Carrinho abandonado é uma realidade em qualquer ecommerce. Seja por dúvidas na hora de realizar a compra ou por falta de confiança, muitas pessoas montam seus carrinhos e acabam deixando para depois.
Já falei aqui sobre estratégias para reverter esses carrinhos, mas hoje vou dar dica de 12 ferramentas que utilizo com meus clientes que ajudam e muito na retenção do cliente.
O que é carrinho abandonado?
O carrinho abandonado acontece quando o cliente coloca produtos no carrinho mas não finaliza a compra. Algumas pesquisas mostram que a taxa de abandono é de 82%, mas esse número pode chegar facilmente em 90%.
Principais motivos do carrinho abandonado
Segundo a pesquisa Ecommerce Trends, da Rock Content, os principais motivos para abandono de carrinho no ecommerce são:
- Frete caro
- Repensou a necessidade da compra (senso de urgência)
- Prazo de entrega alto
- Poucas opções de pagamento
- Queria apenas descobrir o valor do frete
- Insegurança
- Checkout confuso
- Exige a criação de conta
- Não tinha desconto
Como vimos, o principal motivo do carrinho abandonado é o frete muito caro. Por isso, ter estratégias de frete grátis é muito importante.
O segundo motivo para o abandono de carrinho é que o cliente repensou a compra – aqui, cabe uma estratégia de desconto, brinde ou frete grátis para reter esse cliente.
O terceiro motivo está relacionado à demora na entrega. O cliente, hoje, espera receber o produto em poucos dias – em alguns casos, em 1 dia útil. Por isso, é importante oferecer mais de uma opção de entrega.
Por fim, as pessoas relataram que não ter a opção de pagamento desejada as fizeram abandonar o site. Ofereça diferentes modalidades de pagamento e ainda parcelamento sem juros.
O comportamento do cliente online é diferente do cliente em loja física. Ele espera mais descontos. Veja abaixo os principais motivos que levam um cliente a escolher uma loja online:
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Estratégias para reverter carrinho abandonado
- Tenha um checkout rápido: pedir muitos dados no cadastro só atrapalha. Só peça aquilo que é realmente necessário.
- Não exija senha: a criação de senha também atrapalha. A maioria das plataformas, como a Nuvemshop, já abandonaram essa prática. Se sua plataforma ainda não está adaptada, considere trocá-la.
- Mostre o custo do frete: mostrar as informações de frete só na etapa final, depois do cadastro, é um tiro no pé. Coloque um campo para cálculo de frete no carrinho.
- Mostre os descontos: outro problema muito comum é só mostrar o campo de cupom de desconto depois do cadastro. Permita que o cliente inclua eventuais cupons já no carrinho para que ela veja quanto vai pagar no final.
- Coloque um contador: uma estratégia interessante é colocar um contador no carrinho avisando que o estoque é limitado. Dessa forma, você induz o cliente a fechar a comprar logo.
Ferramentas para recuperar carrinho abandonado
Mesmo com as estratégias para reverter os carrinhos abandonados, é normal que eles aconteçam. Por isso, selecionei 13 ferramentas para você usar no seu ecommerce.
Cartstack
Essa é uma das melhores opções de ferramenta disponível atualmente. A Cartstack possui milhões de emails em sua base. Ou seja, não é preciso que o cliente deixe seu email. A promessa é de recuperar até 15% dos carrinhos.
Ainda é possível enviar emails de recuperação para quem não chegou até o carrinho e só visitou os produtos. É possível criar uma sequência de emails com prazo pré-determinado.
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Enviou
Semelhante ao Cartstack, permite criar uma régua para recuperação de carrinhos e boletos. Integra com: Nuvemshop, Tray, VTEX, Wbuy, VNDA e outras.
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RD Station
O RD Station é uma das principais ferramentas de email marketing e automação de marketing do Brasil. Para criar automações de recuperação de carrinho é necessário possuir o Plano PRO ou superior.
Com ela, você pode criar uma automação para quem chegou à página do carrinho mas não até a página de finalização de compra. A vantagem dessa ferramenta é a grande quantidade de integrações com plataformas de ecommerce.
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Perfit
A Perfit é uma ferramenta de automação completa com o melhor custo/benefício dessa lista. É possível integrar com plataformas como: Nuvemshop, Vtex, Tray, Shopify e muitas outras.
Dá pra criar automações de recuperação de carrinho, de aniversário, cross-selling e up-selling e muito mais. O melhor é que existem templates para criar tudo isso. Além disso, existe a opção de usar as funcionalidades básicas totalmente grátis.
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Wati
O Wati serve para automatizar a comunicação pelo WhatsApp. É possível enviar notificações e recuperar carrinhos, tudo de forma oficial – ou seja, sua conta não corre o risco de ser banida pela Meta.
Atualmente ela integra com Shopify e Woocommerce.
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Jivochat
Oferecer atendimento em tempo real é uma das estratégias para evitar que o cliente vá embora. Muitos sites utilizam o WhatsApp, mas existe uma ferramenta muito útil que é o Jivochat.
Com ele, você pode criar gatilhos para acionar o chat com respostas pré-prontas. Dessa forma, você já redireciona o cliente para o atendimento correto.
Snapbot
O Snapbot tem uma proposta bem simples: recuperar carrinhos através do WhatsApp. A ferramenta promete recuperação de até 35% de carinhos.
Integra com as principais plataformas, como Tray, Loja Integrada, Vtex, Linx e Shopify.
Active Campaign
Principal concorrente do RD, é uma poderosa ferramenta de automação de marketing que possibilita a criação de diferentes fluxos, como recuperação de carrinho, reengajamento, pós-compra, entre outros. Além do email, é possível enviar SMS.
Por enquanto, é possível integrar com Woocommerce, Vtex, Shopify e Magento.
Dinamize
Outra ferramenta de automação de marketing, permite a criação de fluxos avançados, como recuperação de carrinho, recomendação de produtos, pós-compra e outros.
É a ferramenta que integra com o maior número de plataformas atualmente: Nuvemshop, Bagy, Loja Integrada, F1 Commerce, Magazord, Linx, Jet, Moovin, Wbuy, Woocommerce, VNDA, Shopify, Irroba, Tray, Magento e VTEX.
Venda Válida
Ferramenta ideal para recuperar carrinhos e boletos. Ela permite enviar email, SMS e faz ligações automatizadas de lembretes. Dá para criar cupons específicos para a recuperação. Integra com diferentes plataformas, como Nuvemshop, Tray, Woocommerce, Shopify, VTEX e outras.
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CRM&Bonus
É uma ferramenta completa para retenção e recuperação de clientes. É possível criar estratégias para WhatsApp, SMS, webpush e pop-ups. Além disso, existe a possibilidade de segmentar as campanhas de acordo com o comportamento do cliente.
Integra com as principais plataformas, como Tray, Nuvemshop, Vtex e Loja Integrada.
Linx Impulse
A Linx Impulse não só recupera carrinhos como também engaja o cliente dentro do próprio site, através de vitrines personalizadas, que mostram o produto certo para a pessoa certa.
A recuperação de carrinho acontece de forma multicanal, desde o email até o web push.
Smarthint
A Smarthint permite a recuperação de carrinho através de pop-ups (overlays), que retém o cliente após um período de inatividade ou intenção de saída.
Os pop-ups mostram os produtos visualizados e outros semelhantes e é possível oferecer um cupom de desconto para que o cliente finalize a compra.
Ainda é possível criar vitrines de recomendação e melhorar a busca da loja oferecendo produtos personalizados de acordo com a navegação.
Um diferencial da Smarthint é oferecer um único plano com todas as ferramentas, sem fidelidade.
Pushnews
O push ainda não é tão utilizado pela maioria dos ecommerces, mas é o tipo de ferramenta de comunicação muito interessante e que apresenta altas taxas de abertura. Basicamente, o usuário autoriza pelo navegador e recebe notificações pelo desktop ou celular.
O Pushnews permite não só enviar essas notificações como criar automações específicas para recuperação de carrinho como também reengajar aqueles clientes que não compra há um tempo.
O lado negativo é que não possui tantas integrações com plataformas.
Google Ads
O Google permite criar campanhas específicas de remarketing focadas em recuperação de carrinho. Para isso, é preciso ter as tags do Google Ads e Google Analytics instaladas no seu ecommerce, de acordo com as orientações da sua plataforma.
O custo dessas campanhas costuma ser mais baixo do que outras já que o público conhece sua loja.
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Facebook Ads
Da mesma forma que o Google, o Facebook também permite criar campanhas focadas em quem abandonou o carrinho. Inclusive, já existe um público pronto para isso, bastando criar a campanha.
Você pode mostrar os produtos já visualizados ou criar uma campanha com um cupom de desconto, por exemplo.