Você provavelmente já fez alguma compra online com frete grátis, seja em uma grande loja ou até mesmo em uma pequena. Esse é um dos principais atrativos na hora de conquistar o comprador.
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Porém, quando se trata do seu próprio ecommerce, você pode pensar: como oferecer esse atrativo sem sair no prejuízo? Existem estratégias para você oferecer esse benefício de forma lucrativa. Vamos ver?
Por que oferecer frete grátis no ecommerce?
Oferecer frete grátis no ecommerce estimula o cliente a comprar – e a levar mais na mesma compra.
A pesquisa E-commerce Trends, da Opinion Box, apontou que 79% dos entrevistados são influenciados por promoções de frete grátis na hora de comprar online. Esse número supera os que disseram que compram por causa de uma promoção (70%).
Outra pesquisa, dessa vez da Moonsend, aponta que o frete alto é responsável por 60% dos carrinhos abandonados. Muito, não?
Como vemos, o frete grátis é um dos principais atrativos na hora de comprar online. As pessoas já esperam que esse benefício exista.
Acho que eu já consegui te convencer de que o frete grátis é importante para elevar sua taxa de conversão. Mas aí vem a dúvida: como oferecer frete grátis sem prejudicar sua margem?
Como calcular o frete grátis
Existem algumas questões que precisamos responder antes de definir qual será a política de frete grátis da sua loja.
Qual o custo médio por envio?
A primeira pergunta que você precisa responder é: qual custa, na média, para enviar uma encomenda? Esse valor pode variar muito. Então, você pode calcular por região ou mesmo por Estado.
Qual seu ticket médio?
Saber seu ticket médio é crucial para calcular o frete. Se o seu ticket médio é de R$ 150, você pode começar oferecendo frete grátis a partir de R$ 179, por exemplo, estimulando o cliente a comprar mais.
Esse valor também precisa levar em conta os preços dos seus produtos. Se o seu produto mais barato custa R$ 200, não adianta oferecer frete grátis de R$ 300.
Pesquisa sua concorrência
Nada melhor do que espiar os concorrentes e ver o que eles estão fazendo. Afinal, seu cliente também vai fazer isso. Nem sempre você vai conseguir igualar ou bater o frete grátis de outras lojas, mas pode te dar um parâmetro de qual é o valor médio que o mercado oferece.
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Estratégias de frete grátis no ecommerce
Crie um frete fixo
Essa é uma das estratégias que eu mais gosto. Você define um custo fixo de frete para que o cliente pague em compras acima de um determinado valor – ou mesmo para qualquer compra. E aí você arca somente com o restante.
Digamos que seu custo médio por envio é de R$ 20. Dessa forma, o cliente paga R$ 10 e você paga R$ 10, por exemplo.
Frete grátis por região
Outra estratégia que eu sempre recomendo. Se o seu estoque fica na cidade de São Paulo, certamente o custo de envio para a mesma cidade vai ser menor do que para outras regiões.
Em geral, recomendo oferecer um frete grátis mais baixo para a cidade onde está seu centro logístico e um valor mais alto para outras regiões. Você pode definir um valor para o Estado todo ou dividir por regiões (Sul, Sudeste etc.).
Frete grátis para compras acima de um determinado valor
Esse é o tipo de campanha de frete grátis mais comum no ecommerce. Você define um ticket médio para todo o ecommerce e oferece essa vantagem.
Sabendo seu ticket médio e o custo médio por envio, você
Incorporar o custo do frete no preço do produto
E se você cobrasse um pouco mais caro pelo seu produto mas embutisse o valor do frete nele? Em geral, o custo do frete em um ecommerce corresponde a 10% do faturamento. Dessa forma, você aumentaria o preço do seu produto em 10%.
É uma estratégia arriscada, porque seu produto pode ficar mais caro do que os concorrentes, especialmente se seu cliente for levar mais de um.
Por outro lado, se o custo final para o cliente for um pouco maior do que a concorrência, pode valer a pena.
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Faça campanhas de frete grátis
Em alguns casos, oferecer o frete grátis com ticket mais baixo o tempo todo é inviável – principalmente quando a margem é apertada. Por isso, considere oferecer esse benefício em algumas campanhas sazonais, como Semana do Consumidor ou Black Friday. Ou ainda, você pode fazer campanhas de frete grátis mais agressivas em épocas de baixa demanda.
Oferece o frete grátis para carrinhos abandonados
Ainda que seja melhor oferecer o frete grátis quando o cliente entra na sua loja, muitas vezes não é possível fazer isso em larga escala. Então, você pode oferecer apenas para quem abandonou o carrinho – seja através de email de recuperação ou remarketing no Google ou Facebook.
Mas tenha em mente que essa estratégia por aumentar seu CAC – custo de aquisição de clientes.
Tenha mais de um método de envio
Essa dica é crucial para diminuir seus custos com frete. Vejo muitos ecommerces que trabalham apenas com os Correios. Ainda que seja uma excelente forma de envio, principalmente por cobrir todo o país, nem sempre é a mais vantajosa.
Trabalhar com transportadoras, especialmente nos grandes centros, pode ser mais barato. Sempre indico o uso do Melhor Envio para facilitar a integração com outras formas de envio – e ainda ganhar desconto nos envios.
Teste sempre!
Infelizmente não existe uma fórmula mágica que funciona para todos os ecommerces o tempo todo. O mercado muda a todo instante, então é sempre necessário testar o que funciona melhor para sua loja.
Algumas estratégias podem funcionar sempre, enquanto que outras acabam ficando obsoletas.
+ Como aumentar a taxa de conversão no ecommerce? 10 estratégias que funcionam
Como estimular o cliente a comprar mais – aumentando seu ticket médio
Para possibilitar o frete grátis, muitas vezes é necessário fazer seu cliente gastar mais, elevando o ticket médio. Existem algumas estratégias que podem ser criadas.
Crie um aviso de quanto falta para o frete grátis
Mostrar para seu cliente quanto falta para ele ganhar o frete grátis é uma estratégia um tanto óbvia, mas, infelizmente, nem sempre utilizada.
Mostre de forma clara, em lugar de destaque no seu site. Alguns sites exibem esse aviso no cabeçalho. Outros, apenas no carrinho.
Implemente o “compre junto”
Essa estratégia visa oferecer para o cliente produtos que são comprados em conjunto. Por exemplo: jeans e camiseta. Ou: sapato e meia. Você pode oferecer um desconto caso o cliente compre todos os produtos de uma vez.
O compre junto pode ser habilitado na sua plataforma de ecommerce – a maioria já oferece o recurso de forma nativa. Em alguns casos, será necessário associar um produto ao outro. Em outros, isso é feito de forma automática.
Crie kits de produtos
Diferente do “compre junto”, os kits são oferecidos como um único produto – inclusive, possuem SKU próprio. Novamente, você pode juntar produtos que são comumente comprados em duplas ou trios.
Ofereça brindes – “compre e ganhe”
Oferecer brindes é uma forma de aumentar o ticket médio e aumentar o desejo do cliente na compra. Você pode comprar ou criar produtos específicos para brinde ou dar de brinde algum produto que você vende na loja.
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Perguntas frequentes sobre frete grátis no ecommerce
Vale a pena oferecer grátis no ecommerce?
Vale muito a pena oferecer frete grátis, já que esse é a principal vantagem esperada pelo consumidor digital. No entanto, é importante fazer cálculos para que sua loja não saia no prejuízo.
Como oferecer frete grátis?
Calcule o custo médio para cada envio da sua loja e defina um ticket médio para que o cliente ganhe o frete. Vale a pena trabalhar com faixas de valores diferentes de acordo com a região do cliente.
Como ter frete barato no ecommerce?
Para ter frete barato na sua loja, utilize um hub de envios como o Melhor Envio, que possui parceria com diferentes transportadoras e consegue oferecer envios até 50% mais baratos.