é a grande quantidade de integrações com plataformas de ecommerce.

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Perfit

A Perfit é uma ferramenta de automação completa com o melhor custo/benefício dessa lista. É possível integrar com plataformas como: Nuvemshop, Vtex, Tray, Shopify e muitas outras.

Dá pra criar automações de recuperação de carrinho, de aniversário, cross-selling e up-selling e muito mais. O melhor é que existem templates para criar tudo isso. Além disso, existe a opção de usar as funcionalidades básicas totalmente grátis.

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Wati

O Wati serve para automatizar a comunicação pelo WhatsApp. É possível enviar notificações e recuperar carrinhos, tudo de forma oficial – ou seja, sua conta não corre o risco de ser banida pela Meta.

Atualmente ela integra com Shopify e Woocommerce.

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Jivochat

Oferecer atendimento em tempo real é uma das estratégias para evitar que o cliente vá embora. Muitos sites utilizam o WhatsApp, mas existe uma ferramenta muito útil que é o Jivochat.

Com ele, você pode criar gatilhos para acionar o chat com respostas pré-prontas. Dessa forma, você já redireciona o cliente para o atendimento correto.

Snapbot

O Snapbot tem uma proposta bem simples: recuperar carrinhos através do WhatsApp. A ferramenta promete recuperação de até 35% de carinhos.

Integra com as principais plataformas, como Tray, Loja Integrada, Vtex, Linx e Shopify.

Active Campaign

Principal concorrente do RD, é uma poderosa ferramenta de automação de marketing que possibilita a criação de diferentes fluxos, como recuperação de carrinho, reengajamento, pós-compra, entre outros. Além do email, é possível enviar SMS.

Por enquanto, é possível integrar com Woocommerce, Vtex, Shopify e Magento.

Dinamize

Outra ferramenta de automação de marketing, permite a criação de fluxos avançados, como recuperação de carrinho, recomendação de produtos, pós-compra e outros.

É a ferramenta que integra com o maior número de plataformas atualmente: Nuvemshop, Bagy, Loja Integrada, F1 Commerce, Magazord, Linx, Jet, Moovin, Wbuy, Woocommerce, VNDA, Shopify, Irroba, Tray, Magento e VTEX.

Venda Válida

Ferramenta ideal para recuperar carrinhos e boletos. Ela permite enviar email, SMS e faz ligações automatizadas de lembretes. Dá para criar cupons específicos para a recuperação. Integra com diferentes plataformas, como Nuvemshop, Tray, Woocommerce, Shopify, VTEX e outras.

+ Métricas no ecommerce: como e quais medir

CRM&Bonus

É uma ferramenta completa para retenção e recuperação de clientes. É possível criar estratégias para WhatsApp, SMS, webpush e pop-ups. Além disso, existe a possibilidade de segmentar as campanhas de acordo com o comportamento do cliente.

Integra com as principais plataformas, como Tray, Nuvemshop, Vtex e Loja Integrada.

Linx Impulse

A Linx Impulse não só recupera carrinhos como também engaja o cliente dentro do próprio site, através de vitrines personalizadas, que mostram o produto certo para a pessoa certa.

A recuperação de carrinho acontece de forma multicanal, desde o email até o web push.

Smarthint

A Smarthint permite a recuperação de carrinho através de pop-ups (overlays), que retém o cliente após um período de inatividade ou intenção de saída.

Os pop-ups mostram os produtos visualizados e outros semelhantes e é possível oferecer um cupom de desconto para que o cliente finalize a compra.

Ainda é possível criar vitrines de recomendação e melhorar a busca da loja oferecendo produtos personalizados de acordo com a navegação.

Um diferencial da Smarthint é oferecer um único plano com todas as ferramentas, sem fidelidade.

Pushnews

O push ainda não é tão utilizado pela maioria dos ecommerces, mas é o tipo de ferramenta de comunicação muito interessante e que apresenta altas taxas de abertura. Basicamente, o usuário autoriza pelo navegador e recebe notificações pelo desktop ou celular.

O Pushnews permite não só enviar essas notificações como criar automações específicas para recuperação de carrinho como também reengajar aqueles clientes que não compra há um tempo.

O lado negativo é que não possui tantas integrações com plataformas.

Google Ads

O Google permite criar campanhas específicas de remarketing focadas em recuperação de carrinho. Para isso, é preciso ter as tags do Google Ads e Google Analytics instaladas no seu ecommerce, de acordo com as orientações da sua plataforma.

O custo dessas campanhas costuma ser mais baixo do que outras já que o público conhece sua loja.

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Facebook Ads

Da mesma forma que o Google, o Facebook também permite criar campanhas focadas em quem abandonou o carrinho. Inclusive, já existe um público pronto para isso, bastando criar a campanha.

Você pode mostrar os produtos já visualizados ou criar uma campanha com um cupom de desconto, por exemplo.

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